quinta-feira, 4 de julho de 2019

Poços levam segurança hídrica para o Agreste


Depois das Adutoras do Pirangi e Moxotó entrarem em operação e as obras para construção dos Sistemas Adutor de Serro Azul e do Alto Capibaribe estarem em andamento, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia os serviços para implantação do Sistema Produtor dos Poços de Tupanatinga. Esta é a última obra estruturadora pensada pelo Governo do Estado para dar funcionalidade às tubulações já assentadas da Adutora do Agreste a sair do papel. Os cinco empreendimentos juntos levarão segurança hídrica a 23 municípios da região Agreste que sofrem com ciclos de seca severa e que, se não fosse o esforço do Governo de Pernambuco, ainda estariam sem previsão da chegada da água – já que o Ramal do Agreste, obra já iniciada pelo governo federal, mas sem prazo efetivo de conclusão, é que faria a conexão da Adutora do Agreste ao Canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

O novo sistema contará com uma bateria de 20 poços tubulares, dos quais quatro já foram perfurados, para a extração da água a partir do Aquífero Tacaratu, que fica situado na Bacia Sedimentar de Jatobá, no município de Ibimirim, Sertão do Moxotó. A projeção é que, juntos, os poços respondam pela produção de 200 litros de água, por segundo, volume que será destinado para abastecer 215 mil pessoas nas cidades de Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati, localizadas no Agreste Meridional. A obra está prevista para ser concluída em maio de 2020 e recebe o investimento de R$ 54 milhões, recursos do Ministério da Integração Regional. “Essa obra é importantíssima, representa segurança hídrica para o atendimento dessas sete cidades que sofrem com oferta de água sempre que os mananciais locais secam. Venturosa, Pedra e Buíque, inclusive, têm histórico de colapso do abastecimento nos últimos sete anos”, informa o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Além da perfuração dos poços, a obra ainda contempla a implantação de cerca de 60 quilômetros de adutoras, com diâmetros que variam entre 100 e 500 milímetros, seis estações elevatórias e dois stand-pipes – espécie de reservatório elevado que possibilita transportar a água por gravidade. A adutora terá a função de interligar o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga à Adutora do Agreste, sendo o ponto de interligação no município de Tupanatinga. “Essa obra é bem peculiar e apresenta algumas dificuldades de execução, pois as unidades que compõem o sistema serão implantadas em lugares ermos, no meio do nada. Por isso, estamos realizando simultaneamente a construção das estradas de acesso”, explica Roberto Tavares. Hoje, a obra está com três frentes de serviços, em Tupanatinga, sendo uma para assentamento das tubulações e duas para construção das estações elevatórias.

Programação do FIG 2019

Do Blog de Roberto Almeida

Confira a programação do Palco Mestre Dominguinhos, do Palco Pop e do Som da Rural:


PALCO DOMINGUINHOS


João Bosco

Sexta-feira (19)
20h - Golden Hits
21h - Hoje a Noite é a Maior - Homenagem a Biu Roque, com Alessandra Leão, Siba, a Fuloresta do Samba, Caçapa, Renata Rosa e Juliano Holanda
23h - Elba Ramalho - O Ouro do Pó da Estrada


0h30 - Show em homenagem à Jackson do Pandeiro, com Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiz Fittipaldo.

Sábado (20)
20h - Amanda Back
21h - Banda de Pau e Corda (PE)
22h - Mariana Aydar (SP)
23h - Zélia Duncan (RJ)

Domingo (21)
20h - Neander
21h - Karina Buhr (PE)
22h - Letrux (RJ)
23h - Céu

Segunda-feira (22)
20h - Kafuringa e Banda
21h - Kitara (PE)
22h - Amigas Do Brega (PE)
23h30 - Priscila Senna (PE)

Terça-feira (23)
20h - Nando Azevedo
21h - Anastácia e Terezinha Do Acordeon (Espetáculo O Amor De Anastácia) - SP/PE
22h - Maciel Melo (PE)
23h30 - Roberta Miranda (PB)

Quarta-feira (24)
20h - Hercinho (PE)
21h - Amaro Freitas (PE)
22h - Otto (PE)
23h30 - Lenine (PE)

Quinta-feira (25)
20h - Celino Melo (PE)
21h - Cláudio Rabeca (Participação de Nicolas Krassik, Rafael Marques, Juliano Holanda e Grupo Bongar)
22h - Tony Garrido (RJ)
23h30 - Fafá De Belém e Guitarradas Do Pará (PA)

Sexta-feira (26)
20h - Belo Xis (PE)
21h30 - Carla Rio (PE)
23h - Gerlane Lops (PE)
0h30 - Alcione (MA)

Sábado (27)
20h - Andrea Amorim
21h - Maciel Salu (PE)
22h - Mundo Livre (PE)
23h - Mariene de Castro (BA)
0h30 - Maria Rita



Letrux (Letícia Pinheiro)





PALCO POP

Terça-feira (23)
17h - Banda Primeiro Andar (PE)
18h - Cassio Oli (PE)
19h - Cacá Machado (SP)
20h20 - Jards Macalé (RJ)

