sábado, 21 de setembro de 2013

SPORT PERDE DO PALMEIRAS 2 X 1


POSTADO POR NE 10

Ilustração/NE10
O jogo Palmeiras x Sport, neste sábado, no Pacaembu, teve um dono: Wesley. O meio-campista do Verdão marcou um gol no início de cada tempo e decidiu a partida em favor do líder da Série B. Rithely descontou no final da segunda etapa, mas não deu para empatar: 2 x 1. Com o resultado, o Leão permanece com 37 pontos - fora do G4 do torneio. Já a equipe de Gilson Kleina alcança os 55 pontos e segue nadando de braçada na segundona. Mantém a ponta disparada da competição e encaminha, rodada após rodada, seu retorno à divisão de elite.
Apesar da derrota, a rodada ajudou o  Sport. À exceção óbvia do Palmeiras, todos os outros times do G4 perderam: Joinville, Chapecoense e Paraná. Desta maneira, o time continua a quatro pontos do grupo de elite. Mas acabou sendo ultrapassado pelo Icasa, agora com 38, e viu o Avaí chegar - também com 37.

Ficha do Jogo
Palmeiras: Fernando Prass; Luis Felipe, Henrique, Vilson e Juninho; Márcio Araújo, Wesley (Eguren) e Valdivia; Ananias, Vinicius e Alan Kardec (Charles). Técnico: Gilson kleina.
Sport: Magrão; Toby, Pereira e Vinícius Simon; George Lucas (Chumacero); Anderson Pedra (Aílton), Rithely, Lucas Lima (Oswaldo) e Marcelo Cordeiro; Felipe Azevedo e Marcos Aurélio. Técnico: Geninho.

Série B. Local: Pacaembu, São Paulo. Horário: 16h20. Árbitro: Celio Amorim  Auxiliares: Helton Nunes e Rafael da Silva Alves. Cartões amarelos: Rithely, Pereira, Felipe Azevedo(Sport), Wesley (Palmeiras); Cartão vermelho: Tobi (Sport); Gol: Wesley (a  1 do 1ºT e aos 9 do 2ºT); Rithely (aos 35 do 2ºT).

DIRCEU FOI AO VELÓRIO DE EX-MULHER


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu esteve no velório de sua ex-mulher Marcia de Fátima Ramos, 54, falecida nesta sexta-feira 20, vítima de um câncer no pâncreas. O petista, condenado no processo do mensalão, estava em Brasília e foi às pressas para Embu das Artes, onde a ex-mulher foi velada e cremada.
Dirceu chegou ao local discretamente, sem passar pelos amigos de Marcia. Ele ficou numa sala em separado apenas com os familiares.

O corpo da ex-mulher de Dirceu chegou ao cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu, por volta das 22h. O ex-ministro chegou uma hora depois e deixou o velório em torno de 2h.

Marcia morreu à tarde, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em após um câncer no pâncreas. Ela era mãe de uma das filhas do ex-ministro.

Fonte: Agência Estado

ATAQUE TERRORISTA NO QUÊNIADEIXA 30 MORTOS E 60 FERIDOS


4f0282ce777b6afd5d66e8bd2b96e341.jpg
Ao menos 30 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em atentado em centro comercial de cidade queniana
Foto: AFP

Ao menos 30 pessoas morreram e 60 ficaram feridas neste sábado (21) em um ataque cometido por homens armados em um centro comercial de Nairóbi, onde tomaram clientes como reféns, informou a polícia.

"O balanço é de 30 mortos e 60 feridos. Isso inclui as pessoas que morreram no local e as que faleceram no hospital", indicou um funcionário de alto escalão da polícia.

Um grupo armado e encapuzado invadiu o centro comercial Westgate Mall, um dos mais luxuosos de Nairóbi, cuja clientela é formada principalmente por quenianos ricos e estrangeiros.

Os criminosos dispararam e lançaram granadas contra a clientela cosmopolita - composta por africanos, indianos e ocidentais - e contra os funcionários do shopping.

Unidades de elite do exército queniano foram mobilizadas para reforçar as forças policiais no local e ajudar na retirada dos clientes e dos funcionários do centro comercial, que era sobrevoado por helicópteros.

Segundo uma fonte de segurança, policiais e soldados quenianos conseguiram isolar e encurralar os sobreviventes do grupo armado dentro do centro comercial.

"Os criminosos foram isolados e estão encurralados em uma área em um dos andares. O resto do shopping parece estar seguro", afirmou a fonte à AFP no local.

Os criminosos, que ainda não tiveram sua identidade divulgada, mas que falam em árabe ou somali, segundo testemunhas, invadiram ao meio-dia o centro comercial Westgate Mall.

Muito movimentado nos fins de semana, o local é citado regularmente como possível alvo de grupos relacionados à Al-Qaeda, como os insurgentes somalis shebab.

Este tipo de ataque é algo que nunca havia ocorrido na capital queniana e pode ser o atentado mais sangrento desde o ataque suicida da Al-Qaeda de 1998, que teve como alvo em agosto daquele ano a embaixada americana em Nairóbi e que deixou mais de 200 mortos.

"Atrás do centro comercial há 13 cadáveres, em diferentes lugares. Meus colegas que estavam nos andares superiores dizem que há mais cadáveres, mas eu vi 13", havia declarado à AFP um funcionário policial no local.

Uma jornalista da AFP-TV viu três cadáveres em frente ao shopping e dois em seu interior. Feridos e ensanguentados, pais com seus filhos nos braços, assustados e nervosos, saíam em desespero do edifício de quatro andares.

As forças de segurança avançavam loja por loja para retirar as pessoas escondidas e buscar os homens armados, mascarados e vestidos de preto, segundo as testemunhas, que tinham em seu poder sete reféns.

"São sete reféns, está confirmado", havia declarado à AFP um policial no local. Mas o número de reféns pode ser maior, devido à quantidade de pessoas que estavam no local durante o ataque e pela extensão do centro comercial.

