sábado, 15 de setembro de 2018

Haddad/Lula sobem mais rápido que o espera



Prefeito que disse votar em Mendonça volta atrás e apoia Frente Popular


Do Blog de Edmar Lira
Terceiro colocado nas pesquisas, o ex-ministro da Educação de Michel Temer, Mendonça Filho, alardeava aos quatro cantos o apoio de mais de 40 prefeitos da Frente Popular, que votavam em Paulo Câmara mas também na sua candidatura ao Senado. Um desses prefeitos era Evandro Valadares, de São José do Egito. Hoje o prefeito apareceu ao lado do governador Paulo Câmara e dos candidatos ao Senado da Frente Popular Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa. O movimento não é um ato isolado, os prefeitos estão observando o crescimento das três candidaturas e estão tirando o pé no apoio a Mendonça, ora pela perspectiva de vitória da chapa completa do PSB, ora pela situação de votar no ministro mais alinhado com Michel Temer em Pernambuco, que manteve o sucessor no governo federal e continua dando as cartas no MEC.

Carreata da Frente Popular leva multidão às ruas de Santa Terezinha

Dando prosseguimento à sua extensa agenda de compromissos no Sertão do Pajeú, o governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) conduziu uma das maiores carreatas de Santa Terezinha. Com cerca de 500 motos e 300 carros, a comitiva da Frente Popular percorreu cerca de cinco quilômetros dentro da cidade, levando milhares de pessoas às ruas para cumprimentar o socialista. Paulo encerrou o percurso com um comício ao lado do prefeito Vaninho (PR), do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e do deputado estadual Rogério Leão (PR), além de prefeitos e lideranças da região. 

Por todas as ruas por onde passou, Paulo recebeu a manifestação de carinho da população, que entoava o grito “É Paulo de novo”. Animado com a receptividade, o governador garantiu que vai continuar trabalhando firme para promover os avanços que Pernambuco precisa. “Quero dizer também que nós temos muito compromisso com as cidades, ajudando os prefeitos, as prefeitas, melhorar a qualidade de vida das cidades, por isso que a gente foi incansável nos últimos anos, na questão da água, da educação, da segurança. Temos compromisso com Pernambuco e temos lado: o de Miguel Arraes, de Eduardo Campos e o do Presidente Lula e Haddad. A gente não pode deixar que esse lado de lá da oposição, que está com Temer, queira fazer em Pernambuco o mesmo que fez no Brasil”, afirmou Paulo.

O prefeito Vaninho destacou que Paulo, além de ter feito uma boa administração, sempre foi um gestor aberto ao diálogo com os municípios. “Pode contar com a gente. Sei as dificuldades que você enfrentou e não baixou a cabeça para os obstáculos. Pernambuco tem saúde, segurança e continua de pé. Você manteve a casa arrumada no primeiro mandato e as pesquisas já apontam a vitória esmagadora no primeiro turno”, pontuou. 

Após o ato, Paulo também se reuniu com o ex-prefeito Aderval Ferreira (PSB), que reafirmou o compromisso com a Frente Popular. “Paulo é do meu partido e voto na chapa fechada. Votei em Arraes, em Eduardo e hoje voto em Paulo. Ele foi um bom governador e vai continuar sendo. Ele tem feito o mais importante: barragens, estradas, muitas coisas que têm mudado a vida das pessoas aqui e na Capital”, frisou.

Onda Azul leva milhares de pessoas ao Centro de Petrolina

Milhares de pessoas participaram da Caminhada da Mudança, promovida pela Coligação Pernambuco Vai Mudar, neste sábado (15), pelas principais ruas de Petrolina, no Sertão do São Francisco. O candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), acompanhado dos candidatos ao Senado, Bruno Araújo e Mendonça Filho, foi recebido com festa pelos petrolinenses. Mais de cinco mil pessoas participaram da caminhada, que se estendeu por mais de três quilômetros.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), os candidatos a deputado Fernando Filho (federal) e Antônio Coelho (estadual), ambos do DEM, vereadores e lideranças locais caminharam ao lado Armando, mostrando que Petrolina já escolheu o caminho da mudança. "A partir de agora é votar com a certeza de que Pernambuco vai mudar. O Sertão precisa eleger Armando governador para que a mudança aconteça. Eu só peço de Armando o comprometimento com o povo sertanejo, diferente desse governador que está aí, que esqueceu do Sertão", disse o prefeito de Petrolina.

