sábado, 3 de agosto de 2013

SANTA CRUZ NÃO RESISTE E PERDE MAIS UMA FORA DE CASA : SAMPAIO CORREIA 3 X 0


POSTADO POR Wladmir Paulino NE 10


Com dois gols de pênalti no primeiro tempo e mais um no apagar das luzes o Santa Cruz sucumbiu ao Sampaio Corrêa, na tarde deste sábado (3), no Castelão, em São Luís, em jogo válido pela oitava rodada do grupo A da Série C. O resultado manteve os tricampeões estaduais fora do G4, em quinto lugar, mas com os mesmos 13 pontos do Fortaleza, o quarto colocado. O próximo compromisso dos pernambucanos será na quarta-feira (7), diante do Brasiliense, no Serejão.
Aos cinco minutos, Cleitinho recebeu no meio da defesa e avançou para o gol. Tiago Cardoso saiu para tentar interceptar mas só encontro o corpo do rival. Pênalti sem contestação. No choque, o goleiro coral, que completa cem jogos pelo clube, machucou-se. Depois de quase três minutos, Tiago Cavalcanti foi para a cobrança. Bateu bem no canto para abrir o marcador.
Com a iniciativa de só atacar na boa, o Sampaio chegou ao segundo gol novamente numa penalidade. Aos 40 minutos, Pimentinha entrou driblando na área e foi derrubado por Leandro Souza. Tiago Cavalcanti foi novamente para a cobrança. Trocou o lado e enganou Tiago Cardoso: 2x0. O time pernambucano acusou o golpe e mostrou-se completamente descoordenado e apenas esperou o primeiro tempo terminar.
Pimentinha mostrou que era o homem do jogo e, aos 46, avançou e cruzou para o meio. A defesa coral parou e Eloir completou para as redes.
Ficha do Jogo

Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos; Toti, Mimica, Paulo Sérgio e Deca; Robson Simplício (Jonas), Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho; Tiago Cavalcanti e Pimentinha. Técnico: Flávio Araújo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena (Luciano Sorriso), Leandro Souza, Renan Fonseca e Renatinho; Ramirez, Dedé, Júnior Xuxa (Flávio Caça Rato), Raul (Leozinho) e Natan; Dênis Marques. Técnico: Sandro Barbosa

Local: Castelão (MA). Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT). Assistentes: Francisco Nurismar Machado e Karol V. M. Soares Martins (Ambos do PI). Gols: Tiago Cavalcanti, aos nove; e 40 do primeiro. Eloir, aos 46 do segundo. Cartões amarelos: Deca e Leandro Souza.

SPORT VENCIA ATÉ OS 44 MINUTOS, VACILA E PERDE 1 X 2 CHAPECOENSE

O futebol não era dos melhores, ainda assim o Sport conseguia desenhar uma vitória importante até os 45 minutos de jogo do segundo tempo. Tudo levava a crer que o Leão sairia da Ilha do Retiro como vice-lider da Série B. Sofria pressão, mas se aguentava. Porém, o futebol ensina que o resultado só é confirmado ao fim dos 90 minutos. Pior para os leoninos. A Chapecoense acreditou até o fim e conseguiu virar para cima dos rubro-negros. Bruno Rangel foi o carrasco dos pernambucanos com dois gols, um de pênalti aos 45 e outro aos 47 após falha da zaga. 2x1 para os catarinenses e vaias da torcida para o mau futebol dos donos da casa.

O jogo 

Como na partida contra o América-MG, na última terça-feira, os leoninos até tiveram posse de bola no campo ofensivo. Contudo, foram lentos na criação e insistiram demais pelo jogo centralizado contra um adversário que, em muito momentos, utilizou nove jogadores na linha defensiva. O resultado disso foram poucas chances de gols para os rubro-negros. 
o segundo tempo iniciou e todas as estratégias leoninas falhando, restava a bola parada como alternativa para o Sport. E ela não deu errado. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Marcos Aurélio cobrou falta com perfeição e acertou o canto do goleiro. Belo gol na Ilha do Retiro para agitar a torcida rubro-negra.

A abertura do placar deu maior dinâmica ao jogo. A Chapecoense saiu mais para o jogo em busca do empate e deixou espaços na sua defesa. Apesar disso, os leoninos não souberam aproveitar o momento para jogar melhor e articular melhor os passes. Até teve chances de fazer o segundo, mas nada fruto de algo mais elaborado. O Leão seguiu dependente de jogadas individuais.

Sem matar o jogo, o Sport foi recuando aos poucos. A estratégia de se defender ficou clara, principalmente após o técnico Marcelo Martelotte colocar o volante Renan Teixeira. Os rubro-negros iam se aguentando nos últimos minutos de jogo até com certa competência. Magrão pouco foi exigido apesar da pressão adversária. Tudo dava a entender que seria mais um vitória do Leão na Ilha. Porém, Bruno Rangel entrou em ação e silenciou a torcida presente. Primeiro aos 44 após cobrar pênalti e empatar. Em seguida, aos 47, quando todos ainda assimilavam a igualdade, a zaga falhou e deixou o atacante na cara do gol para virar. Vaias e mais vaias para os jogadores e para Marcelo Martelotte. FICHA DA PARTIDA - SPORT 1X2 CHAPECOENSE


FICHA DA PARTIDA - SPORT 1X2 CHAPECOENSE

Sport: Magrão; Fábio Bahia (Patrik Silva), Pereira, Tobi e Pery; Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima (Renan Teixeira) e Camilo; Marcos Aurélio e Felipe Azevedo (Roger). Técnico: Marcelo Martelotte.

Chapecoense: Nivaldo; Glaydson, Rafael Lima, Dão (André Paulino) e Anderson Pico (Tiago Luís); Wanderson, Augusto, Paulinho Dias e Athos (Soares); Fabinho Alves e Bruno Rangel. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Série B. Local: Estádio da Ilha do Retiro. Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA). Assistentes: Janette Mara Arcanjo (MG) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL). Gols: Marcos Aurélio (S) aos 1 e Bruno Rangel (C) aos 44 e aos 47 minutos do segundo tempo. Amarelos: Dão (C), Rafael Lima (C), Fábio Bahia (S), Anderson Pedra (S), André Paulino (C), Tobi (S) e Pereira (S). Público: 19.419. Renda: R$ 284.900.(NE 10)

EM 8 CIDADES DO PAÍS, ELEITORES VOLTAM AS URNAS PARA A ESCOLHA DE NOVOS PREFEITOS



Da Agência Estado

Eleitores de oito municípios de cinco Estados brasileiros retornarão às urnas neste domingo para elegerem novos prefeitos por causa da anulação dos pleitos ocorridos em outubro de 2012. No total, 215.605 cidadãos estão aptos a votar, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Serão quatro novas eleições em São Paulo, e uma nos Estados do Pará, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Na cidade de São Paulo haverá pleitos em Pedrinhas Paulista, Boa Esperança do Sul, Itaí e Osvaldo Cruz. Já no Pará, a eleição acontece em Marituba, no Espírito Santo em Pedro Canário, em Santa Catarina em Ponte Serrada, e no Rio de Janeiro em Barra do Piraí.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral explica que uma eleição é anulada pela Justiça Eleitoral quando o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos na eleição tem o registro de candidatura indeferido. Como novos processos eleitorais geram gastos adicionais, desde 2012, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a ocorrência de novos pleitos.

Até o momento já foram ajuizadas, segundo o TSE, ações de cobrança de novas eleições feitas em 51 cidades de 15 estados brasileiros. Atualmente, essas ações estão em curso na Justiça Federal. Além destas, outras ações relativas a 37 municípios estão sendo finalizadas para serem protocoladas em breve pela AGU na Justiça Federal.