O Westgate Mall é um labirinto de lojas de todo o tipo, onde é muito fácil se esconder. Segundo uma testemunha, os criminosos executaram clientes. Este centro comercial, aberto em 2007 e próximo à sede local das Nações Unidas, tem restaurantes, cafés, bancos, um grande supermercado e várias salas de cinema que atraem milhares de pessoas todos os dias.
Fonte: AFP

REUNIÃO TENSA


Foi tensa a reunião de Dilma com Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e César Borges (Transportes) sobre os próximos leilões de rodovias. A presidente reclamou da ausência de concorrentes na disputa pela BR-262 (MG-ES) na semana passada.
Dilma lembrou que, quando era chefe da Casa Civil, no governo Lula, todas as concessões tiveram vários competidores. No final, anunciou que vai decidir pessoalmente as datas e quais rodovias estarão nos próximos leilões. (Folha de S. Paulo – Vera Magalhães)

FALTOU EDUARDO COMBINAR COM O SUPREMO



As más línguas dizem que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deu o mais importante gesto de sua candidatura presidencial até o momento, ao anunciar nesta semana a entrega de cargos no governo Dilma. Mas errou na data do anúncio.
Isso porque o socialista escolheu justamente a semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela continuidade do julgamento do mensalão, com a aceitação de novos recursos para os réus condenados com placar apertado.
Por isso, avalia um aliado, o que deveria configurar um anúncio velado de sua candidatura, com direito a uma boa repercussão, acabou se acabou se perdendo em meio a notícias sobre o destino dos réus do mensalão. (Portal IG - Poder Online - Clarissa Oliveira)

VITAL DO RÊGO DEVERÁ SUBSTUIR FBC NA INTEGRAÇÃO



Novo ministro da Integração Nacional será do PMDB; Senador Vital do Rêgo é o mais cotado
Foto: Agência Senado
O nome mais cotado, com ampla vantagem para substituir Fernando Bezerra Coelho, é o do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Ele concorre com o ex-prefeito de Arapiraca-PB e ex-ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa ou de Arapiraca (PMDB-PB), como é conhecido. A preferência pelo senador, está no fato de o segundo postulante ser uma indicação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A intenção de indicar Vital é “acalmar” a base do PMDB, que deseja retomar o cargo, ocupado pelo baiano Geddel Vieira Lima no governo Lula, e tem ameaçado se rebelar contra a líder nacional.
 
A escolha do senador também tem outros motivos. Ele é nordestino e agradaria ao Senado e à Câmara dos Deputados, já que a mãe, Nilda Godim, é deputada federal pelo PMDB da Paraíba. Outro motivo é o fato de Vital do Rêgo estar no primeiro mandato de oito anos como senador, o que não obrigaria Dilma a trocar novamente o ministro em 2014, visto que ele não precisa ser candidato à reeleição. Os congressistas cravaram que a chance do ministério ser do PMDB é de 100%. Quanto ao nome do novo integrante da Esplanada dos Ministérios ser Vital do Rêgo, o índice está bem avançado.

PARTIDO DE MARINA CORRE RISCO DE NÃO SER LEGALIZADO NO PRAZO CORRETO



 A Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu ontem parecer sobre o registro da Rede Sustentabilidade em que impõe barreiras à criação do partido, que corre contra o tempo para disputar a eleição de 2014.
No texto, o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, diz que a sigla que a ex-senadora Marina Silva pretende fundar para concorrer à Presidência da República "ainda não demonstrou o caráter nacional" exigido pela lei, por ter apresentado menos assinaturas de apoio que o determinado na legislação.
Diz também que seria "ínfimo" o prejuízo ao regime democrático da não participação da nova legenda na eleição do ano que vem, "se comparado com o dano que causaria o registro de um partido sem efetivo âmbito nacional comprovado".
Marina é a segunda colocada nas pesquisas de intenção de voto para o Planalto. Para que a ex-senadora dispute a eleição presidencial pela Rede, a sigla precisa estar oficializada até 5 de outubro. (Folha de S.Paulo - Paulo Gama)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MENINA DE 15 ANOS É ESTUPRADA E MANTIDA EM CÁRCERE POR 5 DIAS, EM GO


Do G1 GO



Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida há cinco dias, conseguiu fugir de uma casa onde era mantida em cárcere privado por dois homens, em Goianésia, a 173 quilômetros de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, a menor foi estuprada e escapou durante um descuido dos suspeitos, na quinta-feira (19).
A garota buscou ajuda no Conselho Tutelar da cidade e foi levada até a delegacia. Lá, indicou ao delegado Marco Antônio Maia, responsável pelas investigações, que estava em uma casa no bairro Muniz Falcão. “Ela contou tudo o que aconteceu e fomos até o local. Aí encontramos e prendemos os dois suspeitos, de 22 e 26 anos. Eles não têm ligações com a menor, que foi abordada no meio da rua”, explicou ao G1.
Ainda segundo o delegado, um terceiro suspeito é procurado pela polícia. “Esse homem teria pago R$ 100 para manter relações sexuais com a menina, que foi abusada durante os cinco dias em que permaneceu sob o poder dos criminosos”, disse Maia. A dupla presa foi atuada em flagrante por estupro na forma continuada e cárcere privado.
Após prestar depoimento, a adolescente foi encaminhada para o Hospital Municipal de Goianésia, onde permanece internada. De acordo com a unidade, ela passa bem e é submetida a exames.

PRÉVIA DA INFLAÇÃO PARA SETEMBRO É DE 0,27 %

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – A prévia de setembro da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou taxa de 0,27%. O índice é superior ao 0,16% observado na prévia do mês anterior. O dado foi divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta foi puxada principalmente pelos gastos com transportes, que subiram 0,3% na prévia de setembro. Na prévia de agosto, esse grupo de despesas havia registrado deflação (queda de preços) de 0,3%. Somente a alta de preços de 16,08% das passagens aéreas responderam por quase um quarto da inflação da prévia de setembro.
Os alimentos, que também haviam registrado deflação (-0,09%) em agosto, passaram a ter alta de preços (0,04%) em setembro. A inflação do grupo alimentação e bebidas foi puxada pelos aumentos de preços de produtos como pão francês (2,8%), farinha de trigo (2,68%), macarrão (1,46%), leite longa vida (2,34%) e frutas (1,88%).
Os demais grupos registraram as seguintes taxas na prévia de setembro: habitação (0,53%), artigos de residência (0,52%), vestuário (0,37%), saúde e cuidados pessoais (0,56%), despesas pessoais (0,16%) e educação (0,12%). Apenas o grupo comunicação registrou deflação (-0,07%).
No acumulado de 2013, a taxa está em 3,97%, acima da observada em igual período do ano passado (3,81%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chega a 5,93%, inferior ao índice dos 12 meses imediatamente anteriores: 6,15%.

BRASIL EM "CRISE" CRIA 127 MIL EMPREGOS EM AGOSTO. KKKKKKKK

:
 Resultados concretos da economia voltam a derrubar pessimistas; índice de emprego no mês passado sobe 26,46% em relação a desempenho de agosto de 2012; nos oito primeiros meses deste ano, País criou mais de 1 milhão de empregos formais, com carteira assinada; serviços, comércio e indústria lideram tabela; será que não há mesmo nada a comemorar?