Quarta-feira (24)
17h - Tatupeba (PE)
18h - Rapadura(CE)
19h - Diomedes Chinaski (PE)
20h20 - The Baggios (SE)

Quinta-feira (25)
17h - Blues for Us
18h - André Macambira
19h - Igor De Carvalho (PE)
20h20 - Eddie (PE)

Sexta-feira (26)
17h - Banda Uscafuçu (PE)
18h - Abacaxepa (SP)
19h - Jr Black - Show especial em homenagem a Noriel Vilela. Part. de Juliano Holanda/ Lara Klaus/ Rogê Victor/ Henrique Albino/ Lucas Dos Prazeres/ Isaar França/ Gabi Da Pele/ Alberto/ Anabelle Yolle 
20h - MV Bill (RJ)

Sábado (27)
17h - Milena Braz e Banda
18h - Mulamba (PR)
19h - Ave Sangria (PE)
20h20 - Francisco El Hombre (SP)







Maciel Melo


SOM NA RURAL (Parque Euclides Dourado)

Sexta-feira (19)
18h - Atração a confirmar
19h - Cibele do Cavaco
20h20 - Edmilson do Pífano (PE)
22h30 - Mestre Anderson Miguel - Sonorosa (PE)
23h30 - DJ Evandro Q?


Sábado (20)
18h - Coco Oco de Tebei (PE)
19h - Saga Hc
20h20 - Brisa Flow (MG)
22h30 - Devotos (PE)
23h30 - Evandro Q? (PE)


Domingo (21)
18h - Opá, uma missão (PE)
19h - Raphael Costa (PE)
20h20 - Triinca
22h30 - Bruno Lins (PE)
23h30 - Dj Claudinha Summer (PE)


Segunda-feira (22)
19h - Arrete
20h20 - Laranjão Em Ritmo e Poesia (PE)
22h30 - Matalanamão
23h30 - Dj Claudinha Summer (PE)


Terça-feira (23)
21h20 - Grande Encontro Reggae Roots (Afonjah, Ívano e Marcelo Santana)
22h30 - Dj Karla Gnow (PE)

Quarta-feira (24)
21h20 - Agda Moura (PE)
Dj Karla Gnow (PE)

Quinta-feira (25)
21h20 - Uana Mahim (PE)

Sexta-feira (26)
20h - Batekoo (PE)
21h20 - Tuyo (PR)

Sábado (27)
21h20 - Sofia Freire (PE)


Priscila Senna

Ação contra jornalista parece intimidação

Pedido da PF ao Coaf
Se não houver fundamento, é ataque à liberdade de imprensa
Blog de Kennedy

O pedido da Polícia Federal para que o Coaf investigue Glenn Greenwald parece ser uma tentativa de intimidar o jornalista do “The Intercept Brasil”. A PF precisa mostrar as fundamentações e suspeitas levadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras para justificar a investigação.
Vencedor do prêmio jornalístico de maior prestígio dos Estados Unidos, o Pulitzer, Greenwald é um repórter respeitado, bem como o site de notícias que fundou no Brasil. O “The Intercept Brasil” publicou uma série de reportagens com interesse público que expõe o modus operandi dos principais atores da Operação Lava Jato.
As revelações incomodaram estrelas da investigação, como o ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e chefe da PF. O procurador Deltan Dallagnol também aparece em conversas reveladas pelo site e outros veículos de imprensa que fizeram parceria com o “The Intercept Brasil”.
Há trechos que advogados consideram que podem ser configurados como crimes de prevaricação e obstrução de justiça. A imparcialidade de Moro como juiz desaparece com a leitura do material publicado até agora. Para que se justifique o pedido ao Coaf, a polícia necessita ter algo muito consistente. Se for uma investigação para retaliar e incomodar Greenwald, é um ataque à liberdade de imprensa. Por isso, são necessárias explicações sobre os fundamentos para uma investigação direcionada contra o jornalista americano que vive e trabalha no Brasil.

André Campos deve substituir João no TCE

EXCLUSIVO
O governador Paulo Câmara praticamente já bateu o martelo na sucessão de João Campos no Tribunal de Contas do Estado e deve  enviar para apreciação e votação pelo plenário da Assembleia Legislativa o nome do ex-deputado e atual presidente da Copergás, André Campos. 
Jeitoso e articulado, com trânsito fácil na Alepe, André ganhou a concorrência entre os demais nomes postos à mesa depois de o governador consultar o núcleo pesado do Legislativo, na verdade o trio, formado pelos deputados Waldemar Borges, Alberto Feitosa e Claudiano Martins. Já o presidente Eriberto Medeiros não entra no triunvirato porque trata André como um irmão e torcia por ele. 
O consenso em torno de André se deu também com o crivo da viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos. Eduardo gostava muito do ex-governador Carlos Wilson, irmão de André. E Renata é muito amiga dele.
Próximo do governador, de quem foi chefe da Casa Civil, André também evitaria na Assembleia que o governador não caísse na síndrome do ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho, cujo nome para o TCE foi enviado pelo ex-governador Miguel Arraes, mas passou pelo vexame da reprovação.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Paulo Câmara: "Essa reforma nunca será a salvação desse país"

Diante da tramitação do projeto de reforma da Previdência, cujo texto deverá ser enviado ao plenário da Câmara dos Deputados ainda este mês, o governador Paulo Câmara externou sua preocupação em relação aos possíveis impactos negativos da proposta junto à parcela mais pobre dos brasileiros. O chefe do Executivo estadual lembrou que a matéria, atualmente na Comissão Especial, é bem diferente daquela que foi enviada, em fevereiro, pelo Governo Federal. Após pressão social e dos governadores, especialmente os do Nordeste, pontos tidos como "inegociáveis" foram retirados. No entanto, Paulo Câmara frisou que o debate em torno da reforma tem ocorrido como se ela fosse a única saída para equilibrar as contas públicas.