Armando prometeu se empenhar para mudar o Sertão. "Esse é um momento fantástico pela dimensão, pela energia, pela alegria. Nós estamos sentindo a campanha crescendo. Nós não vamos dormir até o dia das eleições. Temos um compromisso com o povo de Pernambuco, o sentimento de mudança está nas ruas e iremos fazer um governo olhando para as pessoas. Vamos enfrentar os problemas da segurança, da saúde, do desemprego. Um governo eficiente voltando para as pessoas que mais necessitam", afirmou em discurso.

Armando criticou ainda o atual governador, que não cumpriu diversas promessas feitas no Sertão. "Ele prometeu construir quatro hospitais, inclusive um aqui em Petrolina, o Hospital da Mulher, e não fez nenhum. Não vamos viver de promessas. Vamos reestabelecer o controle da segurança e construir um Pernambuco mais forte", finalizou.

Agendados candidatos a governador de PE neste final de semana

Armando Monteiro (PTB)

Sábado
9h - Grande caminhada no comércio de Petrolina
17h -  Caminhada em Águas Compridas, com vereadores de Olinda

Domingo
10h - Carreata Jordão - Ibura
14h - Ato Político com Isabel Urquiza, em Olinda


Paulo Câmara (PSB)

Brejinho
8h - Carreata com a prefeita Tânia Maria 
Local: Concentração na Vila Mariana (entrada da cidade)
Itapetim
9h30 - Carreata com o prefeito Adelmo Moura 
Local: Concentração em frente ao Ginásio Miguel Arraes 
São José do Egito
11h30 - Prosa Política com o prefeito Evandro Valadares 
Local: Loja Maçônica Esplendor do Pajeú (atrás do Ginásio de Esportes) 
12h30 - Entrevista à Rádio Gazeta FM 
Local: Rua João Pessoa, 57 - Centro 
Santa Terezinha
15h - Carreata com o prefeito Vaninho  
Local: Fazenda de Vaninho (Baixa de Fava)
16h - Visita ao ex-prefeito Adeval 
Local: Chácara São Luís - Rua Tibúrcio Neto, 40 
Afogados da Ingazeira
17h - Prosa Política com o prefeito José Patriota  
Local: Ao lado da Praça Pe. Carlos Cottart (próximo à Prefeitura)
Tabira
19h - Caminhada da Frente Popular 
Local: Trevo da entrada da cidade 

Domingo
Manhã – Atos em Bonança e no Cabo de Santo Agostinho

Maurício Rands (PROS)

Sábado
8h - Visita às feiras em Moreno e Jaboatão dos Guararapes
10h - Encontro com Maurício Rands – reunião com militantes (Boa Vista)

Domingo
9h - Reunião no Alto do Brasil
16h - Reunião com líderes

Julio Lossio (REDE)

Sábado
9h – Inauguração do Comitê de Paulista-PE
12h – Caminhada em Jaboatão, com lideranças locais

Domingo
Manhã – Gravação para as redes sociais
Tarde – Caminhada em São Caetano

Dani Portela (PSOL)

Sábado
9h - Caminhada em Surubim com o candidato a deputado Federal Edier Sabino
14h - Participação no Encontro de Mulheres Negras de Pernambuco 
20h - Reunião de coordenação de campanha