SENAI : ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES NOS SEUS VESTIBULARES

Termina neste domingo (22) o prazo para as inscrições para o vestibular dos cursos Técnicos SENAI 2014. Ao todo, a Instituição está oferecendo 1.466 oportunidades em todo o Estado, em 17 opções de cursos oferecidos nas modalidades concomitante – manhã e tarde (para quem tem entre 16 e 22 anos, e fará o curso técnico e o Ensino Médio juntos) e subsequente - noite (para quem já tem o Ensino Médio e pode ter mais de 22 anos).
As inscrições estão sendo realizadas de forma online, pelos sites www.mrvc.net/senai ou www.pe.senai.br. Quem já fez a inscrição precisa correr para pagar o boleto e garantir a participação no concurso, a taxa é de R$ 20 e o pagamento pode ser realizado até a segunda-feira (23). As vagas são para as Escolas Técnicas SENAI de Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo e Paulista (no Recife e Região Metropolitana), Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru (localizadas no Agreste) e Petrolina (Sertão do Estado).
Todas as oportunidades são para os cursos de Administração, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Vestuário e Segurança do Trabalho. Os cursos de Mecânica, Fabricação Mecânica e Soldagem, que não estavam no edital 2013, agora são também oferecidos pelo SENAI PE.

EDUARDO ASSINA CONTRATO PARA TRATAMENTO SANITÁRIO DE BELO JARDIM

 O governador assinou em Belo Jardim, o primeiro contrato para tratamento sanitário do município. Orçado em R$ 750 milhões, o projeto faz parte do Programa de Saneamento Ambiental da bacia do rio Ipojuca (PSA-Ipojuca), que conta com recursos da ordem de US$ 330 milhões (cerca de R$ 757 milhões), oriundos de um empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
"Para cada um real investido no esgotamento sanitário, economizamos quatro reais no tratamento de doenças. A economia sobe para R$ 20 se levarmos em conta a baixa de produtividade das pessoas que deixam de trabalhar por doenças transmitidas, sobretudo, pela falta de tratamento da água", destacou o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo.
O projeto de Esgotamento Sanitário de Belo Jardim deve estar pronto em 60 dias, quando será lançado o edital de licitação. O prazo de conclusão da obra, que beneficiará cerca de 60 mil pessoas, está previsto para o final de 2014. "Essa não é uma obra de um governo, mas desta geração e das outras que virão", cravou Eduardo.

BELO JARDIM, INICIA A CONSTRUÇÃO DA 4 ª UPAe DO AGRESTE


Em seis meses a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAe) de Belo Jardim estará pronta para atender à população. Nesta sexta-feira (20/09), o governador Eduardo Campos assinou a Ordem de Serviço para construção da 4ª unidade situada no Agreste pernambucano, do total de 15 unidades que estão sendo erguidas em todo o Estado. O evento foi realizado às margens da BR-232, Km 180, onde será construída a nova unidade de saúde. Na ocasião, o governador ainda liberou R$ 750 milhões para execução do primeiro projeto de esgotamento sanitário da cidade. 
Com investimentos de quase R$ 13 milhões, a UPAe Belo Jardim  se soma as de Limoeiro, Caruaru e Garanhuns, essa última já em funcionamento. "Aqui nesta unidade serão beneficiados oito municípios e mais de 270 mil pessoas que moram nesta região", detalhou o governador, ressaltando que as UPAEs são ferramentas fundamentais para solucionar um dos principais "calos" da saúde pública, que é a baixa oferta de consultas e exames especializados.
A unidade de Belo Jardim contará com ambulatório de especialidades médicas, com consultas em diversas áreas e um moderno centro de exames e diagnósticos. O secretário de Saúde, Antônio Figueira, creditou a interiorização da assistência pública de saúde à nova política de redistribuição do ICMS instituída na atual gestão. "Foi através desse pacto pela saúde de todos os pernambucanos, do Litoral ao Sertão, que conseguimos realizar o maior investimento simultâneo na área. São R$ 200 milhões para construir 15 UPAEs iguais a estas", informou Figueira.
Prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, agradeceu as importantes obras que estão sendo tocadas no município com a parceria do Governo do Estado, a exemplo da Escola Técnica Estadual e da UPAE. "Do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) estão aflorando todas as obras e os empregos também. E o nosso desenvolvimento e do nosso País só será possível por meio do investimento e não mais pelo consumo", reconheceu Mendonça. O FEM foi anunciado pelo governador Eduardo Campos no encontro entre o Governo do Estado e Prefeituras, no Juntos por Pernambuco, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro deste ano. O total do repasse é de R$ 228 milhões.

EDUARDO DIZ QUE CABE AO PT DECIDIR SOBRE CARGOS NO ESTADO

 


















Dois dias após anunciar a entrega dos cargos que tem no Governo Federal, o governador Eduardo Campos, presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, jogou para o PT a responsabilidade de decidir se continua nas administrações pessebistas nos estados e nos municípios.

"Essa é uma decisão que vai caber ao Partido dos Trabalhadores tomar. Respeitarei qualquer uma das decisões que ele venha a tomar", afirmou o governador nesta sexta-feira (20), após visitar um navio japonês que trouxe para o Porto de Suape, em Ipojuca, as primeiras prensas da fábrica da Fiat que está sendo construída no Litoral Norte de Pernambuco.(Do blog de magno martins)

POLO AUTOMOTIVO DE PERNAMBUCO RECEBE PRIMEIRAS PRENSAS



O governador Eduardo Campos acompanhou o desembarque da primeira de duas linhas de prensas destinadas à fábrica da Fiat no Polo Automotivo de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. A chegada do equipamento se deu no Cais 05 do Complexo Portuário de Suape, na manhã desta sexta-feira (20/09).   

O equipamento, que será montado por técnicos do fornecedor e da Fiat, vai ser transportado em 300 viagens rodoviárias, sendo 80 utilizando veículos especiais de transporte. Para Eduardo, a chegada das prensas é “um fato muito importante, é exatamente o coração dessa fábrica, que é um empreendimento estratégico para a economia pernambucana. A partir do dia 07 de outubro ela sai de Suape para Goiana”, disse o governador, lembrando que o material passará pelos trâmites de alfândega nos próximos dias. 

Segundo informações da Fiat, a prensa Komatsu HTL é um equipamento de alto desempenho e potência, capaz de produzir até 16 golpes por minuto, com um impacto de 2,5 mil toneladas. São seis unidades distintas enfileiradas, com uma chapa de aço numa extremidade. O primeiro golpe dá forma à peça, que vai ganhando seus contornos definitivos ao ser moldada nas unidades seguintes. A segunda linha de prensas chega dentro dos próximos meses.