Seguem as declarações do governador na íntegra:

"Importante ter a oportunidade de esclarecer a todos os pernambucanos nossa posição em relação à reforma da Previdência, cuja tramitação ocorre no Congresso Nacional. Temos muitas preocupações sobre esse tema, diante do que vimos acontecer. Uma proposta que foi originalmente apresentada de maneira insatisfatória, e que precisa ser muito bem trabalhada. Após a retirada de alguns pontos fundamentais, muita coisa precisa ainda ser discutida.

Essa discussão tem um ponto inicial que precisa ficar muito claro: o documento que foi entregue e apresentado esta semana é muito diferente do proposto pelo presidente da República em 20 de fevereiro. Na proposta inicial, havia muitas questões difíceis de serem aceitas. Alguns absurdos, inclusive, como oferecer R$ 400 para idosos que não conseguem o tempo mínimo de contribuição via BPC – Benefício de Prestação Continuada. O próprio texto original tinha a exigência de 20 anos de contribuição para a aposentadoria rural, ou seja, justamente as pessoas que começam a trabalhar mais cedo e em condições mais adversas. Isso condenava muitos dos trabalhadores rurais a nunca se aposentarem. Já tinha uma parcela significativa desses profissionais aqui - e Pernambuco é um exemplo disso - que são safristas, ou seja, recolhem o INSS apenas 6 meses no período da safra. Com a exigência de 20 anos, na prática, seriam necessários mais de 40 anos para estarem aptos a uma aposentadoria. São essas as pessoas que mais precisam de uma aposentadoria e da garantia de uma velhice saudável.

Eu trouxe dois exemplos aqui de como esse texto atingia diretamente os mais necessitados, uma fatia enorme de trabalhadores pernambucanos, nordestinos, idosos, muito pobres, e tivemos a oportunidade de discutir essa reforma de maneira responsável. Ela nunca será a salvação deste País, mas a gente tem que discutir, e sempre me coloquei de maneira responsável, firme, ao tratar dela. Neste primeiro momento, fui contra, porque o texto estava claramente contrário aos direitos do mais pobres, e nunca vou abrir mão desses pontos: o BPC que eu falei, a aposentadoria rural, a retirada da capitalização, que é um registro que faz com que as pessoas se aposentem sem condição de dignidade, a gente não podia aceitar.

Também não podemos aceitar que se tire a Previdência da Constituição. É um direito fundamental e tem que estar prevista na Constituição. Não pode ser alterada todo ano através de lei complementar ou ordinária. São temas inegociáveis. E houve, por parte do Congresso, através da pressão que muitos dos governadores, principalmente do Nordeste, fizeram, a intenção de retirar esses pontos. Com a retirada, chegou a hora de discutir com mais profundidade o texto. Enquanto a reforma ainda se baseia numa suposta economia, sacrificando o pobre e os trabalhadores do regime geral que ganham menos, a gente vai continuar trabalhando para que ela avance sem prejudicar essas pessoas.

A gente espera ter um texto que acabe com privilégios. Ninguém é a favor de privilégios, e que assegure os direitos dos que mais precisam e aponte novas formas de financiamento para os Estados e municípios. Retirá-los da reforma não é uma solução que vai ajudar o Brasil. Pelo contrário, vai criar um sistema deliberativo mais complicado e eu quero, como governador de Pernambuco, ter a oportunidade de debater esse tema com transparência, responsabilidade, sem me omitir de maneira nenhuma, mas não concordando com absurdos nem com sacrifícios para a população mais pobre, que mais precisa.

Ainda há tempo. Nossa discussão e as reuniões do fórum dos governadores do Nordeste, do fórum dos governadores do Brasil, são justamente para que os Estados tenham condições de discutir com seriedade a Previdência que queremos, que garanta os direitos dos mais pobres mas, ao mesmo tempo, com a responsabilidade de saber que esse tema precisa ser debatido com muita responsabilidade, diálogo e transparência.

Quero garantir que, aqui em Pernambuco, o nosso debate sobre questões que atinjam a população mais pobre sempre será feito com transparência, verdade e, acima de tudo, buscando melhorar as condições de vida das pessoas e nunca piorar, nunca tirar direitos."

PIB de Pernambuco cresceu 1,2% no trimestre de 2019

O Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, divulgou nesta quarta-feira (03), os dados do Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB) do 1º trimestre de 2019. Houve um crescimento de 1,2 % em relação ao mesmo período em 2018. Este resultado colocou o Estado com crescimento à frente do índice nacional (0,5%), no trimestre encerrado em março. O PIB/PE alcançou R$ 48,8 bilhões, em valores correntes, no trimestre inicial deste ano. Esse desempenho decorreu do comportamento dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (4,0%), Indústria (3,5%) e Serviços (0,5%).