Domingo
Não encaminhou a agenda 


Já quase meio dono do Nordeste, Haddad explora na TV


Em alta na região, Haddad vai explorar elo de Lula com o Nordeste na TV
Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo
Impulsionado no novo Datafolha por seu crescimento no Nordeste, Fernando Haddad (PT) usará o horário eleitoral para falar à região.
O filme, de conteúdo emocional, deve ir ao ar neste sábado (15). A peça aborda a relação de Lula com o povo e os feitos dele no território.
“As marcas de Lula estão por todo o país, mas elas são mais fortes no Nordeste”, diz o herdeiro do petista. Motivo do investimento: só metade dos nordestinos identificam Haddad como o indicado do ex-presidente.
Na comparação com o Datafolha anterior, Haddad despontou sete pontos percentuais na região –o maior crescimento entre todas: de 13% para 20%. Nas demais, oscilou positivamente, mas dentro da margem de erro.
Na última sondagem do Datafolha em que apareceu, Lula foi mencionado como o candidato preferido de 59% dos nordestinos. Por isso o esforço do PT em ampliar, na região, a transferência dos votos do ex-presidente para seu escolhido.

O arrependimento tardio do PSDB

Se arrependimento matasse, não haveria cemitério para tantos tucanos
Bernardo Mello Franco – O Globo

Se arrependimento matasse, não haveria cemitério para tantos tucanos. Às vésperas da eleição, o PSDB lamenta suas escolhas nos últimos quatro anos. “Nosso grande erro foi ter entrado no governo Temer. Fomos engolidos pela tentação do poder”, resume o senador Tasso Jereissati.
Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o tucano enumerou “erros memoráveis” do partido. Todos cometidos a partir da reeleição de Dilma Rousseff, em 2014. “O primeiro foi questionar o resultado eleitoral. Começou no dia seguinte”, lembrou Tasso. Além de pedir a recontagem dos votos, o PSDB tentou barrar a posse da adversária no tapetão judicial.
“O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT”, prosseguiu o senador. Referia-se à aliança com Eduardo Cunha para sabotar o governo Dilma. Os tucanos ajudaram a sepultar o fator previdenciário, criado na gestão FH para reduzir o déficit da Previdência.
“Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Aécio”, concluiu Tasso. Foi uma forma elegante de citar as denúncias contra o senador mineiro, gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Aécio foi salvo da degola pela ministra Cármen Lúcia, que deixou ontem a presidência do Supremo.
Na sabatina do GLOBO, Geraldo Alckmin desconversou sobre a autocrítica de Tasso. “O PSDB não tem nada a ver com esse governo”, disse. Conversa fiada, porque o partido chegou a ter cinco ministros no gabinete de Michel Temer. Um deles era Alexandre de Moraes, que foi seu secretário em São Paulo.
O remorso dos tucanos não é gratuito. Antes de embarcar no “grande acordo nacional”, o PSDB liderava as pesquisas para a eleição de 2018. Hoje seu candidato tem apenas 9% das intenções de voto.

Collor desiste de disputar o governo de Alagoas

Ex-presidente alegou falta de reciprocidade de aliados
João Pedro Pitombo – Folha de S.Paulo

O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC) anunciou nesta sexta-feira (14) a sua desistência da disputa pelo governo de Alagoas. Ele era o principal nome da oposição ao governador Renan Filho (MDB), que concorre à reeleição. Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, Collor alegou falta de reciprocidade dos aliados para justificar a sua decisão.
“Todos sabem o meu destemor. Cumpro minha palavra, mas peço reciprocidade. Na ausência dela perde sentido a missão a mim atribuída. Sem unidade, perde a candidatura o seu significado de existência”, afirmou.
Collor entrou na disputa pelo governo de Alagoas amparado por uma coligação com oito partidos, incluindo as principais siglas da oposição, como PSDB, PP, DEM e PSB. Contudo, a impopularidade do ex-presidente —rejeição de 50%, segundo pesquisa Ibope divulgada em agosto— fez com que grande parte dos candidatos a deputado da coligação buscassem não se associar à candidatura de Collor.
Um dos candidatos a senador da chapa, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), fazia campanha de forma independente e não subia no mesmo palanque que o ex-presidente.
“Não vou fazer uma campanha ao lado de pessoas que para mim deveriam estar na cadeia”, disse Cunha à Folha há duas semanas.
Presidente do Brasil entre 1990 e 1992, quando deixou o cargo após ser alvo de um processo de impeachment, Collor disputava o governo de Alagoas pela terceira vez. Ancorado numa campanha de perfil populista, ele buscou reeditar sua marca de “pai dos pés-descalços e descamisados”, colocando-se como um candidato sensível às demandas população mais pobre. Com a desistência de Collor, a coligação deve buscar um novo candidato para encabeçar o palanque da oposição. O nome mais cotado é o do vereador em Maceió Eduardo Canuto (PSDB). 