GRE AGRESTE MERIDIONAL PROMOVE AULÃO NESTE SÁBADO

Dando continuidade às ações de fortalecimento da aprendizagem dos estudantes nas escolas públicas da região, a GRE Agreste Meridional promove neste sábado (21) um mega evento educacional para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual. Trata-se do I Aulão presencial 2013, uma ação que beneficiará cerca de 1.500 estudantes de 23 municípios.
O objetivo é preparar ainda mais os alunos das escolas estaduais para enfrentar os exames de seleção necessários ao ingresso no ensino superior. Neste sentido, uma equipe de professores da rede preparou aulas com metodologias inovadoras e atrativas que irão envolver os participantes na resolução de questões do ENEM e outros exames.
O Aulão acontecerá em quatro polos pelo Agreste Meridional. As cidades de Águas Belas, Lajedo, São Bento do Una e Garanhuns receberão os alunos dos demais municípios. Cada polo irá oferecer duas disciplinas neste primeiro momento. De acordo com o planejamento, outros quatro encontros neste formato serão promovidos nos próximos meses.  A intenção é que haja um revezamento entre os professores nos polos de forma que cada um seja contemplado com todas as disciplinas exigidas nos principais vestibulares.
Em Garanhuns, o Aulão deste sábado acontecerá no auditório da Rádio Jornal, em dois horários diferentes devido à quantidade de participantes. Estudantes das cidades vizinhas (previamente avisados) devem comparecer das 08h:00 às 12h:20min no local. Já o horário para estudantes da sede será de 13h:00 às 17h:20min. Nos outros polos, o Aulão acontece apenas no horário da manhã.

FBC SE REÚNE COM LULA EM SÃO PAULO

 









Ainda ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB) desembarca nesta sexta-feira (20) em São Paulo, aonde vai se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quinta-feira, o ministro entregou o cargo à presidente Dilma Rousseff (PT) que, no entanto, lhe pediu que permaneça no posto até a próxima sexta-feira (27).

Ao Valor Econômico, Fernando Bezerra afirmou que agradecerá a Lula pelo apoio dado durante sua gestão à frente da pasta. É provável, entretanto, que os dois tratem do cenário político e eleitoral para o ano que vem, quando o então ministro pretende disputar o Governo de Pernambuco.

No encontro com Dilma, Fernando Bezerra ouviu que a presidente ficou surpresa com a decisão do PSB e admitiu que não esperava deixar o cargo agora, mas em janeiro ou fevereiro do ano que vem. Apesar disso, garante ter votado a favor do desembarque do PSB e descartou a possibilidade de qualquer mudança de cenário que o mantenha no posto.

“A presidente disse que ia para os Estados Unidos e que faria algumas avaliações. Então, pediu para que eu fique até a próxima sexta-feira no cargo para depois voltarmos e conversar para prepararmos a transição”, afirmou.

Após a visita a Lula, o ministro passa o fim de semana em Petrolina, onde vive sua família. Na segunda-feira, retoma as atividades em Brasília. Na próxima quinta-feira cumpre agenda do ministério em Pernambuco e no Ceará e no dia seguinte volta a se encontrar com Dilma.
(Do blog de magno martins)

INOCÊNCIO OFICIALIZA RETIRADA DA CANDIDATURA EM 2014

















 
O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) oficializou, em uma rede social o que já se antecipava a divulgar a imprensa da capital. Que não seria candidato a reeleição em 2014. vejam a postagem:

“Olá, queridos amigos blogueiros e twitteiros que me honram com seu acesso.

Na sexta-feira, 13/09, tive uma reunião, sozinho, com o governador Eduardo Campos, onde comuniquei que não seria mais candidato. [...] Nessa reunião, o governador preocupou-se muito e me disse que se eu quisesse ser candidato, ele me ajudaria a me eleger, mesmo sem sair de casa, pois tenho uma liderança muito forte no interior.

Informei-o que não tinha mais esse desejo, pois do mesmo jeito que ajudei a fazer grandes mudanças econômicas em Pernambuco, precisava fazer as mudanças políticas. Estava na fase de renovação e acho que já cumpri meu dever para com os municípios que represento e para com Pernambuco e para com o Brasil.

Na segunda-feira, 16/09, compareci à reunião com o governador Eduardo Campos, juntamente com o Secretário de Turismo, Alberto Feitosa, deputado estadual Sebastião Oliveira, Rogério Leão, ex-prefeito de São José de Belmonte, e o presidente do Porto do Recife, o ex-deputado José Marcos de Lima.

Essa reunião foi muito proveitosa, onde decidimos que o deputado Sebastião Oliveira seria o candidato a deputado federal, Alberto Feitosa e Rogério Leão seriam candidatos a deputado estadual.”

ARMANDO " SE DILMA É CANDIDATA ESTOU COM ELA"



''Eu estou na base de Dilma no Congresso e se ela é candidata à reeleição, está clara a realidade. Estou do lado dela”
Do Diario de Pernambuco - Aline Moura
 O senador Armando Monteiro Neto, cotado como candidato do PTB ao governo do estado, revelou ao Diario de Pernambuco, ontem, apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A resposta incisiva do parlamentar - num momento em que a maioria das lideranças políticas esconde as cartas -, foi dada um dia depois de o PSB, liderado pelo governador Eduardo Campos, entregar os cargos que tinha no governo federal e se dizer livre para lançar ou não um palanque presidencial.

Segundo Armando Neto, o PSB entregou os cargos, mas não lançou a candidatura de Eduardo ao Palácio do Planalto. Isso significa, para ele, só haver um nome concreto discutido na base aliada.
“Se você me perguntar se eu sou azul ou vermelho, eu respondo porque não sou homem de tergiversar. Eu estou na base de Dilma no Congresso e se ela é candidata à reeleição, está clara a realidade. Estou do lado dela”, afirmou, ressaltando que o governador ainda não é presidenciável e permanece na base dilmista no Senado e na Câmara Federal.