A expectativa da Justiça Federal é de que mais de R$ 2,7 milhões sejam recuperados com esses processos em 88 cidades de 20 estados. No entanto, o número pode aumentar uma vez que, conforme o TSE, novas eleições podem ser agendadas.

Próximas eleições

Neste ano, já foram feitas novas eleições em 42 municípios de 15 estados brasileiros. No dia 1º de setembro, estão agendadas novas eleições em Taipas do Tocantins (TO), Santana de Cataguases (MG), Augusto Pestana (RS), Soledade (PB) e Goiatuba (GO). Para outubro (6), estão previstos novos processos eleitorais em Ibaté e Tabatinga, ambos em São Paulo.

SANTA CRUZ JOGA AGORA EM SÃO LUÍS EM BUSCA DE SUA PRIMEIRA VITÓRIA FORA DE CAS

DO: NE 10

Natan deve permanecer no time titular. Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

É inevitável: até que o Santa Cruz consiga a primeira vitória fora de casa na Série C - em todas as edições que participou-, esse assunto será abordado. Os tricolores esperam, portanto, que o tema se encerre neste sábado, às 16h20, no Castelão (MA), onde enfrenta o Sampaio Corrêa. Os mandantes ocupam a segunda posição do Grupo A do torneio - enquanto os corais estão no quarto posto. Um ponto os separa.
O JOGO - O Santa Cruz perdeu em casa para o Baraúnas. Por conta disso, Sandro Barbosa fez quatro alterações para a partida seguinte, diante do Rio Branco. E deve mantê-la para o duelo deste sábado. Os 4 x 0 e a atuação mais segura da última formação convenceram o comandante a permanecer com o esquema.
Assim, continuam os três meias. Natan, Raul e Júnior Xuxa são os responsáveis pela armação, enquanto Dênis Marques é o homem responsável pela referência e pela finalização. Os volantes também serão os mesmos da goleada: Ramirez e Dedé foram bem - sobretudo o último- e continuam na cabeça-de-área. Na lateral-esquerda, Renatinho, de volta a posição, provavelmente segue entre os 11. A única possibilidade de sair é se Sandro optar por Tiago Costa, mais defensivo. Panda, novamente, não foi relacionado.
Dênis Marques quebrou jejum de gols, mas ainda deve uma boa atuação na C. Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

No resto da defesa, há uma mudança certa. E "automática". Nininho se machucou no decorrer da partida da última quarta-feira. Como naquela partida, ele será novamente substituído por Éverton Sena. Renan Fonseca e Leandro Souza permanecem no comando da zaga. Tiago Cardoso é intocável.

O Adversário - O Sampaio Corrêa faz um ótimo campeonato. Liderava o grupo A até há pouco - e, hoje, ocupa a segunda posição do grupo, com a mesma pontuação do primeiro, o Cuiabá. Dentro de casa, é forte. Não perdeu um jogo sequer ainda na competição. Mas não está longe do Santa, que soma um ponto a menos do que os maranhenses.
O técnico Flávio Araújo tem um desfalque e um retorno para o jogo deste domingo. Primeiro, a baixa. O lateral-direito Denílson tem um edema na perna esquerda e está vetado do duelo. Seu substituto é Tote. A volta é de Pimentinha. O atacante é o artilheiro do Sampaio, com quatro gols no torneio, e estava lesionado. Recuperado, está confimado e vai para o confronto.

Ficha do Jogo

Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos; Toti, Mimica, Paulo Sérgio e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho; Tiago Cavalcanti e Pimentinha. Técnico: Flávio Araújo
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, Leandro Souza, Renan Fonseca e Renatinho (Tiago Costa); Ramirez, Dedé, Júnior Xuxa, Raul e Natan; Dênis Marques. Técnico: Sandro Barbosa
Horário: 16h; Local: Castelão (MA); Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT); Assistentes: Francisco Nurismar Machado e Karol V. M. Soares Martins (Ambos do PI

CARANDIRU: 624 ANOS DE PRISÃO PELO MASSACRE



ITAMAR MIRANDA:
 Os sete jurados que compõem o conselho de sentença decidiram, na madrugada de hoje, condenar os 25 policiais militares pela ação que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção. O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão recorrer em liberdade (Do Portal BR247)

SERRA ENTRE O CEU E A TERRA



 O ex-governador José Serra tem muita vontade de entrar no PPS para concorrer à Presidência. Mas -- avalia Ilimar Franco, no Globo de hoje -- esta alternativa está a cada dia mais distante de se concretizar. Seus aliados não querem que ele saia do PSDB. E para que ele fique, o alertaram que ninguém no PSDB vai acompanhá-lo. Mostraram que não há possibilidade, por hora, de aliança do PPS com qualquer outro partido.
E citaram pesquisas que mostrariam que, entre os eleitores que votam nos tucanos, há uma preferência por ele em detrimento do senador Aécio Neves. Por causa disso, alguns conselheiros lhe sugeriram permanecer no partido, porque a eleição será no ano que vem e até lá tudo pode acontecer.

MINISTÉRIO DA SAÚDE COMTEMPLA ANGELIM NO PROGRAMA "MAIS MÉDICOS"

Do JC Online

Um dos objetivos do programa é melhorar as condições dos postos de saúde

O Ministério da Saúde divulgou a lista de municípios pernambucano contemplados com profissionais do programa Mais Médicos na primeira fase de inscrição. São 45 cidades atendidas por 106 vagas, neste primeiro mês.
O Recife, com 24 pessoas, é o município que receberá o maior número de inscritos, seguido por Caruaru, com 14, Camaragibe e Petrolina, com 6, Moreno e Abreu e Lima, com 5.
veja entrevista do ministro Alexandre Padilha (fonte: Ministério da Saúde)
No Brasil todo, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.
Confira Lista:
  1. RECIFE - 24 
  2. CARUARU - 14 
  3. TEREZINHA - 1 
  4. CABO DE SANTO AGOSTINHO - 2 
  5. CAMARAGIBE - 6 
  6. PETROLINA - 6 
  7. IGARASSU - 3 
  8. MORENO - 5 
  9. ABREU E LIMA - 5 
  10. PAUDALHO - 3 
  11. VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2 
  12. ITAMBÉ - 1 
  13. BUÍQUE - 2 
  14. BARREIROS - 1 
  15. BODOCÓ - 1 
  16. CALUMBI - 1 
  17. TACAIMBÓ - 1 
  18. SÃO VICENTE FERRER - 1 
  19. CASINHAS - 1 
  20. TERRA NOVA - 1 
  21. SANTA CRUZ - 1 
  22. BETÂNIA - 1 
  23. CORTES - 1 
  24. CAMOCIM DE SÃO FÉLIX - 1 
  25. LAGOA DO CARRO - 1 
  26. VERTENTE DO LÉRIO - 1 
  27. CAETES - 1 
  28. OURICURI - 1 
  29. EXU - 1 
  30. CAPOEIRAS - 1 
  31. ALAGOINHA - 1 
  32. PANELAS - 1 
  33. SÃO BENTO DO UNA - 1 
  34. MOREILÂNDIA - 1 
  35. BELÉM DE SÃO FRANCISCO 1 
  36. SÃO JOSÉ DO EGITO - 1 
  37. BONITO - 1 
  38. ANGELIM - 1 
  39. GRAVATÁ - 1 
  40. CALÇADO - 1
  41. PALMARES - 1 
  42. AFRÂNIO - 1 
  43. IPUBI - 1 
  44. CEDRO - 1 
  45. AGRESTINA - 1

PRÓXIMO PREFEITO DE ÁGUA PRETA TERÁ APENAS 3 ANOS E ALGUNS MESES DE MANDATO


joao fernando coutinho - foto alepe
Há mais de dois meses o Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular a eleição para prefeito de Água Preta, que ocorreu em 2012, mas até a presença data a nova eleição não foi marcada.
Caberá ao TRE-PE definir a data da eleição tal qual já fez em relação a Santa Maria da Boa Vista, Primavera e Brejo da Madre de Deus.
No entanto, seja qual for a data marcada para a realização do pleito, o próximo prefeito da cidade terá apenas três anos e alguns meses de mandato, pois sete meses do que seria o mandato de 2012 já foram embora.
Vão se enfrentar novamente o atual prefeito Eduardo Coutinho (PSB), pai do deputado estadual João Fernando Coutinho (PSB) e o empresário Armando Souto (PDT), que foi o mais votado nas últimas eleições mas teve o registro da candidatura indeferido porque seu partido fez duas convenções.