No Jornal Nacional: Haddad sofreu 62 Interrupções Alckmim 17

Revista Fórum- O ex-prefeito Fernando Haddad, candidato do PT à presidência, foi entrevistado nesta sexta-feira (14) pelos jornalistas do 'Jornal Nacional', da Globo. Apesar de suas respostas incisivas, o petista foi o candidato que mais sofreu interrupções entre todos os candidatos entrevistados por William Bonner e Renata Vasconcellos.

Ao todo, Haddad sofreu 62 interrupções dos jornalistas. Mais que o triplo de interrupções sofridas por Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano teve sua resposta cortada pelos apresentadores 17 vezes mais que o triplo de interrupções sofridas por Geraldo Alckmin (PSDB), que foi cortado 17 vezes; Jair Bolsonaro (PSL) foi o segundo mais interrompido: 36 vezes

Datafolha: 32 % votarão com certeza no candidato de Lula que é Haddad

247 – O dado mais relevante da pesquisa Datafolha foi divulgado neste sábado e traz uma boa notícia para o candidato Fernando Haddad: nada menos que 32% dos eleitores votarão com certeza no "candidato indicado por Lula". Além disso, outros 16% podem vir a votar. Isso significa que o piso de Fernando Haddad, em quem Lula declara seu apoio, é de 32%, enquanto seu potencial de votos, de 48%, seria suficiente até para uma vitória em primeiro turno. Em vídeo, Lula pede "de coração" que todos que votariam nele votem em Haddad, que tem o desafio de se tornar mais conhecido na reta final da campanha.

Bonner tentou debochar de Haddad e foi derrotado

Por Ricardo Miranda, em seu blog– Não sei qual é o Brasil que William Bonner quer ver, mas certamente não é um em que Fernando Haddad possa responder às suas perguntas. A última da série de entrevistas com presidenciáveis feitas pelo Jornal Nacional (Assista aqui) – abrindo o telejornal e antes que fosse mostrada a pesquisa Datafolha que confirmou o candidato do PT em forte ascensão, já empatado em segundo lugar com Ciro Gomes (mais que triplicando suas intenções de voto de 4% em 22/08 para 13% em 14/09) -, teve jeito de interrogatório. Pior. Dos 27 minutos de entrevista – assisti diversas vezes para cronometrar -, 16 minutos foram com perguntas e interrupções de William e Renata Vasconcellos, sua parceira de palco. 16 minutos! Ou seja, Haddad teve 11 minutos. Em outras palavras, as perguntas e interrupções tomaram 60% do tempo. William Bonner fez 53 interrupções. Renata outras 19. Em diversos momentos falaram ao mesmo tempo que o candidato, impedindo seu raciocínio.

Mas não eram só perguntas. Bonner e sua coadjuvante de bancada no JN fizeram ilações, deram opiniões, citaram números contestáveis, ocuparam o tempo que podiam. Sempre com ar de deboche e colocando-se como porta-voz da verdade, Bonner indignou-se quando, quase perdendo a paciência, Haddad tentou diferenciar denunciado de réu, citando as Organizações Globo e, por exemplo, seus problemas com a Receita Federal.

Gilmar solta Beto Richa


O ministro Gilmar Mendes mandou soltar, hoje, o ex-governador do Paraná Beto Richa, alvo da Operação Radiopatrulha, que mira supostas propinas em contratos de manutenção de estradas rurais no interior do estado. O tucano estava em cárcere temporário (prazo de cinco dias prorrogáveis) desde terça, 11, e teve a prisão convertida em preventiva (tempo indeterminado) na noite de hoje.