LULA VENCERIA DILMA NUMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL



 Uma pesquisa divulgada nesta semana no Paraná trouxe um dado que movimentou as conversas em rodas petistas. Foi traçado um cenário no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentaria a presidente Dilma Rousseff na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo Ricardo Galhardo, no blog Poder Online..
O resultado, aponta o levantamento, seria uma vitória de Lula por 56,86%, sobre 17,08% de sua sucessora. Quem fez a medição foi o Paraná Pesquisa Especialista em Opinião Pública, que ouviu 2.502 eleitores em 169 municípios, entre os dias 10 e 15 de setembro.
(PUBLICADO NO BLOG DE MAGNO MARTINS)

EDUARDO ACOMPANHA EM SUAPE AO DESEMBARQUE DAS PRIMEIRAS MAQUINAS DA FIAT


            O governador Eduardo Campos vai nesta sexta-feira (20/09), ao Porto de Suape acompanhar o desembarque das primeiras máquinas que formarão a linha de montagem da fábrica da Fiat. O equipamento - duas linhas de prensa – que foi produzido pela empresa japonesa Komatsu, passará pelos trâmites de alfândega nos próximos dias e deve iniciar sua transferência para a planta da Fiat no dia 7 de outubro. Será uma operação logística de grande porte, que envolverá cerca de 300 viagens rodoviárias, das quais 80 utilizando veículos especiais de transporte. 
A prensa Komatsu HTL é um equipamento de alto desempenho e potência, capaz de produzir até 16 golpes por minuto, com um impacto de 2,5 mil toneladas. É definido pelos técnicos como o coração de uma fábrica de automóveis. É utilizado para transformar chapas de aço planas em peças de um automóvel, começando pela lataria.
            O equipamento será montado por técnicos do fornecedor e da Fiat. Nos próximos meses, chegará ao mesmo Porto de Suape a segunda linha de prensas.

APENAS METADE DO RECIFENSE APOIA GOVERNO DE GERALDO

Apenas metade dos recifenses aprova Geraldo, revela Opinião gj gde 
Próximo de completar 10 meses no cargo, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), só tem, hoje, a aprovação de metade dos recifenses. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), contratada com exclusividade por este blog, apenas 50,2% da população está satisfeita com o seu governo.

Comparado com João da Costa (PT), que encerrou seu mandato com 38% de aprovação e 49% de reprovação, Geraldo não está numa posição confortável. Os que desaprovam seu governo nesses oito meses de gestão são 36,5%, enquanto 13,3% não responderam ou disseram não saber avaliar.

O prefeito tem as maiores taxas de rejeição na classe, entre os formadores de opinião. Entre os eleitores com grau de instrução superior o percentual de insatisfação chega a 42%. Já entre os eleitores com renda superior a dez salários mínimos, o percentual é de 37% e entre os que ganham de cinco a 10 salários, 40,6%.(BLOG DO MAGNO MARTINS)

FAZENDEIRO PEGA 30 ANOS DE CADEIA PELA MORTE DE DOTOTHY STANG



 O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi condenado no final da noite de ontem a 30 anos pela morte da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005. O advogado do réu disse que vai informar o Tribunal nesta sexta-feira que tem interesse em recorrer da decisão.
O julgamento de ontem foi o quarto pela mesma acusação. Nos três julgamentos anteriores, Bida foi absolvido uma vez e condenado duas vezes. No último, em 2010, Bida foi condenado a 30 anos de prisão, mas o STF (Supremo Tribunal Federal) anulou o julgamento em maio deste ano, sob o entendimento de que a defesa do fazendeiro havia sido cerceada.
Bida era dono de um lote de terra em Anapu (a 766 km de Belém) visado por Dorothy para a criação de um assentamento. Cinco pessoas são acusadas de participar do crime: além de Bida, Regivaldo Galvão, o Taradão, também foi condenado como mandante, mas foi solto por força de habeas corpus em 2012.
Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista foram condenados, respectivamente, como autor e coautor do homicídio. Amair Feijoli, o Tato, foi acusado de ser o intermediário entre os executores e os mandantes. (Folha Online)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ATRIZES DA GLOBO VESTEM PRETO EM PROTESTO. KKKKK

Algumas das atrizes da Rede Globo se vestiram de preto hoje, segundo elas por amor ao Brasil.
Elas protestavam contra o voto de Celso de Melo, que vai permitir uma nova oportunidade de defesa aos réus da ação AP 470.
Aliás voto esse que vai de encontro as leis do país.
Elas deveriam era protestar contra os seus patrões que sonegaram quase 1 bilhão de reais em impostos.

FBC CONTINUA NO GOVERNO

Fernando Bezerra Coelho, apresentou hoje (19) à Dilma Rousseff pedido de demissão do cargo, mas ela pediu nova reunião após viagem aos EUA (Foto: Renato Araújo/ABr)

Agência Brasil (Brasília) – O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresentou hoje (19) à presidente Dilma Rousseff pedido de demissão do cargo. A presidente Dilma, no entanto, pediu que o ministro aguardasse o seu retorno da viagem a Nova York para a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para a semana que vem.
De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, durante o encontro, que durou cerca de 30 minutos, Dilma pediu que o ministro se reunisse com ela novamente após a viagem. Até lá, Fernando Bezerra continua no cargo. “A presidenta pediu para discutir de novo esse tema depois da viagem a Nova York”, disse Traumann.
Dilma viaja neste domingo (22) para os Estados Unidos e fará o discurso de abertura da assembleia no dia 23, devendo retornar ao Brasil quarta (25) ou quinta-feira (6) da próxima semana.
Ontem (18), o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, informou à presidenta que o partido entregará os cargos que ocupa no governo. A decisão foi tomada após encontro da executiva nacional do partido. Em carta entregue a Dilma, o partido “declina de sua participação no governo, entregando os cargos que ora ocupa”.
O documento destaca que a decisão não significa antecipação de posicionamento que o PSB adotará no pleito eleitoral que se avizinha“ e diz que o partido “permanecerá, como agora, em sua defesa [da presidente Dilma] no Congresso Nacional “.

NO RIO, GAROTINHO E DILMA LIDERAM COM FOLGA

247 – Uma pesquisa de intenção de votos no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do País, depois de São Paulo e Minas Gerais, traz boas notícias para o deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) e para a presidente Dilma Rousseff. Os dois lideram com folga no estado.
Realizado pelo instituto UP Pesquisas, o levantamento ouviu 2.011 eleitores em todas as regiões do Rio. Para governador, os resultados, divulgados em primeira mão pelo 247, são os seguintes:
Anthony Garotinho (PR)      24%
Marcelo Crivella (PRB)         18%
Lindbergh Farias (PT)          14%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) 5%
Bernardinho (PSDB)             2%
Miro Teixeira (PDT)              1% 
No Rio, o vice-governador Pezão é negativamente afetado pela péssima avaliação do governador Sergio Cabral, que tem 51% de ruim e péssimo. O índice de ótimo é de apenas 2%.
Na sondagem presidencial, a presidente Dilma Rousseff tem também boa vantagem: 
Dilma Rousseff (PT)                          37%
Marina Silva (ainda sem partido)    23%
Aécio Neves                                        8%
Eduardo Campos                                3%
Os eleitores foram ouvidos entre os dias 9 e 11 de setembro deste ano.