Por: Inaldo Sampaio

GOVERNO DO ESTADO COMPRA CÍINICA DO EX-DEPUTADO JOSÉ MARCOS EM SÃO JOSÉ DO EGITO


josé marcos de lima - foto narcisio lins-PCR
O Governo do Estado concluiu a negociação com o ex-deputado José Marcos de Lima para a compra da clínica de propriedade dele, em São José do Egito, que posteriormente será doada ao município.
A doação será anunciada pelo governador Eduardo Campos durante a visita que fará àquele município no próximo mês de setembro.
A Clips tem 132 leitos mas está desativada há cinco anos. O Governo do Estado decidiu comprá-la para repassar para o município, cujo único hospital – A Unidade Mista Maria Rafael de Siqueira – já não atende às necessidades da população.
A negociação foi iniciada há cerca de dois anos mas esbarrou na resistência do então prefeito Evandro Valadares (PSB).
Ele se negou a fazer um “encontro de contas” com o hospital, que devia ISS à prefeitura mas tinha crédito a receber por atendimentos feitos.
Agora, após a posse do prefeito Romério Guimarães (PT), a negociação foi retomada a chegou a bom termo.
 Por: Inaldo Sampaio

45 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO VÃO RECEBER PROFISSIONAIS DO "MAIS MÉDICOS"

Por: Inaldo Sampaio

José Patriota - Divulgação
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira a relação de municípios selecionados para receber profissionais inscritos no programa “Mais Médicos”.
Neste primeiro mês de inscrições, foram selecionadas, em 45 municípios de Pernambuco, 106 vagas.
Destas, 78 estão em municípios de maior vulnerabilidade social, no interior, e 28 na periferia das grandes cidades.
Em todo Brasil, 1.753 médicos foram direcionados para 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.
Em Pernambuco, os 117 municípios do Estado que aderiram ao programa solicitaram 679 vagas, mas nesta primeira etapa apenas 106 deverão ser preenchidas.
Embora rejeitado pelo Cremepe e o Sindicato dos Médicos, o programa tem total apoio da Associação Municipalista de Pernambuco através do presidente José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira.

PT COBRA GRATIDÃO POR AÇÕES FEDERAIS NO ESTADO CONTRA SECA

 














 

Petistas cobraram nesta sexta-feira (2) do governador Eduardo Campos (PSB) - aliado do Partido dos Trabalhadores, mas cada vez mais distante por causa da pretensão de concorrer à Presidência da República no ano que vem - reconhecimento das ações do Governo Federal para enfrentamento da seca em Pernambuco.

As cobranças vieram do senador Humberto Costa (PT) e do ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

Durante cerimônia em que o Governo Federal anunciou R$ 700 milhões para financiamento de agricultores do semiárido pernambucano, Humberto elencou diante de dezenas de prefeitos obras e convênios feitos nas administrações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. 'Tenho certeza que foi por isso que Pernambuco votou maciçamente na presidenta Dilma. Porque sabia que ela ia dar continuidade à atenção que o presidente Lula sempre deu a Pernambuco.'

Em seguida, o senador cobrou reconhecimento por parte do governador e dos prefeitos. 'É exatamente no momento de dificuldade que é importante a gente reconhecer aquilo que, como um todo, foi feito para que o Brasil se desenvolva, o Nordeste cresça e Pernambuco avance', disse.

Nesta sexta-feira, além de anunciar o financiamento que chega a R$ 7 bilhões para todo o Brasil, o ministro Pepe Vargas entregou 111 máquinas - como retroescavadeiras e motoniveladoras - para 103 municípios pernambucanos.(
Com informações da Folha de S.Paulo.)

BOLIVIA SOLTA CORINTIANOS PRESOS HÁ SEIS MESES



 Os cinco torcedores corintianos presos na Bolívia desde fevereiro foram soltos nesta sexta-feira e devem retornar ao Brasil neste fim de semana. Eles ainda precisam passar por trâmites burocrático. A justiça boliviana decidiu libertar os brasileiros, segundo informou o Itamaraty.
Os corintianos foram presos em 20 de fevereiro, após a morte do estudante Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador durante o jogo entre o San José e o Corinthians, pela Taça Libertadores.   (Informações de O GLOBO - Adriana Mendes)
Clique aí:  Corintianos são libertados na Bolívia, informa Itamaraty e leia matéria na íntegra

PREFEITO RENUNCIA PARA "NÃO ROUBAR"



 O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, considerou “louvável” a atitude do prefeito de Paranapanema (SP), Marcio Faber, de renunciar ao cargo. Faber deixou a prefeitura na última quarta-feira, alegando que não tinha condições de viver com o salário que recebia da  administração municipal e que, portanto, preferia sair a roubar os cofres públicos.
“Temos que reconhecer que é uma decisão louvável”, disse Penna, acrescentando que o partido lamenta a saída do prefeito.
Faber, que é ginecologista, e recebia da prefeitura R$ 5,8 mil. O vice Antonio Nakagawa, que também é do PV, assumiu o posto.(Blog Poder Online - Clarissa Oliveira)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SARNEY É TRANSFERIDO PARA UTI DO SÍRIO-LIBANÊS

Sarney está internado no Sírio-Libanês, desde o dia 31 de julho (Foto: Arquivo/ABr)
Agência Brasil (Brasília) – O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou boletim na noite dessa quinta-feira (1º) em que informa que o quadro de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP) apresentou “febre acompanhada de tremores”. Segundo o boletim, Sarney foi submetido a exames laboratoriais e de imagem.
“As tomografias de encéfalo, seios da face e abdome demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito”.
Em função disso, a equipe médica optou pela transferência do senador para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama”, diz o boletim.
Sarney está internado no Sírio-Libanês, desde o dia 31 de julho. Ele chegou ao hospital, na capital paulista, vindo de São Luís (MA), onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar.
Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi governador do Maranhão, presidente do Senado e presidente da República de 1985 a 1990. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras.

EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO CRESCE 11,24 ANOS ENTRE 1980 E 2010

Região Nordeste apresentou maior aumento: 12,95 anos, entre 1980 e 2010

Agência Brasil
RIO DE JANEIRO - A expectativa de vida do brasileiro cresceu 11,24 anos entre 1980 e 2010. O crescimento entre as mulheres ficou em 11,69 anos, enquanto entre os homens a elevação atingiu 10,59 anos. No mesmo período, na comparação com o restante do Brasil, a Região Nordeste foi a que apresentou maior aumento na expectativa de vida. As informações fazem parte da pesquisa Tábuas de Mortalidade 2010 – Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 1980, o nordestino tinha a taxa mais baixa do país (58,25 anos). No período de 30 anos houve elevação de 12,95 anos e, em 2010, atingiu 71,20 anos. De acordo com o IBGE, o crescimento foi decorrente, principalmente, do aumento de 14,14 anos na expectativa de vida das mulheres nordestinas, que passou de 61,27 anos em 1980 para 75,41, em 2010.
Segundo o gerente de Componentes de Dinâmica Demográfica do IBGE, Fernando Albuquerque, o Nordeste representava, em 1980, a região com menor índice de expectativa de vida. A aplicação mais eficaz de programas sociais e de projetos de distribuição de renda favoreceram o crescimento da taxa da região. “Todos os programas [geraram impacto positivo na região: houve] aumento na qualidade de atendimento de pré-natal, transferência de renda [propiciada pelo] Bolsa Família e melhor instrução. O programa de saúde da família não atinge só a mortalidade inicial, mas todas as faixas de idade. São programas importantes que representam forte impacto na [redução da] mortalidade. [Há] um aumento maior da expectativa de vida na região Nordeste”, explicou.
A elevação da expectativa de vida entre as mulheres foi o fator que favoreceu também o resultado do Rio Grande do Norte, que apontou a maior elevação entre os estados da região (15,85 anos). Lá, a taxa das mulheres ficou em 17,03 anos. “Em 1980, o Rio Grande do Norte também era um dos estados em que a mortalidade era mais elevada, consequentemente com uma expectativa de vida mais baixa. Então de certa forma estes programas aceleraram a diminuição [das taxas de] mortalidade e ganhos na expectativa de vida”, explicou.
O pior resultado de crescimento entre as regiões foi no Sul (9,83 anos). Apesar disso, a região ainda registra as mais altas taxas de expectativa de vida do país. Em 1980 era de 66,01 anos, a mais elevada daquele ano. Em 2010 atingiu 75,84 anos, também a maior expectativa entre as regiões. “Os níveis de mortalidade já eram mais baixos. Os aumentos ocorreram, mas com menos intensidade. Essas expectativas de vida já eram elevadas”, disse o gerente.
A segunda região a apresentar maior crescimento nos 30 anos compreendidos entre 1980 e 2010 foi a Centro-Oeste com elevação de 10,79 anos (de 62,85 para 73,64 anos). Em terceiro ficou o Sudeste que teve elevação de 10,58 anos (de 64,82 para 75,40 anos). A quarta foi a região Norte, que passou de 60,75 para 70,76 anos, representando um aumento de 10,01 anos na taxa.
Na avaliação do gerente do IBGE, no Norte, a dificuldade de acesso aos programas sociais impediu um desempenho melhor na esperança de vida. “Os programas sociais existem, mas há uma maior dificuldade em função da extensão da região e dificuldade de acesso. São populações ribeirinhas, onde o indivíduo tem de viajar vários dias para chegar a um posto de saúde”, explicou.
A pesquisa analisa resultados sobre a esperança de vida por sexo e compara informações sobre as regiões do país e dos estados. O trabalho utiliza dados do Censo Demográfico 2010, das estatísticas de óbitos obtidos no Registro Civil e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do ministério da Saúde para o mesmo ano.

GOVERNO FEDERAL ENTREGA AO MUNICÍPIO DE ANGELIM PÁ CARREGADEIRA

O ministro Pepe Vargas e o Governador Eduardo Campos entregaram a 112 prefeituras pernambucanas das Zonas da Mata Norte e Sul, do Agreste, dos Sertões do Moxotó, Pajeú e Araripe, além da Região Metropolitana, máquinas retroescavadeiras (29), motoniveladoras (25), pás carregadeiras (30) e caminhões caçamba (28), dentro da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Os equipamentos ajudarão aos municípios na realização de obras para a recuperação de estradas vicinais e execução de pequenas obras de convivência com o semiárido.

PLANO SAFRA É LANÇADO HOJE PELO GOVERNADOR E MINISTRO

O governador Eduardo Campos e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participam nesta sexta-feira (02/08), às 9 horas, do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 em Pernambuco. Os Agricultores familiares pernambucanos poderão captar até R$ 1,2 bilhão por meio Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento acontecerá na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.

SERVIDOR ESTADUAL TEMPORÁRIO TEM AGORA OS MESMO DIREITOS DOS EFETIVOS


O governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (1º/08), Projeto de Lei que promove alterações nas licenças maternidade e paternidade dos servidores contratados por tempo determinado. As mudanças estendem os períodos para 180 dias corridos e 15 dias corridos, respectivamente. A medida iguala os direitos dos servidores contratados temporariamente com os agentes públicos ocupantes de cargo.

"É uma maneira de oferecer tratamento idêntico aos agentes públicos ocupantes de cargo e aos exercestes de funções temporárias, no que tange ao tema licença maternidade e paternidade", diz o texto assinado pelo governador.

GOVERNO ESTADUAL REFORÇA BACIA LEITERA DO ARARIPE


O território produtivo da bacia leiteira do Sertão do Araripe, a segunda maior do Estado, ganhou um reforço do Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira (31/07), o governador Eduardo Campos inaugurou o polo de distribuição de cana-de-açúcar para ração animal, em Bodocó, que vai fornecer 2,9 mil toneladas do produto para os rebanhos. O evento aconteceu no Parque de Exposições do município.
A unidade é a primeira do Sertão e a nona do Estado a entrar em operação, beneficiando um rebanho de 40 mil cabeças na região. “Este ato vai beneficiar os agricultores que perderam 2/3 de seus rebanhos, ajudando a atravessar esse período sem chuva. Vai garantir a reconstrução do espaço que perdemos com essa que foi a pior estiagem dos últimos 50 anos”, disse Eduardo.

JUSTIÇA AGE CONTRA NEPOTISMO EM SÃO BENTO DO UNA

A procuradora de Justiça Germana Laureano acatou denúncia formulada pelo escritório Cadete Advogados e requereu ao Tribunal de Contas do Estado a “imediata exoneração do esposo da prefeita [Débora Almeida], Sr. Janduí Severo Barros Correia Filho, do cargo comissionado de chefe de gabinete, [...] assim como a apuração, no bojo da prestação de contas de gestão da Prefeitura de São Bento do Una, atinente ao corrente exercício financeiro”, das funções desempenhadas pelo então assessor especial da administração municipal, Andrew Rodrigues dos Santos.
Ainda segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da procuradora Germana Laureano, a investigação pretende apurar se Andrew Rodrigues atuava como assessor especial da prefeitura ou se, conforme denúncia enviada ao gabinete do conselheiro João Campos, servia como “mordomo pessoal da prefeita”.(INFORMAÇÕES DE MAGNO MARTINS)

TCE RECONMENDA REJEIÇÃO DAS CONTAS DE EUDSON CATÃO

 














A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer prévio, na última quarta-feira (30), recomendando à Câmara Municipal de Palmeirina a rejeição das contas do ex-prefeito Severino Eudson Catão Ferreira (PSB), relativas ao exercício financeiro de 2010, imputando-lhe um débito no valor de R$ 532.350.34. O relator do processo foi a auditora substituta Alda Magalhães.

Segundo o parecer do Ministério Público de Contas, que foi integralmente acolhido no voto da auditora, ensejaram a rejeição das contas as seguintes irregularidades: envio da documentação com um mês de atraso; ausência de estruturação do Sistema de Controle Interno; irresponsabilidade na gestão fiscal, comprometendo com a folha de pessoal um percentual superior a 54% da receita corrente líquida; saques na "boca do caixa" no valor de R$ 532.350,34, sem qualquer comprovação da despesa; e sonegação de documentos do que resultou a lavratura de um Auto de Infração, chancelado pelo Pleno.

Foi aplicada ao ex-gestor uma multa no valor de R$ 10 mil que deverá ser recolhida no prazo de 15 dias do trânsito em julgado desta decisão. Além disso, cópias dos autos serão enviadas para o Ministério Público Estadual para as providências legais cabíveis.(por Magno Martins)

AEROPORTO DE GARANHUNS SERÁ REFORMADO



Apenas oito cidades pernambucanas estão no pacote de investimentos que serão feitos pelo Governo Federal para privatizar ou modernizar aeroportos. Além da concessão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG), deverão passar por reformas pistas de pouso de 270 pequenas e médias cidades brasileiras.
Em Pernambuco, serão reformados, entre outros, os aeroportos de Afogados da Ingazeira, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro e Araripina.