Há um efeito Lula em franco e ligeiro movimento

Cresce chance de Haddad chegar ao 2º turno, mostra Datafolha
Instituto capta arrancada devido ao "efeito Lula"
Blog do Kennedy

O Datafolha mostrou uma arrancada do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. Entre 21 de agosto e hoje, ele cresceu nove pontos percentuais, saindo de 4% para 13% no atual levantamento.
Se considerarmos que o petista subiu quatro pontos percentuais de segunda para cá, passando de 9% para 13%, dá para dizer que está em marcha um processo de transferência de votos de Lula para Haddad que tem potencial de levar o ex-prefeito para o segundo turno. Ou seja, há um efeito Lula em franco e ligeiro movimento.
A pesquisa Datafolha de hoje é boa para Jair Bolsonaro (PSL), que oscila positivamente dois pontos percentuais e chega aos 26% medidos pelo Ibope. Entre 22 de agosto e hoje, Bolsonaro subiu quatro pontos. O atentado teve efeito eleitoral positivo, mas insuficiente para uma vitória no primeiro turno, como familiares e aliados chegaram a sugerir.
Ciro Gomes (PDT) fica parado em 13%. Ficou mais difícil para o pedetista, mas ele ainda está no páreo.
Geraldo Alckmin (PSDB) está em situação pior do que Ciro. Com 9%, oscilação negativa de um ponto percentual em relação à última pesquisa, terá dificuldade para crescer na reta final e garantir vaga na segunda fase. Marina Silva, que caiu de 11% para 8%, vai saindo do jogo, indica a pesquisa Datafolha de hoje.

Mais um pacote de más notícias para Alckmin

Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo
O clima no QG de Geraldo Alckmin (PSDB) está pesado.

Aliados esperavam que o candidato oscilasse ao menos um ponto para cima, mas o Datafolha mostrou o inverso: de 10% passou para 9%.
O temor no tucanato cresceu porque, além de Alckmin estar patinando nas pesquisas, Haddad subiu sem desmontar Ciro, só em cima de votos que estavam com Marina Silva (Rede).
Tudo ou nada -  O pacote de más notícias reforçou a determinação dos políticos que estão na cabeça da coligação do PSDB de não mais poupar Bolsonaro –mesmo na situação em que ele está, internado no hospital.

Se a canoa não virar

Marisa Gibson, na coluna DIARIO POLÌTICO deste sábado

Fernando Haddad (PT), candidato a presidente da República, chega chegando na disputa eleitoral, com o apoio do ex-presidente Lula. Todo mundo esperava. Agora, para permanecer no páreo, quem está ficando pra trás tem que brigar duas vezes: contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas, e contra Haddad, que, em questão de dias, saiu de 4% para 9% e agora está com 13%  numericamente empatado com Ciro Gomes (PDT), de acordo com o Datafolha.

Se nos próximos levantamentos não houver um crescimento significativo dos concorrentes,  que ainda estão abaixo da linha do segundo turno, a disputa poderá  ser decidida mesmo entre Bolsonaro e Haddad. A briga entre Haddad e Ciro tem um componente especial para os nordestinos e para os pernambucanos. Entre os dois há uma região - o Nordeste - que representa 26% do eleitorado nacional e que praticamente garante a eleição de um presidente.
Já se sabe que os nordestinos são eleitores confessos de Lula, mas o Brasil não é o Nordeste. E é melhor que seja assim. Mesmo sabendo que  Lula fez muito pela região, o voto de cabresto - votar só porque é o ex-presidente pede -  não é algo que deva ser estimulado.
Porém, a boa performance de Haddad favorece diretamente o governador Paulo Câmara (PSB), que administrou o seu projeto de reeleição com um pragmatismo selvagem: foi atrás do voto de cabresto com unhas e dentes. Sem o apoio de Lula, Haddad e PT, o PSB corria o risco de ver o seu projeto ruir. Agora, se canoa não virar...