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, a expectativa é que estes índices se mantenham neste padrão até o quarto trimestre, com a economia pernambucana com desempenho superior a nacional. “Este fato se dá pelo fato de o Governo do Estado continuar investindo em projetos estruturadores e trazendo novos empreendimentos, especialmente na área industrial”, ponderou.

O PIB estadual registrou elevação de 0,3%, no comparativo do 1º trimestre de 2019 com o trimestre imediatamente anterior, considerado o ajuste sazonal. Esse resultado refletiu o desempenho dos setores econômicos da Agropecuária (3,8%), da Indústria (1,9%) e dos Serviços (0,0%), quando comparados ao 4º trimestre de 2018.

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, disse que o desempenho econômico depende das politicas adotadas para o setor e que alguns programas desenvolvidos em Pernambuco, como o Minha Casa Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento – PAC foram essenciais para dar este dinamismo econômico ao Estado. “Outro ponto que poderá influenciar positivamente na economia futuramente é a construção de estradas. A expectativa é de que no quarto trimestre o desempenho do Estado mantenha a média de superioridade ao do nacional ”, comentou a gestora.

Dados - Na comparação do primeiro trimestre de 2019 com o primeiro trimestre de 2018, o Setor Agropecuário apresentou crescimento de 4,0%. Esse resultado foi reflexo da expansão de dois segmentos agropecuários no período: Lavouras permanentes (12,2%), e de produção de ovos e leite.


O Setor Industrial pernambucano, na comparação do primeiro trimestre de 2019 com o primeiro trimestre de 2018, apresentou crescimento (3,5%) no volume do seu valor adicionado. Contribuíram para esse desempenho os resultados positivos da Indústria de transformação (5,8%) e da Produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (4,2%). A Construção civil, por outro lado, apresentou comportamento negativo (-0,9%).

O Setor de Serviços registrou crescimento de 0,5% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao primeiro trimestre de 2018. Os segmentos que mais contribuíram para esse resultado foram Administração, saúde e educação pública (1,7%) e Atividades imobiliárias e aluguéis (3,1%).

500 alunos iniciam Curso de Formação de Praças da Polícia Militar de Pernambuco

O governador Paulo Câmara comanda, nesta quinta-feira (04/07), o início do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) de 500 novos praças da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Centro de Convenções, em Olinda. Essa é a fase final da seleção que trará mais reforço para a segurança pública do Estado, uma vez que os aprovados nessa etapa começam a atuar no policiamento nas ruas já no início de 2020, intensificando o policiamento ostensivo e especializado na Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior de Pernambuco.

Com o curso, os novos policiais serão habilitados a realizar o policiamento ostensivo preventivo, a atender e solucionar ocorrências e a executar atividades operacionais e de policiamento reservado, além de estarem preparados para restabelecer a ordem pública, controlar distúrbios civis e garantir o cumprimento de mandados judiciais.

Câmara vai tentar votar Previdência antes do recesso

Do Blog de Magno Martins

O calendário já está apertado e, caso a comissão especial não vote o parecer da reforma da Previdência nesta semana, aumenta o risco de a votação em plenário ficar para o segundo semestre. A cúpula da Câmara dos Deputados, porém, não jogou a toalha. Tem duas alternativas. Votar pelo menos o primeiro turno antes do recesso ou só entrar em férias depois de vencidos os dois turnos.
Segundo o Blog do Valdo Cruz, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem como meta votar a Proposta de Emenda Constitucional da reforma da Previdência em dois turnos antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18 de julho. Ele continua acreditando no cumprimento de sua meta, mas reconhece que tudo vai depender de como ficará a votação na comissão especial.
Segundo interlocutores de Rodrigo Maia, o ideal é concluir os dois turnos agora. Mas, se não for possível, duas alternativas estão na mesa. Votar pelo menos em primeiro turno na Câmara, o que já seria uma sinalização importante para o país, ou adiar o recesso parlamentar até que a votação seja concluída em dois turnos pelos deputados.
O Congresso só entra em recesso depois da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Então, uma saída seria adiá-la, o recesso não começaria e os deputados teriam prazo para votar a PEC da reforma da Previdência Social.
Na avaliação de líderes, a votação ainda é possível, desde que alguns obstáculos sejam retirados do caminho. Um deles é o governo cumprir sua promessa de liberação de recursos de emendas parlamentares. Algumas já até foram pagas, mas a maioria ainda não foi. O que está gerando insatisfação entre deputados que haviam recebido essa promessa do Palácio do Planalto.

Realidade virtual: Bolsonaro é vaiado ao dar volta olímpica, mas TV não mostra

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia

Na tentativa de reencarnar o ditador Médici, o capitão Bolsonaro levou a maior vaia da sua vida ao dar uma volta olímpica no Mineirão, no intervalo do jogo Brasil e Argentina, mas a TV não mostrou, nem tocou no assunto.