CID GOMES DIZ QUE PSB DECIDIU "COM O FÍGADO"



Governador do Ceará cogita ir para o PROS (Foto:Reprodução/Internet)
A decisão do PSB de deixar o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi classificada pelo governador do Ceará, Cid Gomes, como uma atitude tomada “com o fígado”. O gestor foi o único dirigente do comando do seu partido a discordar da entrega dos cargos que os socialistas ocupavam na gestão petista. Por conta disso, Gomes indicou que o seu grupo político pode migrar da legenda para o PROS, partido em vias de criação que reunirá apoiadores da tentativa de reeleição de Dilma Rousseff.
“Me deparo se devo fazer política com razão ou com a emoção. Eu estava enxergando ali, naquela hora, política com fígado, que não é recomendado. Aquela reunião refletiu muito fígado, muita mágoa, muita queixa e um momento pontual do partido”, disparou Cid Gomes.

O governador do Ceará e o seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, defenderam desde o início desse debate a manutenção da aliança entre o PSB e o PT. Os irmãos Ferreira Gomes, inclusive, foram acusados de “jogar contra a legenda” por alguns de seus correligionários.
Há especulação de que fora justamente Ciro Gomes quem antecipou à Dilma a posição do PSB de deixar o governo e iniciar a pavimentação de uma candidatura presidencial própria, com o governador Eduardo Campos.(Do blog da folha)

FERRO DEFENDE ENTREGA DOS CARGOS DO PT EM PE






















O deputado federal Fernando Ferro (PT) defendeu, nesta quinta-feira (19), que o Partido dos Trabalhadores abandone os cargos que possui na esfera estadual devido à decisão tomada ontem pelo PSB de entregar os cargos que até então ocupa no Governo Federal, uma atitude que, de acordo com o petista, seria 'natural'.
Fernando Ferro classificou a decisão do PSB como “precipitada”, mas disse que o PT não deveria ir diretamente para a oposição ao governador Eduardo Campos. “Foi uma decisão precipitada e que não deveria ter sido tomada. Isso termina por iniciar um processo de afastamento entre os dois partidos. Acho natural que o PT entregue os cargos em Pernambuco, mas creio que não devamos ir direto para a oposição”, declarou.
Para o deputado, o cenário político atual é diferente daquele surgido após a vitória do PSB sobre o PT nas eleições de 2012 no Recife. “O cenário mudou. Naquela ocasião podíamos ficar na base do Recife, pois nacionalmente o PSB estava próximo ao PT. Como agora há essa declaração de independência, é normal que haja uma distância regular”, comentou.
(Blog do Magno martins)

ABATE DE BOVINOS QUEBRA RECORDE NO 2 º TRIMESTRE

Agência Brasil (Rio de Janeiro)- O abate de animais quebrou recorde histórico no segundo trimestre de 2013, com 8,5 milhões de cabeças, informou hoje (19) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Trimestral do Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos.
O recorde anterior era do quarto trimestre de 2012, com 8,2 milhões de cabeças abatidas. No primeiro trimestre, o número caiu para 8,1 milhões, e agora subiu 5,3%. O número de cabeças abatidas em abril, maio e junho é 11,7% maior do que o do segundo trimestre de 2012.
Assim como o número de cabeças, o peso acumulado das carcaças também foi recorde, 2 milhões de toneladas. Houve crescimento de 6,1% em relação ao primeiro trimestre de 2012, e de 11,7% sobre o segundo trimestre do mesmo ano.
O maior crescimento relativo no abate de bovinos, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, foi registrado no Sudeste (17%), seguido pelo do Centro-Oeste (14%), Norte (10%), Nordeste (6,2%) e Sul (2,3%).

IRMÃ MAIS VELHA DA CRIANÇA NEGOCIADA PELA INTERNET ESCONDIA A GRAVIDEZ DO PAI

Adolescente, de 17 anos, informou que o pai falava que, caso ela engravidasse, o bebê seria vendido por R$ 10 mil

da Folha de Pernambuco
Leo Motta/Folha de Pernambuco
Irmã de quatro anos já havia sido negociada
A irmã mais velha da criança de dois anos que estava sendo negociada pela internet procurou o Conselho Tutelar, nesta quarta-feira (18). A adolescente de 17 anos informou que está grávida de dois meses e escondia a gestação do pai porque ele falava que, caso ela engravidasse, o bebê dela seria vendido por R$ 10 mil.
A adolescente levou, nesta manhã, ao Conselho Tutelar a irmã de quatro anos, que havia sido negociada no Rio de Janeiro, mas não teve a venda concretizada. Após ser ouvida no local, a irmã mais velha foi encaminhada a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente, onde informou que era maltratada pelo pai. Segundo ela, o suspeito é ex-presidiário e estava foragido.
Ainda de acordo com a jovem, a madrasta ligou para ela, após a prisão, e pediu para que a adolescente fugisse com a irmã. A filha do casal de quatro anos também foi ouvida e foi encaminhada para um abrigo em Jaboatão dos Guararapes, onde está a irmã mais nova, de dois anos.
Entenda o caso
Um casal carioca foi preso em flagrante por tentar vender a própria filha de dois anos na noite da última terça-feira (17). Alegando não ter condições de criar a menina, os pais ofereceram o bebê no Facebook pelo valor inicial de R$ 5 mil. Um casal paraibano fingiu ter interesse na negociação e denunciou o crime à polícia, que efetuou a prisão.