O Governo Federal pretende investir R$ 7,3 bilhões nos 270 aeroportos regionais e criar a Infraero Serviços, subsidiária da estatal que administra o setor aeroportuário do país e que teve como presidente, no primeiro governo Lula (PT), o ex-deputado pernambucano Carlos Wilson (PT), falecido em 2010.(MAGNO MARTINS)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GOVERNADOR PREOCUPADO COM A IMAGEM DE GERALDO JULIO



 
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Nota de Sheila Borges na coluna Pinga-fogo do Jornal do Commercio desta quinta-feira (1º).

Apareceu o sinal amarelo

Eduardo está preocupado com a imagem de Geraldo Julio na população. Diante das promessas na campanha, há perigo de frustração. Se tinha informação sobre obras paradas da gestão PT, por que só agora destrava projetos? O risco é que sintam saudades de João da Costa. Será?

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 1,9 % EM JUNHO, DIZ IBGE



Da Agência Estado

A produção industrial brasileira cresce 1,9% na passagem de maio para junho, informou, nesta quinta-feira, 1, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de uma queda de 0,30% a um avanço de 2,10% e acima da mediana, de crescimento de 1,20%. O aumento da produção em junho é o maior desde janeiro deste ano, quando cresceu 2,7%.

Em comparação a junho de 2012 a alta em junho foi de 3,1%. O resultado ficou dentro do intervalo das projeções, que iam de alta de 0,30% a 3,30% e acima da mediana, de crescimento de 2 20%. Até junho, a produção da indústria acumula alta de 1,9% no 1º semestre de 2013 e de 0,2% em 12 meses.

No segundo trimestre, a produção aumentou 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado superou o teto das projeções do mercado (que iam de 2,30% a 4,20%).

PREFEITO DE SANHARÁ REDUZ SALÁRIO DOS SERVIDORES EM 30 %


Da Rádio Jornal

Com a constante queda de receita, o prefeito Fernando Fernandez (PC do B) da cidade Sanharó, localizada no Agreste do Estado, decretou a redução de 30% no salário dos cargos comissionados do município. A mesma medida será aplicada também em relação ao seu próprio ganho financeiro, bem como o do vice-prefeito.

Segundo ele, a medida é necessária para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

SANTA CRUZ SE RECUPERA GOLEIA 4 X 0 NO RIO BRANCO E VOLTA AO G 4

DO NE 10
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

O JOGO - O começo da partida tricolor não foi tão bom. Talvez pela pressão que o resultado negativo da última partida exerceu, o time de Sandro Barbosa começou errático. Não contribuiu para isso o fato de que as quatro mudanças promovidas pelo comandante não tiveram tempo para trablhar juntas. Saíram Tozo, suspenso, Tiago Costa, Luciano Sorriso e Caça-Rato, por opção. Entraram Ramirez, Renatinho, Dedé e Natan. Não houve nenhum treino
As mudanças, contudo, deram resultado. Passados os primeiros minutos, a equipe se acertou em campo. Importante: o adversário era muito fraco. O lanterna do grupo, desfalcado, de sete jogadores. A atuação não chegou a ser brilhante. Mas mostrou evolução e, sobretudo segurança. O time fez o que precisava ser feito: construiu o resultado logo na primeira etapa, administrou-o e ampliou-o na segunda.
A primeira bola na rede saiu aos 21 minutos. Júnior Xuxa, que fez uma boa atuação, bateu escanteio da direita. Renan Fonseca subiu bem e testou firme. No canto do gol defendido por Douglas. Primeiro tento do zagueiro na temporada. No minuto seguinte, a Cobra Coral quase repetiu o lance. De novo o camisa 11 bateu corner, novamente o defensor conseguiu testar, mas, desta vez, mandou para fora.
O gol de abertura deu trnquilidade para o Santa Cruz aumentar o ritmo e impor sua melhor qualidade. O segundo virou questão de tempo. Aos 35, ele veio. Dos pés de Renatinho. O baixinho recebeu a bola de fora da área e experimentou. O chute saiu forte e bem colocado. Sem chances para Douglas.
O Tricolor jogava sozinho. O Rio Branco tentava se defender - mal- e não tinha forças para atacar. Passou toda a primeira etapa sem chutar a gol. No segundo tempo, foi o trabalho de empilhar gols.
Sandro fez uma mudança. Tirou o meia Raul - mal no jogo- e colou Leozinho. O Tricolor vinha disposto a matar de vez a partida. No primeiro minuto, Júnior Xuxa tentou o gol olímpico. Surpreendeu o goleiro Douglas, mas a bola tocou na trave. Pouco depois, aos três, Nininho, Natan e Leozinho triangularam bem. O meio-campista foi derrubado dentro da área. Dênis Marques foi para a cobrança e, com categoria, pôs fim ao jejum de oito partidas, duas não-oficiais, sem marcar.
Aos 16, Natan transformou o placar em goleada. Recebeu de Dênis Marques, dentro da área, girou bem e bateu rasteiro. Quatro a zero. O camisa 7 pouco depois foi substituído por Caçaa-Rato e saiu de campo com saldo positivo. Começou o jogo vacilante, errou alguns passes e perdeu algumas posses, mas cresceu durante a partida. Foi para cima dos marcadores, criou jogadas e, até mesmo por isso, apanhou bastante.
Com 4 x 0 no placar, o Santa Cruz fez o que o Rio Branco fizera há muito tempo: praticamente desistiu o jogo. Não era mais necessário forçar. O resultado já era positivo garantia quatro gols de saldo e, mais ainda, resgatava a confiança no time.

Ficha do Jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho (Éverton Sena), Leandro Souza, Renan Fonseca e Renatinho; Ramirez, Dedé, Raul (Leozinho), Júnior Xuxa e Natan (Caça-Rato); Dênis Marques. Técnico: Sandro Barbosa

Rio Branco: Douglas; Pé de Ferro, Leandro Camilo, Zé Adriano; Totonho (Lorran), Ricardo Oliveira, Marquinhos Costa, Rodriguinho (Giovanni), Pedro Henrique; Araújo Jordão e Marcelo Brás (Juliano César). Técnico: Everton Goiano
Local: Arruda; Árbitro: Leandro Saraiva Dantas (RN); Assistentes: Ubiratan Bruno Viana e Izac Narcio da Silva (ambos do RN) Cartões amarelos: Ricardo, Zé Adriano, Pé de Ferro (Rio Branco); Flávio Caça-Rato (Santa Cruz) Gols: Renan Fonseca, Renatinho, Dênis Marques, Natan (Santa Cruz).

EDUARDO CAMPOS INAUGURA NOVO HOSPITAL DE ÁGUA PRETA


O governador Eduardo Campos entrega à população da Mata Sul, nesta quinta-feira (1°/08), às 11 horas, em Água Preta, mais uma unidade de saúde que foi destruída pelas fortes chuvas de 2010. O Hospital Municipal Cientista Nelson Chaves, um investimento de R$ 10,6 milhões, foi construído em uma área livre do risco de enchentes e conta uma nova estrutura e equipamentos modernos.

Ao todo, mais de 33 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade, que será administrada pela prefeitura e terá perfil voltado para casos de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica, obstetrícia, pediatria e cirurgia geral. O novo hospital de Água Preta conta com 32 leitos (20 para adultos, cinco pediátricos e sete de maternidade). Além disso, possui sala de cirurgia, sala de parto e sala de raio-X.