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

"Temos projeto para PE e para o Brasil", diz Paulo


O governador e candidato à reeleição pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), destacou, ontem, em ato, a contribuição que a Frente Popular de Pernambuco dará para que o Brasil volte a ser feliz, com a eleição de Fernando Haddad (PT) para a presidente da República. “Temos projeto para Pernambuco e para o Brasil", disse.

O evento foi organizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), no Recife. "Sabemos o que é melhor para o nosso povo e venceremos as eleições para garantir o retorno de um momento em que a melhoria da qualidade de vida da população era a prioridade do Governo Federal", completou o socialista, acompanhado do prefeito Geraldo Julio (PSB) e do senador Humberto Costa (PT), seu companheiro de chapa.
Paulo frisou que a impossibilidade da participação do ex-presidente Lula (PT) no atual pleito o fará percorrer o Estado com ainda mais determinação para assegurar uma expressiva vitória de Fernando Haddad em Pernambuco. "Vamos ocupar as ruas, conversar com as pessoas e lembrar a todo mundo que Haddad é o candidato de Lula, que é o candidato que representa as bandeiras que defendemos", reforçou. 
Em seu discurso, o deputado Eriberto Medeiros pontuou a importância da reeleição do governador Paulo Câmara como fundamental para Pernambuco. "Um homem que segurou as contas do governo, que conquistou a melhor educação do Brasil para o Estado e que reduz a violência mês a mês. Por isso, esse é o nosso time, é o time de Paulo. Preciso dele para me ajudar a trabalhar pelo meu povo", destacou.

Em Olinda, Armando assume compromisso de concluir o Canal do Fragoso

Ao lado de oito vereadores e lideranças políticas de Olinda, o candidato a governador da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro, caminhou pelas ruas do município, conversou com as pessoas e assumiu o compromisso de concluir as obras do Canal do Fragoso, iniciadas há mais de cinco anos e que estão sendo tocadas em ritmo lento.

O Canal vai permitir o fim de um drama para milhares de moradores dos bairros de Jardim Atlântico, Bairro Novo e Casa Caiada, vítimas frequentes de inundações e prejuízos durante o inverno. Apenas nas margens do canal há 4,2 mil pessoas vivendo sob o risco de enchentes e que aguardam a construção de um conjunto habitacional para se mudar.

“A lentidão desta obra é o retrato do descaso com que o governo trabalha Olinda, apesar de dizer sempre que é parceiro da cidade. Isso não é verdade, faltam atenção e investimentos. Mas nós vamos fazer esta obra e vamos dar a Olinda a atenção devida”, disse Armando, garantindo o compromisso de priorizar, além das obras do Canal, a reabertura da maternidade, a conclusão da UPA, que também está com as obras paralisadas, e com a reconfiguração da Avenida Presidente Kennedy.

Participaram da reunião com Armando e caminhada pelo Fragoso os vereadores professor Marcelo Melo (PTB), Jorge Federal (PR), Neto da Beira-Rio (PSD), Jesuíno Araújo (PSDB), Irmão Biá (PSDB), Denise Almeida (PRB) e Ricardo Souza (MDB).

Com Datafolha e JN de hoje, Haddad passa de “poste” a vidraça

POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO

A partir desta noite, completa-se a mudança de tom da campanha eleitoral.

Saem a pesquisa Datafolha – possivelmente com o candidato do PT já em segundo lugar – e haverá o bombardeio previsível da entrevista ao Jornal Nacional.

Até agora tratado como “um bom rapaz, cujo defeito é ser do PT e de ter se deixado tutelar por Lula para ser seu poste”, Fernando Haddad será, agora, “incompetente, corrupto, e conspirador contra a Justiça, por querer soltar Lula”.

A julgar pelo desempenho que teve na Globonews, a não ser por algum trunfo guardado na manga, Haddad não corre grandes riscos.

É bom que se lembre, porém, que Lula citou “as mentiras da Globo” duas vezes na carta em que o indicou candidato e se prepare para bater no ponto sensível desta história: o espectador sabe que a emissora odeia Lula, mas deve ser lembrado disso, para tornar rombuda a lança global.