Sim, também teve quem aplaudiu e gritou “Mito!”, é verdade, mas era uma minoria.

Na Câmara, o ministro Sergio Moro foi chamado de “juiz ladrão” e saiu por uma porta lateral cercado de seguranças.

Para a grande imprensa, ele se saiu muito bem no depoimento de sete horas sobre as suas relações promíscuas com procuradores da Lava Jato.

A “reforma do trilhão” é apresentada como a grande panaceia para tirar o país do buraco, enquanto a tropa de choque da bancada da bala chama Bolsonaro de “traidor” por não garantir os privilégios previdenciários dos policiais.


Ato contínuo, o presidente resolveu arregaçar as mangas e entrou em campo para garantir a aposentadoria especial dos fardados que garantiram a sua vitória na eleição.

Vendida por propagandistas oficiais como Ratinho e outros bichos por ser uma “aposentadoria igual para todos”, a cada dia a reforma é reformada para garantir a mamata de quem tem bala na agulha e padrinho poderoso.

Os super-salários dos marajás da magistratura e das tropas só não valerão mais para quem entrar agora na carreira.


Ninguém vai mexer com os “direitos adquiridos” de quem se aposenta com mais de R$ 50 mil por mês, enquanto a grande maioria recebe menos de dois salários mínimos.

Há um abismo cada vez maior entre a vida real dos brasileiros e a realidade virtual apresentada pelo governo e pela mídia, como se a reforma da Previdência e o acordo com a União Européia fossem criar milhões de empregos assim que entrarem em vigor.

Por enquanto, o que aumenta sem parar são as taxas de desemprego e desmatamento, com a queda constante na projeção do PIB para este ano.

No mundo de fantasia do Brasil de Bolsonaro & Moro, o que vale é a versão e a lei do mais forte.

A Polícia Federal e o Coaf, sob o comando de Moro, investigam os vazamentos para encurralar o The Intercept, mas o conteúdo com graves denúncias contra Moro e os procuradores são solenemente ignoradas e arquivadas.

Moro nem se deu ao trabalho de responder às várias acusações que recebeu na Câmara sobre seu comportamento aético na Lava Jato para condenar Lula.

Ele sabe que nos noticiários da TV sempre se sairá bem, com a edição dos seus melhores momentos, sem dar muita bola para quem o ataca com fatos e provas.

Para saber minimamente o que está acontecendo, é preciso garimpar a mídia alternativa na internet, mas quase metade dos brasileiros ainda não está ligada à grande rede.

A grande maioria ainda se informa apenas pela televisão, que exibe a propaganda fake da reforma da Previdência e fatura alto com esta enganação.

Por isso, tem muita gente humilde defendendo a reforma, sem saber direito do que se trata, na esperança de que sua vida vai melhorar. Pensa que o tal “trilhão” será para eles.

Na televisão, não aparece um único argumento contra a reforma. Todos são a favor, de comentaristas a entrevistados.

Só nos blogs e sites independentes dá para ouvir a estrondosa vaia que Bolsonaro levou no Mineirão ou alguma voz dissonante sobre o grande engodo da reforma de Guedes.

Na imprensa, a vaia mereceu apenas nota de pé de página, bem diferente do que aconteceu com Dilma na abertura da Copa no Itaquerão, em 2014.

Aconteça o que acontecer, o tripé mercado-judiciário-mídia, sob a proteção dos fardados, continua dando as cartas para que a realidade virtual domine o pensamento único da nova versão do “Pra frente, Brasil”.

Médici fez escola. No “Brasil Grande” do regime militar, também só havia notícias boas, enquanto eram abafados os gritos dos torturados nos porões da ditadura.

Vida que segue.

Bolsonaro a PMs: Vou resolver o caso de vocês, viu?



Na chegada à solenidade de posse do novo comandante do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro reforçou, hoje, o gesto de ceder às demandas de policiais insatisfeitos com a reforma da Previdência. Ele já pedira abrandamento das normas para policiais federais e rodoviários em telefonema ao próprio relator Samuel Moreira. “Vou resolver o caso de vocês, viu?”, disse ele ao passar por um grupo de policiais militares, informa o Broadcast Político.

Frente em Defesa da Chesf é lançada na Câmara


Numa articulação para tentar evitar a privatização de empresas do setor elétrico brasileiro, foram lançadas conjuntamente cinco Frentes Parlamentares, hoje, na Câmara dos Deputados. Entre elas, está a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB). Em seu discurso, ele destacou que o grupo parlamentar busca lutar contra a tentativa de desmonte e venda de estatais estratégicas para a soberania nacional.