Com o Hospital de Água Preta, sobe para cinco o número de hospitais construídos pelo Governo de Estado na Zona da Mata Sul, garantindo assim assistência médica à população da Região. O  primeiro foi o Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, inaugurado em dezembro de 2011. O Hospital Municipal de Cortês foi o segundo a ser entregue, no mês de setembro de 2012. Neste ano, foram inaugurados os hospitais de Barreiros e Jaqueira, em fevereiro e abril, respectivamente.

ARARIPINA RECEBE OS PRIMEIROS LEITOS DE UTI



O governador Eduardo Campos inaugurou, nesta terça-feira (30/07), a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sertão do Araripe, que funcionará no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri. São 10 leitos, beneficiando cerca de 320 mil pessoas de 11 municípios da região. Os investimentos para implantação da unidade foram de R$ 2 milhões.

O Araripe era a única região pernambucana que não contava com a UTI, situação que obrigava os pacientes a se deslocarem mais de 100 quilômetros em busca da assistência intensiva em Salgueiro ou em Petrolina. "Quando cheguei ao governo, tinham 240 leitos no Estado. Esse era um direito antes restrito a alguns da capital, de ter sua UTI para salvar a vida. Quase 70% das pessoas acolhidas numa UTI têm a alegria de continuar suas vidas", afirmou Eduardo.

A nova unidade está equipada com cardioversores, monitores multiparamétricos e ventiladores pulmonares, além de cinco médicos, cinco enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem, três fisioterapeutas e profissionais de outras especialidades. A rede estadual de saúde chega agora a 1.110 leitos de UTI. "Não podemos ter pernambucanos de primeira e outros de segunda categoria, todos precisam ter o direito do acesso à saúde, é fundamental", acrescentou o governador.

EDUARDO ENTREGA O PARQUE ASA BRANCA REVITALIZADO



O governador Eduardo Campos entregou, nesta quarta-feira (31/07), a revitalização de um dos símbolos da cultura pernambucana: o Parque Asa Branca, em Exu, no Sertão do Araripe. Para o governador, "um povo para ter um futuro tem que cuidar da cultura", disse Eduardo. Antes da solenidade, o governador assistiu a uma apresentação de musical e visitou as instalações do parque.

Durante a cerimônia, Eduardo também autorizou a construção de dois poços no valor de R$ 48 mil, além da implantação de mais duas pequenas barragens, no valor de R$ 160 mil. O governador ainda assinou a ordem de serviço para a construção de 250 cisternas, com investimento de R$ 2.800 milhões. Os equipamentos vão beneficiar, ao todo, 350 famílias. "Estamos estruturando a estrutura hídrica desse Estado para proporcionar um futuro tranquilo", explicou o governador.

O prefeito do município, Leo Saraiva, que também acompanhou o governador durante toda a agenda na região, agradeceu o empenho do Governo do Estado com Exu. "Toda essa região vai aproveitar esses e outros investimentos", completou Saraiva. Francisco Parente, presidente da organização não governamental Asa Branca, revelou que o novo acesso é a realização de um sonho antigo. "Essa é a prova que juntos (governo e sociedade) podemos transformar realidades", destacou Parente.

ÁGUA - A última parada do governador Eduardo Campos em sua viagem de três dias ao Sertão foi em Feitoria, terceiro distrito de Bodocó, onde inaugurou oficialmente um poço de 770 metros. Mais de cinco mil famílias serão beneficiadas com a nova fonte. O governador lembrou que o primeiro poço na área foi feito no segundo governo de Miguel Arraes, mas durante muitos anos ficou inabilitado após a bomba cair dentro. O investimento foi da ordem de R$ 2 milhões. “O sistema entrou em colapso e agora estamos reconstruindo, trazendo água a quem não tem”, pontuou Eduardo.

PREFEITURA DO RECIFE APROVA ARENA DO SPORT

Por: Inaldo Sampaio

geraldo_julio_arena_sport_foto_andrea_rego_barros
O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, recebeu nesta quarta-feira a diretoria do Sport Clube e aprovou o projeto de construção da “Arena Rubro-Negra”.
As adequações no empreendimento que foram recomendadas pela prefeitura foram atendidas pela diretoria do Clube e o projeto agora será levado para análise da Comissão de Controle Urbanístico (CCU) e do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU).
Esses órgãos são constituídos por representantes do poder público e da sociedade civil, responsáveis por avaliar questões técnicas e o impacto da obra na cidade, respectivamente.
Além do prefeito, participaram do encontro o secretário de assuntos Jurídicos, Ricardo Correia, a secretária-executiva de Licenciamento e Urbanismo, Taciana Sotto-Mayor, o presidente do Sport, Luciano Bivar, o presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Gustavo Dubeux, e representantes da Engevix, empresa que fará o empreendimento.

FBC QUER LEVAR DILMA PARA VISITAR TRANPOSIÇÃO

Até junho deste ano, foram gastos R$ 3,4 bilhões com o empreendimento, que é orçado em R$ 8,2 bilhões (Foto: Gilberto Prazeres/Blog da Folha)

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), informou, nesta quarta-feira (31), durante participação do programa “Bom Dia, Ministro”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços, que quer levar a presidente Dilma Rousseff (PT) para visitar as obras de transposição do rio São Francisco. As informações são da Folha de S. Paulo.
“Em setembro queremos levar a presidente para visitar todas as frentes de serviço. Acreditamos que nesse mês, vamos ter mais de 8 mil pessoas mobilizadas e mais de 3 mil equipamentos empregados na obra”, afirmou o auxiliar de Dilma. Segundo Bezerra, há atualmente cerca de 5.800 pessoas trabalhando nas obras, com mais de 2 mil equipamentos.
De acordo com o ministro, até lá, 50% da obra estará concluída. Até junho deste ano, foram gastos R$ 3,4 bilhões com o empreendimento, que é orçado em R$ 8,2 bilhões.
“Estamos entrando na contagem regressiva para a conclusão desse grande empreendimento, que será finalizado em 2015”, declarou o socialista. O projeto foi iniciado pelo ex-presidente Lula (PT) e estava previsto para ser concluído em 2012. No entanto, no balanço de dois anos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, o ministro informou que 43% das obras estavam concluídas.
O ministro também avaliou que a seca no Nordeste em 2013 colocou em prova a política de segurança alimentar no Brasil que, segundo ele, foi efetiva e tem de ser intensificada.
Ele afirmou que “apesar de a seca ter sido a mais grave dos últimos 50 anos, foi revelada uma outra cara da seca, pois não tivemos êxodo rural”. Ele completou: “Isso provou que as políticas de compensação de renda que promoveram a inclusão dessa população conseguiram fazer que resistissem. Não passaram fome. Não foi registrado nenhum episódio de saque”.
O ministro ainda afirmou, segundo a publicação, que a perda de safras e de animais evidenciou a necessidade de tratar a agricultura de forma diferenciada no Nordeste, com o objetivo de garantir a alimentação dos animais em períodos de longa estiagem. Para Bezerra, essa questão está sendo contemplada pelo “Plano Safra Semiárido”, que foi anunciado em junho.

DIMA LIBERA MAIS RECURSOS PARA MOBILIDADE URBANA

Dilma: "Investimento em mobilidade vai chegar a R$ 139 bi"
















 

Em ato para anunciar R$ 8 bilhões de investimentos na cidade de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff (PT) ressaltou os gastos do Governo Federal em mobilidade urbana, principal pauta dos protestos de junho que derrubaram sua popularidade.

Segundo a presidente, o governo já investiu R$ 89 bilhões em mobilidade urbana e lançou um pacote para investir mais R$ 50 bilhões para "dar mais tempo para as pessoas". "Uns são obrigados a acordar às 5h30 da manhã para chegar ao trabalho às 7h. Todos perdem tempo no trânsito, e tempo é vida", afirmou.