Já a pesquisa vai acentuar o fogo por parte dos que disputam com ele a vaga no segundo turno. Ignorá-lo poderia ser uma boa tática enquanto seus percentuais eram inexpressivos, mas o desespero fará que despertem teses eleitorais que, afinal, não passam de exercício de esperanças de quem se recusa a ver a realidade.

Mesmo com o prejuízo real e objetivo de não poder comparecer a debates, não há o menor sinal de que o eleitorado de Jair Bolsonaro vá se esvaziar, como sugere hoje Merval Pereira, em O Globo, para migrar para Geraldo Alckmin ou para Marina Silva.

O contrário, hoje, é o que se vê.

Independência não é usurpação, senhores do MP

POR FERNANDO BRITO ·no TIOLAÇO


Um organização política ilegal formou-se no país.

Chama-se “Partido da Lava Jato”.

Seu Estado Maior, o grupo de promotores de Curitiba, não esconde que tem objetivos políticos e, infelizmente, levou de roldão a chefia da Procuradoria Geral da República, primeiro pela vaidade sem limites de Rodrigo Janot e, agora, pela tibieza visível da Sra. Raquel Dodge.

Esta organização – que é ilegal, embora não seja clandestina, pois funciona à luz do dia – dedica-se a usurpar as funções de opinamento político que, mesmo assim limitadas, pertencem à chefia da instituição.

É deprimente a cena da mais proeminente dupla do grupo, os promotores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima, no UOL, atacando a decisão da Corregedoria do Conselho do Ministério Público de investigar a possível motivação eleitoral das últimas denúncias propostas por promotores contra candidatos às vésperas do pleito de outubro.

Pessoalmente, podem achar o que quiserem. Funcionalmente, não podem se insurgir contra um procedimento de seu órgão de controle.

Pior: transformara a “Lava Jato”, que deveria ser uma investigação factual e isenta, num personagem do qual se vestem e, que, por eles, “acha”, “diz”, “defende” etc…

Seu guia inspirador, Sergio Moro, acaba de levar um cotovelaço do agora Presidente do STF, Dias Toffoli, por tentar trazer para si um processo que lhe permitiria estender suas garras sobre Dilma Rousseff, desrespeitando decisão do Supremo de que casos envolvendo financiamento de campanhas por alegado”caixa 2″ são de competência da Justiça Eleitoral.

Mas “cotovelaços”, como o que deu há anos o falecido ministro Teori Zavascki na divulgação dos grampos ilegais da então presidenta, não são o suficiente para travar esta turma, embora ela esteja hoje em ocaso.

Será melhor para as instituições que seus próprios órgão de controle tomem as providências disciplinares, porque alguém, logo, terá de tomá-los.

Tasso Jereissati reconhece que o PSDB não deveria ter feito parte do governo Michel Temer

A campanha deste ano está sendo aproveitada por alguns políticos para sessões de autocrítica. O governador Paulo Câmara foi quem primeiro fez uso dessa prática ao confessar-se “arrependido” por ter dado apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. É possível que no íntimo ele continue achando que “aquela mulher” tinha mesmo que sair por ter perdido as condições mínimas de governabilidade. Ela tinha o apoio de menos de um terço do Congresso e isso nas democracias presidencialistas geralmente culmina com o afastamento do chefe do governo. No entanto, o governador viu-se forçado a admitir seu arrependimento por questões eleitorais. O PSB se aliou novamente ao PT e o senador Humberto Costa certamente não iria gostar se ele não tivesse feito essa autocrítica, tanto que parou de chamar de “golpistas” os que votaram a favor do impeachment, entre eles todos os deputados federais do PSB pernambucano. Agora surge um novo “arrependido”, desta vez no PSDB: o senador Tasso Jereissati, ex-governador do Ceará e ex-presidente nacional do partido. Numa entrevista dada ontem ao jornal “O Estado de São Paulo”, ele admite que o PSDB cometeu uma série de “erros memoráveis”, sendo o primeiro deles questionar judicialmente o resultado da eleição que deu a vitória a Dilma Rousseff. O segundo foi votar contra projetos que o PSDB sempre defendeu “só para ser contra o PT” e, finalmente, fazer parte do governo Temer indicando os ministros José Serra, Bruno Araújo e Antonio Imbassahy. Tudo isso, somado aos “problemas de Aécio”, levaram o PSDB ao que é hoje.