APÓS DISCUSSÃO, PROFESSOR DA UFAL ATROPELA A MÃE ATÉ MATÁ-LA


Ana Carla Vieira e Luciana Buarque DO TNH1
Fábio Rotilli é professor de Filosofia da Ufal em Arapiraca  (Crédito: Reprodução/Facebook)
Fábio Rotilli é professor de Filosofia da Ufal em Arapiraca (Crédito: Reprodução/Facebook)



Um professor de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) atropelou própria mãe, pouco antes das 18h desta quarta-feira (18), e passou várias vezes por cima do corpo da idosa de 60 anos até matá-la, na BR-316, próximo à ponte do município de Satuba. De acordo com policiais rodoviários federais, Fábio Augusto Rotilli assumiu que o atropelamento foi intencional.
O professor é lotado no campus Arapiraca e mora em Maceió. Ele é paranaense e está há pouco tempo em Alagoas. À Polícia Militar, Fábio disse que vinha de Arapiraca quando discutiu com a mãe, Alda Marina Antea, dentro do carro. Quando a idosa desceu do veículo acompanhada de uma amiga, o filho engatou a marcha ré e atropelou a mãe.
Policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) relataram à reportagem que Fábio confessou ter "perdido as contas" de quantas vezes passou por cima da mãe com o carro, um modelo New Beetle de cor preta. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu à ocorrência, o professor toma medicamento controlado e estava aparentemente tranquilo após o crime.
A mãe, também do Paraná, veio a Alagoas para visitar o filho e tentar interná-lo. Informações apuradas pelo TNH1 dão conta de que a mãe do acusado entrou em contato com a Ufal ontem (17) para se informar sobre os procedimentos que o filho deveria adotar para conseguir licença médica.
O acusado ficou detido no posto da PRF, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, até a chegada da Polícia Militar (PM), que deve conduzi-lo à Central de Flagrantes, onde será ouvido e autuado.
A outra idosa, amiga da vítima, correu e conseguiu escapar de ser atropelada. Ela ficou em estado de choque e foi medicada em um posto de saúde.

ÍZAIAS COMFIRMA PARA O DIA 26 O TRANSLADO DO CORPO DE DOMINGUINHOS


izaias_regis_foto_rinaldo_marques
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), confirmou que será mesmo no dia 26 o translado dos restos mortais do sanfoneiro José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, do cemitério Morada da Paz, em Paulista, para aquele município.
A concentração terá início no Restaurante Arriégua, na Cidade Universitária, no Recife, às 6h da manhã, local que o sanfoneiro costumava visitar quando se encontrava em Pernambuco porque era um grande amigo do seu proprietário, o professor da UFPE aposentado, Luiz Ceará.
A saída do caixão do cemitério Morada da Paz está prevista para as 6h45min. Dois ônibus estarão disponíveis para o deslocamento dos interessados.
A expectativa dos garanhuenses é que por volta de 12h30 o cortejo, que sairá às 7h30min da capital, chegue à “Suíça Pernambucana”.
Na entrada da cidade, o caixão será colocado num carro do Corpo de Bombeiros e conduzido ao cemitério de São Miguel, localizado no bairro Boa Vista. O re-sepultamento está previsto para às 13h30.
Foram convidados para a solenidade fúnebre a ex-mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça e os filhos Mauro e Liv.

Por: Inaldo Sampaio

ARTIGO DE OPINIÃO : JOAQUIM BARBOSA É O GRANDE PERDEDOR

Paulo Nogueira
PAULO NOGUEIRA 
Joaquim Barbosa teria discutido com amigos a possibilidade de renunciar ao cargo caso os embargos passem. Não fará falta
O grande perdedor desta segunda fase do julgamento do Mensalão é quem pareceu ter sido o grande vencedor da primeira: Joaquim Barbosa.
Qualquer que seja o voto do decano Celso de Mello nesta quarta-feira, e se ele não ceder à abjeta pressão da mídia e de seus colegas conservadores deverá acolher os embargos infringentes, isso não muda.
A imagem de JB sofreu um devastador – e merecido – processo de desvalorização.
Primeiro, e acima de tudo, os fatos demonstraram que ele tem conhecimentos rudimentares de ética profissional – se é que tem algum.
Isso se expressou, e coube ao DCM noticiar, na sem cerimônia com que ele pagou a viagem de uma jornalista da Globo para a Costa Rica, onde ele daria uma palestra tão irrelevante que quase ninguém lembra sobre que versava.
Juízes devem manter intransponível distância da mídia, e vice-versa, por motivos óbvios. Ambos os lados – magistrados e mídia – têm que se fiscalizar, em nome do interesse público. Há, em ligações entre juízes e jornalistas, um enorme conflito de interesses.
Depois, JB deu um passo adiante e aproveitou a camaradagem indevida com a Globo para obter um emprego para o filho.
Outro momento épico no mergulho no valetudo de JB foi a compra de um apartamento em Miami mediante uma falácia: a de que o negócio fora feito não por ele, mas por uma empresa. O objetivo, aí, era sonegar.
Que mensagem ele passa aos brasileiros com isso? Façam qualquer coisa — inventem que têm uma empresa — para fugir dos impostos.
É o que se espera de um magistrado?
Não, naturalmente. É desalentador que coisas assim tenham passado em branco pela mídia tradicional, e a explicação reside exatamente nas relações de mútua e descabida amizade.
Alguém imagina que a Globo vá dar notícias desfavoráveis de JB? E a Veja? Pesquise e tente encontrar alguma coisa, caso queira checar.
A atitude de JB nesta segunda etapa do julgamento tem sido simplesmente lastimável. Nas duas últimas sessões do STF ele fez uma patética cera — chicana, caso prefira — para empurrar a decisão para a frente.
O objetivo, em ambas as ocasiões, parecia ser ganhar tempo para influenciar decisões, depois da surpresa, para ele, do voto firme pelos embargos infringentes com o qual Barroso mudou a dinâmica das decisões.
Fala muito sobre o despreparo de JB, como magistrado, ignorar a existência dos embargos infringentes em casos de julgamento direto pelo STF. A Constituição consagra o direito de todo brasileiro a um duplo grau de avaliação, e este é exatamente o espírito dos embargos.
Não se trata de inocentar pessoas, mas de reexaminar casos sob condições específicas previstas em lei.
A pobreza do principal argumento de JB dispensa comentários: o tempo gasto no julgamento. Em outras palavras, a morosidade da justiça.
Ora, o que está em julgamento não é a velocidade da justiça — mas o acerto em decisões que, a muitos, parecem absurdas e iníquas, tomadas para agradar a turma de sempre do 1%.
Joaquim Barbosa teria discutido com amigos a possibilidade de renunciar ao cargo caso os embargos passem.
Não fará falta.
Qualquer reforma séria no STF — e eis algo urgente para o país — não será feita sob a égide de figuras como Joaquim Barbosa.(publicado no blog 247)

COM O ROMPIMENTO EDUARDO CASARÁ A DIREITA ?

O governador Eduardo Campos, para viabilizar-se como candidato e romper o isolamento buscará um casamento com o campo da direita.E que se ouve nos bastidores da cena nacional em Brasília é que a aliança do governador Eduardo Campos para viabilizar tempo na televisão e romper o isolamento se dará com o DEM e o PPS. Juntos com o PSB, DEM e PPS abrem cinco minutos no guia eleitoral. Em compensação, jogam a candidatura do socialista para o campo da direita.