Dilma disse que a União já investiu no metrô de cinco estados, além de parcerias com o Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, declarou que fará investimentos em mobilidade urbana nas cidades médias para evitar que "tenham os mesmos problemas que os 20 ou 30 anos de falta de investimentos fizeram com as cidades grandes". "O governo está empenhado na construção de metrô, corredores de ônibus e BRTs", pontuou.

Ao longo do discurso, a presidente Dilma Rousseff ainda prometeu realizar uma ampla reunião para discutir a tarifa dos transportes.

Fonte: Valor.

VICE PREFEITO DE ITAMARACÁ DIZ TER SIDO VÍTIMA DE ATENTADO


O vice-prefeito de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, prestou queixa na Delegacia de Cruz de Rebouças e denunciou que sofreu um atentado na madrugada desta quarta-feira (31).
Segundo Ephrem Teodoro de Macedo, de 35 anos, do Partido Popular Socialista (PPS), ele estava dormindo quando dois tiros foram disparados na casa onde ele mora com a mãe. Por sorte, ninguém ficou ferido.
Ephrem disse que a motivação da tentativa de homicídio seria uma suposta briga política e que o principal suspeito é o irmão do atual prefeito.
Ele informou que teria discutido com o homem porque descobriu que ele alugava os carros dele para a Prefeitura e ganhava dinheiro com isso. O vice-prefeito teria colocado um carro de som pela cidade, com uma suposta gravação do irmão do prefeito, admitindo que o governante é ladrão.
Com informações do site da Folha de Pernambuco

MUDANÇAS E COBRANÇAS



TERESA CRUVINEL
 O relatório sobre os avanços do Brasil no IDHM, nos últimos 20 anos, convida a uma reflexão. Eles (avanços) são frutos da democracia, nosso valor maior, que não pode ser posto em risco.
Não entramos no paraíso mas, sem dúvida o purgatório ficou para trás, embora ainda existam pesadas correntes de atraso no país. Sem favor, mas sem derrotismo: assim pode ser lido o resultado do relatório do Pnud, agência da ONU, em parceria com o Ipea e a Fundação João Pinheiro, sobre o IDHM, o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios, divulgado anteontem. O indicador passou de 0,493, em 1991, muito baixo, para 0,727 em 2010, crescendo 47,8%. Seus números, nesta hora, convidam a uma reflexão sobre o país que temos e o rumo que ele segue

PT VAI PEDIR CPI PARA O CASO DE PROPINA DO PSDB DE SÃO PAULO



 A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo vai protocolar na semana que vem, na volta do recesso parlamentar, um projeto de resolução para a instalação de uma sexta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa, para investigar o cartel denunciado por executivos da multinacional Siemens.
O regimento da Assembleia prevê que apenas cinco comissões podem tramitar na Casa simultaneamente, mas que uma sexta investigação poderá ser instaurada caso haja justificativa para isso.
Atualmente, a Casa investiga a pesca predatória, as empresas de telemarketing, denúncia de cartal no mercado de autopeças e os malefícios da gordura trans.
(Do blog Poder Online - Julianna Granjeia)

POLÍCIA DE PERNAMBUCO INVESTIGA VENDA DE BEBÊS PELO FACEBOOK

O GLOBO - Letícia Lins
A polícia civil de Pernambuco iniciou investigação nesta quarta-feira sobre o suposto tráfico de bebês por intermédio de uma rede social, na qual crianças eram oferecidas por preços entre R$ 7 mil e R$ 50 mil. As ofertas eram feitas em uma página do Facebook criada em Pernambuco, no dia 3 de julho, com imagens pirateadas de bebês desconhecidos. "Quero.doar.Adotar seu bebê-Recife PE” era o nome da página. Quatro mulheres tentaram doar suas crianças, sendo que duas delas por dinheiro. O delegado encarregado do caso, Ademir de Oliveira, do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente, informou que todo o material postado já foi solicitado à direção do Facebook no Brasil.

EDUARDO E AÉCIO OUVIRAM DE JEFERSON QUE O PTB FECHA COM DILMA EM 2014



O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) conversaram com o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, sobre as eleições de 2014. A informação é de Ilimar Franco, no GLOBO de hoje. O colunista diz que os dois presidenciáveis ouviram de Jefferson que seu partido tende a apoiar a presidente Dilma.
''As conversas ocorreram a pedido dos PTBs locais. Mas com José Serra não teve papo. O partido diz que ele não cumpriu os acordos de 2010.''
Já o diretor de Futebol do Ministério dos Esporte, Ricardo Gomide, -- informa aindda Ilimar -- a convite do governador Eduardo Campos, esteve com um pé no PSB. Para segurá-lo, a direção de seu partido interviu no Paraná e o escalou para presidir o PCdoB local.(MAGNO MARTINS)

terça-feira, 30 de julho de 2013

DOIS TUBARÕES SÃO CAPTURADOS NESTA TERÇA EM RECIFE PELO BARCO SINUELO


Embarcação deve retornar e encerrar as pesquisas na quarta-feira

da Folha de Pernambuco
 
Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Pesquisas desenvolvidas por uma ONG começaram em 2004 e já resultaram na captura de 379 animais
Após quatro dias monitorando a costa do Litoral pernambucano, a equipe do barco Sinuelo conseguiu capturar, na manhã desta terça-feira (30), dois tubarões, sendo um da espécie lixa, com 2,35 metros, e outro da espécie tigre, de 1,10 metro. A embarcação deve retornar e encerrar as pesquisas na quarta-feira (31).

O lixa, que é considerado inofensivo para o ser humano, foi pescado no mar de Boa Viagem e, após ter sido notado que o animal já possuía o anel de monitoramento, devolvido à água. Já o Tigre, que foi encontrado no Paiva e é uma das espécies mais agressivas, não sobreviveu ao ferimento feito pelo anzol e acabou morrendo.

Linhas com anzóis foram colocadas no trecho compreendido entre as praias do Pina, na Zona Sul do Recife, até a praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A embarcação, que passou sete meses parada por falta da liberação de verbas públicas, voltou a operar na última sexta-feira (26). Após a morte da turista paulista Bruna Gobbi, de 18 anos, o Governo liberou R$ 1,7 milhão para que os pesquisadores continuassem os trabalhos.

Projeto Sinuelo

As pesquisas são realizadas, desde 2004, por técnicos do Instituto Oceanário, Organização Não Governamental, com sede na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com as duas espécies pescadas hoje, o número de tubarões capturados, em nove anos de operação do Sinuelo, subiu de 377 para 379. De acordo com o professor Fábio Azin, do Departamento de Pesca da UFRPE, o projeto consegue impedir 90% dos ataques de tubarão nas praias do Litoral do Estado.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA CRAS MOBILIADO E EQUIPADO A PALMEIRINA

 













O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (30), mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade, inaugurada pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Laura Gomes, contemplará moradores de Palmeirina e cidades vizinhas, que a partir de agora contarão com um centro equipado com mobiliário e dispositivos eletrônicos.

A secretária repassou ao prefeito José Renato de Melo (PMDB) itens como tevê, vídeo, computadores copiadoras e ar-condicionado.

De acordo com a assessoria da SEDSDH, para receber os equipamentos, os municípios foram selecionados conforme três aspectos: os índices de violência/criminalidade; a questão da pobreza/vulnerabilidade social, e, por último, as cidades que foram atingidas por enchentes nos últimos dois anos.