“Os valores que defendemos envolvem a soberania do País, a afirmação da democracia e o direito ao prestador de serviços. Por exemplo, o que seria da Chesf e do povo do Nordeste se ela não fosse uma empresa pública?”, afirmou Danilo Cabral. O deputado lembrou que a iniciativa de desestatização da Eletrobrás pelo governo do ex-presidente Michel Temer foi derrotada pelo Congresso Nacional. “Nós vencemos, lá atrás, uma batalha importante de uma guerra que está em curso e precisamos reforçar a nossa unidade, que vai nos fazer impor uma nova derrota ao governo”, acrescentou.
Danilo Cabral ressaltou a importância da Chesf para o Nordeste, com impactos decisivos para o desenvolvimento da Região. Ele reforçou que a água do São Francisco gera energia, irrigação, desenvolvimento regional para a população. “A Chesf e o São Francisco vão levar água para 12 milhões de nordestinos, que há 500 anos esperam pelo direito ao acesso à água. É importante reforçar essa unidade e saber fazer chegar ao povo brasileiro”, disse o deputado.
Além disso, Danilo Cabral protocolou um projeto de lei (PL 3.091/2019), que trata sobre a necessidade de análise do Poder Legislativo para a venda de nove estatais, como Eletrobrás, Petrobras, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Correios, e suas respectivas subsidiárias. De acordo com proposta apresentada pelo parlamentar, seria obrigatória aprovação de lei para privatizá-las. O projeto foi subscrito por 17 parlamentares de cinco partidos (PSB, PT, Podemos, PDT e PCdoB) e está em tramitação na Casa.
Durante o evento, também houve o lançamento das frentes em defesa da Eletrobrás, da Eletrosul, da Eletronorte e do setor elétrico brasileiro.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Sheherazade desafia Moro a abrir seus sigilos

Jornalista Rachel Sheherazade, do SBT, reconhecida por suas posições de direita e apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pediu, nesta terça-feira (2), durante depoimento do ministro da Justiça, Sérgio Moro, na Câmara dos Deputados, que “ponha fim à ‘farsa’ da ‘imprensa golpista’ e abra seus sigilos”

Revista Fórum - A jornalista Rachel Sheherazade, do SBT, reconhecida por suas posições de direita e apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pediu, nesta terça-feira (2), durante depoimento do ministro da Justiça, Sérgio Moro, na Câmara dos Deputados, que “ponha fim à ‘farsa’ da ‘imprensa golpista’ e abra seus sigilos”.

A série de tuítes da jornalista acontece enquanto Moro depõe em quatro comissões da Câmara: de Constituição e Justiça; de Trabalho; de Direitos Humanos; e de Fiscalização Financeira e Controle.

A jornalista sugere ainda que Moro peça ao Telegram “para resgatar as mensagens que o senhor deletou do seu celular. Quem não deve, não teme. O Brasil confia no senhor”.

“Ministro Moro, ponha fim a “farsa” da “imprensa golpista” e abra seus sigilos. Peça ao @telegrampara resgatar as mensagens que o senhor deletou do seu celular. Quem não deve, não teme. O Brasil confia no senhor.”

Sheherazade lembra ainda que “a imprensa não é obrigada a revelar o sigilo da fonte, mas o senhor pode autorizar a quebra do seu sigilo para esclarecer todo esse imbróglio. Muito fácil!”.

A jornalista concluiu: “Quem cala consente? E Moro continua calado…”.

Governador inaugura ampliação do Hospital Getúlio Vargas


O governador Paulo Câmara, ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, entregou à população, hoje, a segunda fase da ampliação da emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. A nova etapa da reforma acrescenta mais 28 leitos de urgência e emergência, com a instalação das salas vermelha e amarela para o atendimento aos pacientes mais graves – sendo 14 em cada uma delas. A primeira fase da reforma foi concluída e entregue ainda no final de setembro de 2018. Foi realizada também a modernização da subestação de energia, que vai promover um aumento de 50% em sua capacidade elétrica.

O governador explicou que, apesar dos desafios de se fazer saúde pública no País, o Estado não tem medido esforços para melhorar os serviços prestados. “Temos cuidado disso com recursos próprios, pois o SUS não tem uma política nova de ampliação. Todo esse esforço está vindo do Governo do Estado. Foram R$ 13,6 milhões aplicados aqui, e vamos continuar a olhar todas as unidades, procurar cada vez mais humanizar o atendimento e fazer campanhas preventivas”, afirmou Paulo Câmara, alertando para o aumento do número de pacientes devido ao crescente montante de acidentes de trânsito. O HGV é certificado como hospital de ensino e referência em traumato-ortopedia no Estado.
Desde o ano passado, foram instalados 22 novos leitos para ampliação da sala verde, que atualmente conta com 72 vagas. A conclusão total das obras permitiu uma expansão total de 275%, saindo de 825 m² para 2.268 m², e a duplicação da capacidade de leitos, de 50 para 100. “Tivemos uma preocupação de aumentar essa área. O espaço físico hoje é três vezes maior que o original. Onde puder haver ampliações e melhoria do serviço, como estamos fazendo aqui no Hospital Getúlio Vargas, nós vamos continuar a fazer nos outros hospitais de Pernambuco”, assegurou o governador.
"É um reforço importante não só para o hospital, mas para toda nossa rede de emergência. Sabemos que um dos maiores desafios hoje é qualificar essa atenção para fazer com que a intervenção possa ocorrer no tempo oportuno. Então, é atender com qualidade e em tempo oportuno. E, sem dúvida, essa expansão vai ajudar no processo de qualificação da assistência aos doentes mais graves que procuram a nossa emergência”, disse o secretário de Saúde, André Longo.
O secretário também alertou para a grande quantidade de acidentes de transportes terrestres, com destaque para as motos, que correspondem a mais de 72% dos sinistros. Segundo ele, Pernambuco registra 100 acidentes por dia, dos quais 20% requerem internamento por mais de 72h. Além disso, André Longo lembrou que a crise fez com que 200 mil pernambucanos perdessem o plano de saúde.