ASSANGE ELOGIA DILMA POR CANCELAR VISITA AOS EUA


 O fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, afirmou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff tinha a 'obrigação' de cancelar a visita de Estado que faria a Washington no próximo dia 23 de outubro após as denúncias que apontam que foi vítima de espionagem dos Estados Unidos.
Asilado na embaixada do Equador em Londres, Assange fez esta declaração durante uma videoconferência realizada no marco do seminário 'Liberdade, privacidade e futuro da internet', realizado hoje em São Paulo. 'Se não tivesse tomado essa decisão teria sido vista como fraca e convencida. Ela tem a obrigação de proteger o povo brasileiro', comentou Assange, responsável pela divulgação de documentos secretos da diplomacia americana.(Terra)

DILMA "AS PORTAS DO GOVERNO ESTARÃO ABERTAS A EDUARDO"




 Como dito pelo presidente do PSB, Eduardo Campos em jantar com aliados na noite de terça-feira, a presidente Dilma Rousseff está numa fase de redução de danos após a decisão de rompimento do partido com o governo. No demorado encontro hoje, no Planalto, a presidente não passou recibo: disse que as portas do governo estarão sempre abertas para o pré-candidato a presidente em 2014. Numa carta de duas páginas publicada no site do PSB, Eduardo explica a Dilma as razões do rompimento de uma aliança de dez anos e meio com o PT.
— Eu lamento mas compreendo a decisão do PSB. As portas do governo e do Planalto estarão sempre abertas para nosso aliado de longa data —disse Dilma a Eduardo Campos no encontro que não foi aberto para fotografias.(O GLOBO - Maria Lima)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO : DEMOCRACIA 6 X 5 DITADURA

Eduardo Guimarães
EDUARDO GUIMARÃES 
Celso de Mello diz que negação de direitos como seria rejeitar os embargos infringentes seria, também, violação a direitos humanos. E pensar que gente que se diz “jornalista” qualificou o direito constitucional em tela como “tecnicalidade”
Os ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram contra embargos infringentes ficaram em situação extremamente difícil com o voto do decano daquela Corte, o ministro Celso de Mello. O voto dele foi um tapa na cara dos seus pares que votaram contra os embargos infringentes, muitas vezes afetando uma “ira santa” falsificada.
Anote essa data, leitor: 18 de setembro de 2013 foi um grande dia para a democracia brasileira. Celso de Mello pisoteou tudo o que a mídia fez, nos últimos dias, contra o direito constitucional conhecido, tecnicamente, como embargos infringentes.
Gente que se diz “jornalista”, tal como os colunistas Augusto Nunes, da revista Veja, e Merval Pereira, de O Globo, chamou esses direitos civis e fundamentais de “velharia jurídica” e “tecnicalidades”.
A pressão que tentaram fazer sobre Celso de Mello, pois, foi avassaladora. A dose do remédio de pressão midiático, porém, foi exagerada. O jornal Folha de São Paulo, através de seu instituto Datafolha, tentou a última cartada através de pesquisa esquisita que disse que a maioria dos moradores da cidade de São Paulo queriam a violação da Constituição.
Esse, a meu juízo, foi o golpe de misericórdia contra o golpismo de cinco ministros da Suprema Corte de Justiça do país e de algo que se autodenomina “imprensa”. Caso Celso de Mello cedesse a tal pressão injusta, antidemocrática, trapaceira, destruiria a sua biografia. Dessa maneira, ele não fez favor algum a ninguém além de a si mesmo.
Celso de Mello diz que negação de direitos como seria rejeitar os embargos infringentes seria, também, violação a direitos humanos. E pensar que gente que se diz “jornalista” qualificou o direito constitucional em tela como “tecnicalidade”…
Como bem disse o jornalista Kennedy Alencar, via Twitter, Celso de Mello deu uma aula simples, mas necessária: “justiça não é linchamento”.
Juízes que votaram contra os embargos infringentes, então, deveriam ter revisto seus votos logo em seguida à fala de Celso de Melo para não terem, agora, que se envergonharem para sempre da própria covardia.
Celso de Mello ainda mandou um recado aos que falaram em “sentimento de impunidade” entre a sociedade brasileira: “Nada se perde quando se cumprem as leis da República”
O que é triste, porém, é que cinco juízes da Suprema Corte de Justiça do país, com seus votos contra os embargos infringentes, violaram direitos humanos, entre outros. Ou, ao menos, tentaram.
O que, então, o Brasil vai fazer agora com cinco juízes que violaram – ou tentaram violar – direitos humanos, civis e liberdades fundamentais? Aposentá-los? E com uma imprensa que tentou, sem pudor algum, forçar um magistrado a violar a Lei?
Posso discordar de Celso de Mello no que diz respeito a agressões que fez, ano passado, a réus que deveria julgar com serenidade. Mas a sua fala, na sessão de 18 de setembro de 2013 no plenário do STF, foi uma ode à Democracia, ao Direito, à decência, a tudo que é bom, justo e honesto.
Durante essa sessão do julgamento, fiquei muito emocionado. Foi um belo momento da história deste país que todos amamos com tanto fervor. Estes olhos, que aos 54 anos já viram tantas injustiças, ficaram marejados vendo a Justiça ser feita.
Aliás, antes de concluir, vale lembrar que uma informação crucial para esse caso foi criminosamente ocultada do público pela imprensa brasileira, ou pelo seu setor mais visível, mais poderoso, mais tonitruante. Mas de nada adiantou.
Celso de Mello citou, como prova final do acerto de sua decisão, que a lei 8038/90 – que alguns ministros e a mídia tentaram invocar como “omissa” em relação à prevalência do artigo 333 do Regimento Interno do STF – não contemplou embargos infringentes porque a tentativa de inserir nela a supressão do instrumento legal foi REJEITADA pelo Congresso.
Adiantou, então, esse setor da imprensa tentar esconder a verdade do país? Já adiantou, em tempos idos, mas deixou de adiantar faz tempo. Sobretudo depois do advento da internet.
Emocionado que estou ao escrever este texto, em benefício dos nossos filhos, dos nossos netos, da nossa confiança no futuro de nossa Nação, quero agradecer ao ministro Celso de Mello por ter sido tão corajoso, tão decente.
Não importa o que ele venha a fazer durante o julgamento dos embargos ora contemplados pelo STF pelo placar tristemente apertado de 6 votos para a democracia contra 5 para o golpismo da mídia e das elites que infelicitam este país. Ele ganhou meu respeito. É um homem decente e esse é o principal requisito para o cargo que ocupa.
Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Justiça!