Ao fim do evento, o prefeito Zé Renato ofereceu um almoço, onde reuniu representantes do Governo de Pernambuco, secretários municipais e vereadores.(blog do magno martins)

JUSTIÇA TIRA VEREADR DE CARUARU DA CADEIA

 

Do Blog de Wagner Gil

O desembargador Nivaldo Mulatinho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, concedeu nesta terça-feira (30) habeas corpus ao vereador Jajá (PPS). Ele foi preso na semana passada acusado de comprar um veículo roubado.
O fato ocorreu no último dia 22 de julho, quando o juiz da 2ª Vara Criminal de Caruaru, Pierre Souto Maior, determinou a prisão preventiva do parlamentar.
Segundo investigações da Polícia Civil, Jajá teria adquirido um Citroën C4 clonado. O vereador acabou sendo encaminhado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Ele ficou em cela especial.

DILMA SE REÚNE COM DEZ MINISTRO NO ALVORADA

Na agenda da presidenta, que se recupera de uma gripe, constava apenas despacho, às 10h, com o ministro das Cidades marcado inicialmente para o Palácio do Planalto (Foto: Wilson Dias/ABr)

Agência Brasil (Brasília) – A presidenta Dilma Rousseff se reuniu hoje (30) pela manhã, no Palácio da Alvorada, com pelo menos dez ministros, além do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. O encontro não estava previsto na agenda oficial e o Palácio do Planalto não informou a pauta da reunião.
Na agenda da presidenta, que se recupera de uma gripe, constava apenas despacho, às 10h, com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, marcado inicialmente para o Palácio do Planalto, sede do governo. Posteriormente, houve mudança para o Palácio da Alvorada.
Além do ministro das Cidades, estiveram com a presidenta os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Educação, Aloizio Mercadante, de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do Planejamento, Miriam Belchior, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do Turismo, Gastão Vieira, do Esporte, Aldo Rebelo, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da Agricultura, Antônio Andrade.
Na semana passada, Dilma chegou a cancelar a agenda de compromissos para ficar em repouso no Palácio da Alvorada, residência oficial. Ontem (29), a presidenta decidiu adiar viagem que faria a São Paulo também para facilitar a recuperação. Antes, no domingo (28), a presidenta viajou para o Rio de Janeiro onde participou da Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude, que marcou o encerramento do evento e a despedida do papa Francisco do Brasil.

A FARRA DOS SUPLENTES



DO BLOG DE HERÓDOTO BARBEIRO
 São 16 suplentes que não receberam nenhum voto popular e decidem em nome do povo. São os suplentes de senadores, uma nova modalidade de senador biônico. Sete já ficaram no cargo mais tempo que os próprios titulares. Uma das reivindicações das passeatas que bateram na porta do Congresso, em junho, está o fim dos suplentes, geralmente financiadores da campanha ou parentes do titular. O Senado, que continua de costas para o povo, apresentou uma proposta de acabar com o segundo suplente e manter o primeiro, ou seja, o financiador.
Estão enrolando porque se as propostas de mudanças não forem aprovadas até o dia 4 de outubro, não valem para a eleição do ano que vem, ou seja, tudo fica como está. O sistema representativo brasileiro está em xeque e nem por isso suas excelências estão dispostas a cortar seus privilégios.

GASTEM A VONTADE . NÓS PAGAMOS

  Em apenas 12 meses, o Tribunal Regional de Eleitoral de Minas Gerais desembolsou mais de R$ 1,5 milhão com diárias. O valor gasto com esse benefício supera os gastos do tipo feitos por todas as demais cortes eleitorais do País em 2011 e 2012. O cenário levou o advogado Paulo Gustavo de Freitas Castro a fazer representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com pedido de liminar para que sejam definidos limites para o pagamento de diárias a cada servidor. O conselheiro José Lúcio Munhoz intimou o TRE para que se pronuncie sobre o caso. O prazo para a Justiça Eleitoral se manifestar terminou na sexta-feira, mas as informações não chegaram ao CNJ.
(Blog do magno martins)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

IDH NOS MUNICÍPIOS CRESCE 47,5 %


O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal brasileiro subiu 47,5% nas últimas duas décadas, saindo da classificação "muito baixo" para o nível considerado "alto".
Essa é a uma das principais conclusões do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, pesquisa da ONU feita com a ajuda do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), subordinado à Presidência da República, e da Fundação João Pinheiro, do governo de Minas Gerais. O estudo foi divulgado hoje.
Os dados foram calculados usando os Censos de 1991, 2000 e 2010 --e não captam, portanto, o governo Dilma Rousseff.
Um número que exemplifica o novo cenário é a quantidade de municípios de IDHM "muito baixo". Em 1991, eram 85%. Hoje, são apenas 0,6%. Já a quantidade de municípios brasileiros com IDHM "muito alto" saltou de 0 em 1991, 133 em 2000 (2,4%) para 1.889 (33,9%) em 2010. Isso significa que um a cada três municípios do Brasil hoje tem IDHM "alto".
O IDHM é uma versão local do IDH, o índice social sintético usado pela ONU para avaliar o grau de desenvolvimento humano em países e considerado um contraponto a outras estatísticas --como o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo.
Tanto o IDH quanto o IDHM usam três dimensões (Longevidade, Renda e Educação) para criar um número que vai de 0 (pior) a 1 (melhor). No entanto, as variáveis globais e locais de cada categoria são diferentes, impedindo que eles sejam comparáveis.
Segundo os atuais critérios, o IDHM brasileiro em 1991 era de 0,493 (próximo do teto da classificação "muito baixo", que é 0,500).
Após quase dez anos, comandado no plano federal pelos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o índice subiu 24,1% e chegou a 0,612 --ou "médio", segundo a escala estabelecida.
Na década seguinte, dominada pelos governos petistas de Lula, o número continuou crescendo, ainda que de maneira menos acelerada (18,7%), e alcançou em 2010 0,727, quebrando a barreira de 0,700 a partir da qual o IDHM é tido como "alto".
Dentre as três dimensões, a que tem o menor "hiato", ou seja, a mais próxima da nota máxima de 1, é longevidade (esperança de vida ao nascer). Seu índice é de 0,816. Em seguida está a renda (renda mensal per capita), com 0,739, seguida então da educação (0,637).
No entanto, em termos de crescimento, a última é que tem o melhor desempenho (aumentou 128,3% nos últimos 20 anos). Em grande medida, esse aumento é explicado pelo baixo patamar do qual o número saiu: 0,279 em 1991.
A categoria é ainda a que passou pela principal mudança metodológica na publicação deste ano. Antes, ela era medida pela taxa bruta de frequência escolar. No entanto, os pesquisadores entenderam que o país já ultrapassou a fase que a mera frequência era o aspecto mais relevante da dimensão e passaram a contar a evolução dos alunos no ciclo escolar.
O índice da categoria agora é uma média da porcentagem de crianças de 0 a 6 anos na escola, da porcentagem das crianças de 11 a 13 anos nos anos finais do fundamental, da porcentagem de adolescentes de 15 a 17 anos com fundamental completo e da porcentagem de adultos entre 18 a 20 anos com médio completo.
Com a publicação do novo Atlas já sob o novo cálculo, os IDHMs anteriores ficam desconsiderados.
MELHORES E PIORES
O Atlas permite ranquear os municípios tanto em relação ao IDHM quanto às suas dimensões.
Após dez anos, as três primeiras posições da lista continuam inalteradas: em primeiro lugar está São Caetano do Sul (SP), com IDHM de 0,862. Em seguida vem Águas de São Pedro (SP), com 0,854. Depois aparece Florianópolis (SC), com 0,847 --é a capital melhor colocada.
Já as três piores são Melgaço (PA), com IDHM de 0,418, seguida de Fernando Falcão (MA), com 0,443 e Atalaia do Norte (0,450).
Dentre as Unidades da Federação, o Distrito Federal (0,824) é a primeira. Mas o caso do DF, por ter uma população pequena e com forte presença de funcionários públicos federais, é considerada uma exceção. O Estado com melhor IDHM é São Paulo (0,783), seguido por Santa Catarina (0,774).
Com informações da Folhaonline