General rebate Carlos sobre estocada em Heleno: “Pau-mandado de Olavo, idiota inútil”

General Luiz Eduardo Rocha Paiva MOREIRA MORIZ/AGÊNCIA SENADO

Da Epoca

Carlos Bolsonaro plantou, e agora vai começar a colher. A última estocada do Zero Dois nos militares de alta patente com assento no governo — ontem, contra o ministro Augusto Heleno, do GSI — já teve a primeira reação.

O general Luiz Eduardo Rocha Paiva, integrante da Comissão de Anistia do governo federal, disparou hoje uma mensagem de WhatsApp em que chama Carlos de “pau-mandado do Olavo”, referindo-se ao escritor Olavo de Carvalho.

“Pau-mandado de Olavo. Se o pai chama os estudantes vermelhinhos de idiotas úteis, e eu concordo, para mim, o filhinho dele é um ‘idiota inútil’, ou útil para os esquerdistas”, dizia a mensagem, acrescida de uma assinatura do general e um “Pode repassar”.

A estocada em Heleno foi numa página página bolsonarista, a @snapnaro, que havia publicado o vídeo de uma pessoa que se diz jornaista e, sem provas, acusa o GSI e a FAB de cúmplice do sargento Manoel Silva Rodrigues, preso na semana passada com cocaína.

(…)

Bacia leiteira em PE dá sinais de recuperação


FolhaPE

Após alguns pleitos serem atendidos para melhorar a situação da bacia leiteira em Pernambuco, a categoria vem conseguindo melhorar os preços do produto. Desde o início deste ano, o Governo de Pernambuco recebeu as propostas dos representantes da bacia para poder dar início a medidas de recuperação. Uma delas foi a anulação da isenção fiscal para as indústrias que importarem leite em pó e derivados. Além disso, as chuvas recentes estão oferecendo condições de melhoria na medida em que os produtores conseguem plantar mais alimentos para o rebanho.
Uma forte crise se instalou na bacia leiteira e as dificuldades se alavancaram no ano passado. A seca severa dos últimos seis anos no Estado fez com que as indústrias de laticínios de Pernambuco precisassem comprar o leite em pó e derivados de outros estados do Brasil, já que, além de ter maior oferta da mercadoria, o custo era mais em conta. Com isso, o cenário local foi de prejuízo financeiro para os produtores.
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado se reuniu com o Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite-PE) para começar a discutir as questões essenciais, principalmente em relação aos incentivos fiscais para o setor industrial. “Uma sequência de ações foi realizada desde janeiro para recuperar a bacia leiteira, uma atividade importante para Pernambuco”, disse o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, ao complementar que os preços estão em uma tendência de melhora. “Antes das medidas, o litro do leite estava sendo vendido, em média, a R$ 0,80. Hoje, está em torno de R$ 1,40. É uma recuperação que o próprio setor reconheceu”, comentou Peixoto.
Presidente do Sinproleite-PE, Saulo Malta confirma a melhora e aguarda um cenário ainda mais positivo. “Teve produtor que vendeu o litro do leite a R$ 0,70 até o ano passado. Agora, a média está em R$ 1,20. As medidas do governador para barrar a entrada do leite de outros estados e nossas constantes reuniões estão fazendo efeito. Estamos na torcida por novas recomposições no preço”, disse Malta, que comemorou uma das medidas: a instalação da Câmara Setorial do Leite, espaço de discussões entre os representantes da bacia leiteira e o Governo de Pernambuco para montar planos de trabalho que fortaleçam a produção. 
“A Câmara está funcionando, estamos fazendo reuniões mensais e centralizando nossos pleitos nela”, disse, ao também lembrar que as condições climáticas dos últimos meses favoreceram o cenário. “Os produtores se animaram com as chuvas e estamos na esperança de conseguir plantar mais alimento para o rebanho”, explicou Malta.
Um decreto, de 12 de março, revogou a isenção fiscal para as indústrias que importarem leite em pó, soro do leite ou mistura láctea. Ou seja, a empresa que desejar comprar o produto dessas formas perderão a isenção. Além disso, o Governo de Pernambuco está fiscalizando se as indústrias com isenção fiscal estão cumprindo a contrapartida, de comprar a quantidade do leite in natura da produção de Pernambuco. 
Outro decreto, de abril, determinou o recolhimento antecipado do ICMS (18%) para as empresas que adquirirem o leite líquido proveniente de outros estados. E ainda teve uma outra medida que colocou fim nos benefícios fiscais para centrais de distribuição que movimentam leite em pó, soro do leite e mistura láctea.