Toffoli acusa Moro de tentar burlar decisão do STF

...em processo contra Mantega
STF retirou processo contra o ex-ministro do juiz de Curitiba
Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo
O ministro Dias Toffoli, que assumiu nesta quinta (13) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou o juiz Sergio Moro de tentar burlar uma decisão do STF ao receber uma denúncia de caixa dois contra o ex-ministro Guido Mantega. 

A Suprema Corte decidiu em fevereiro deste ano que a "competência para processar e julgar denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal a respeito de doações eleitorais por meio de caixa dois é da Justiça Eleitoral".
Em agosto, Moro recebeu a denúncia feita pelo MPF contra o ex-ministro. Ele foi acusado de ter recebido R$ 50 milhões da Odebrecht para atuar na edição das medidas provisórias, beneficiando empresas do grupo.


Segundo as investigações, a quantia solicitada foi usada para custeio de despesas da campanha de Dilma Rousseff em 2014.
O atual presidente do STF decidiu que o processo contra o Mantega deveria sair das mãos do juiz Sergio Moro.
Moro suspendeu "por ora" o trâmite da ação penal.

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco 2018

Agenda da candidata Dani Portela (PSol)


09h30 - Ato de entrega da Carta Compromisso aos candidatos ao Governo de Pernambuco em cumprimento a deliberação da última plenária do Fórum do PREZEIS

Auditório da Igreja da Soledade

11h - Entrevista no Fora da Curva (Rádio Universitária)

18h - Panfletagem com Dani

Clube Metro´pole | Rua das Ninfas, 125, Boa Vista

19h - Debate com candidatos realizado pelo Movimento LGBT Leões do Norte

Clube Metro´pole | Rua das Ninfas, 125, Boa Vista


Agenda do candidato Maurício Rands (Pros)


9h30 - Prezeis - Ato de entrega da carta de compromisso aos candidatos ao 
Governo de Pernambuco, no auditório da Igreja da Soledade (Boa Vista)

16h - Grande caminhada com agentes comunitários de saúde e de controle de endemias (Jardim São Paulo)

19h - Debate com os candidatos a governador, organizado pela ONG Leões do Norte (Boa Vista)


Agenda do candidato Armando Monteiro (PTB) 


8h - Apresenta o Expresso Saúde para vereadores de Olinda 

- Hotel Costeiro, Avenida Ministro Marcos Freire, 681 - Bairro Novo – Olinda
9h - Vistoria obras paradas do Canal do Fragoso

10h - Apresenta Comando Cidadão à Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE)

- Rua da Aurora, 387 - Boa Vista

13h - Reunião sobre apoio às micro e pequenas empresas com a CDL de Olinda 
- Hotel Costeiro, Avenida Ministro Marcos Freire, 681- Bairro Novo - Olinda

19h - Entrevista à TV Tribuna

20h - Caminhada Onda Azul em Igarassu, com o prefeito Mário Ricardo
- Loteamento Agamenon Magalhães


Agenda do candidato Julio Lossio (Rede)


8h08 – Entrevista, por telefone, para Rádio Arari FM 90.3, Programa Araripe Urgente, Araripe;

11h às 12h - Entrevista na Rádio Filadélfia FM 104.9, no Distrito de Pão de Açúcar, Taquaritinga do Norte;

19h- Debate organizado pelo Movimento LGBT Leões do Norte
Local: Clube Metrópole, R. das Ninfas, 125 - Boa Vista, Recife.


Agenda do candidato Paulo Câmara (PSB)


RECIFE

11h55 - Entrevista ao NETV 1ª Edição
Local: TV Globo - Rua da Aurora, 1027 - Santo Amaro 

CAMARAGIBE

20h - Inauguração do Comitê do deputado Beto Aciolly
Local: Avenida Belmiro Correia, 618 (Em frente aos Correios)