Filho de Bolsonaro irritado: críticas de Tiririca ao pai

Tititica aconselhou o ex-capitão a sair do pedestal, pois poderá acabar se tornando o pior presidente da história.
Portal Terra

Tiririca disse que Bolsonaro está cometendo o mesmo erro que ele na primeira vez que foi eleito e explicou como se sobressaiu à situação: “Tá faltando a galera pra chegar e dizer: ‘Irmão, senta aqui. Cara, tu não é deputado, é o país, irmão. Assim não vai’”.
O filho do presidente usou o seu perfil no Twitter para criticar as palavras do colega sobre os projetos não aprovados pela câmara. Na rede social, ele disparou: “Não sou dono da verdade, apenas um pouco experiente. A população mais uma vez deu seu recado”.
 “Os parlamentares já começaram a mostrar sua empáfia, ignorando quem os elegeu. Os próximos começarão a surgir rapidamente desafiando o povo, com o apoio de grande parte da imprensa!”, disse ele, acusando Tiririca de “ignorar quem os elegeu” deputados.
Não sou dono da verdade - diz Carlos Bolsonaro -, apenas um pouco experiente. A população mais uma vez deu seu recado e os parlamentares já começaram a mostrar sua empáfia, ignorando quem os elegeu. Os próximos começarão a surgir rapidamente desafiando o povo, com o apoio de grande parte da imprensa.

Filhos do presidente mudos aos atos pró Moro


MORO QUEM? - Os filhos de Jair Bolsonaro, considerados importantes mobilizadores nas redes sociais, não divulgaram no Twitter nenhuma informação sobre a manifestação de domingo (30) nos dias que antecederam os protestos —que tinham como principal bandeira a defesa de Sergio Moro.

Em viagem com o pai para o G-20, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) praticamente só tratou de assuntos internacionais. Apenas no dia da manifestação, à qual compareceu, ele postou fotos e filmagens.
Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) desprezou o assunto. Só falou dele no dia —e, ainda assim, retuitando uma única mensagem. O senador Flávio Bolsonaro, nem isso.
Já o MBL (Movimento Brasil Livre), criticado no passado por Moro, tentou bombar o tema —foram  dez mensagens às vésperas da mobilização.  (Mônica Bergamo – FSP)

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Previsão do PIB é reduzida pela 18ª vez seguida

Do Blog de Magno Martins
O crescimento do PIB em 2019 deve ser de 0,85%, de acordo com o boletim Focus, publicação do Banco Central que reúne estimativas de economistas, divulgado nesta segunda-feira, 1.Essa é a 18.ª baixa seguida no Focus. Para 2020, a projeção permanece 2,20%.
A projeção mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 2019 ficou em 3,80%, ante 3,82% da última semana. A projeção para o índice em 2020 caiu de 3,95% para 3,91%.

Governadores avançam acordo pela reforma da Previdência

O governador petista do Piauí, Wellington Dias, tem atuado como uma espécie de porta voz dos governadores do Nordeste nas negociações com o governo para a votação da reforma da Previdência. É das bancadas nordestinas que partem as maiores resistências ao texto.
Ao blog do Tales Faria, Dias elencou as reivindicações do grupo. Disse que, com as modificações sugeridas e a inclusão de estados e municípios no projeto, "haverá sim ampliação de votos permitindo alcançar os 308 necessários na Câmara".
Se os governadores forem incluídos no texto, uma parte dos deputados deve protestar. Mas o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao blog que a adesão dos governadores aumenta a possibilidade de aprovação definitiva do projeto. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.

Centrão: saída de Onyx pode piorar articulação

Possível demissão de ministro é especulada desde que ele foi afastado da articulação política por Bolsonaro. Aliados do chefe da Casa Civil veem processo de fritura, e presidente do Senado chegou a sugerir que ele deixe o cargo
Bruno Góes – O Globo

Líderes do centrão ouvidos pelo GLOBO avaliam que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, passa por um processo de fritura. Após o presidente Jair Bolsonaro afastá-lo da articulação política, sua saída do cargo passou a ser objeto de especulação. Para alguns líderes, a fragilidade de Onyx é recebida como um sinal preocupante e um indicativo da deterioração na relação entre Executivo e Legislativo. Esta é uma semana importante para a articulação política do governo, com a tentativa de se votar, até a quinta-feira, a reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.
Segundo um interlocutor do ministro, ele estava abatido ao longo da semana passada. Mas anteontem garantiu que estava seguro no cargo e que os questionamentos sobre sua saída não passam de especulação.
Desde o início do mandato de Bolsonaro, Onyx passou por dificuldades para atender às demandas de deputados. Nas últimas semanas, no entanto, segundo os parlamentares, houve uma melhora. O ministro se comprometeu a liberar verba para emendas e passou a articular o apadrinhamento de programas regionais para agraciar deputados.
Ontem, o colunista Lauro Jardim informou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), aconselhou o ministro a deixar o cargo. Na visão do senador, Onyx pode ser submetido a processo semelhante ao dos ex-ministros Gustavo Bebianno (Secretaria Geral) e Santos Cruz (Secretaria de Governo). Ambos foram publicamente atacados nas redes sociais por pessoas ligadas aos filhos de Bolsonaro, o vereador Carlos e o deputado Eduardo, antes de serem demitidos.
Um aliado próximo de Onyx lembra que o ministro nunca teve proximidade com os filhos do presidente. O receio, na Câmara, é que a liberação de verba e cargos possa queimar o ministro diante da militância bolsonarista.