Representantes
de empreiteiras envolvidas no acidente nas obras da linha 4-amarela do
metrô paulista em 2007 negociaram o pagamento de propina com um advogado
que se dizia intermediário de um promotor de Justiça, segundo a Folha apurou com profissionais ligados a três das construtoras do consórcio que fez a linha.
O
objetivo da negociação era favorecer executivos das construtoras
investigados no desabamento no canteiro de obras, que deixou sete mortos
em janeiro de 2007, no início da gestão José Serra (PSDB). Esse foi o
maior acidente da história do Metrô de SP.
A
obra foi feita pelo consórcio Via Amarela, que era liderado pela
Odebrecht e tinha a participação de Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão e
Andrade Gutierrez.
As
fontes que tiveram conhecimento sobre as tratativas, porém, dizem não
saber se o suborno foi pago. A simples solicitação ou oferta de propina,
porém, já configura o crime de corrupção, de acordo com o Código Penal.
O Tribunal de Justiça julgará nesta quinta (17) o caso do desabamento em segunda instância. Em primeiro grau, a Justiça absolveu os 14 réus das
empreiteiras e do Metrô por considerar que a Promotoria não conseguiu
provar que os acusados tinham condições de evitar a cratera e as mortes.
A
denúncia do Ministério Público não apontava a responsabilidade de
membros dos altos escalões das empreiteiras ou da estatal de trens.
AS NEGOCIAÇÕESLeia na íntegra clicando aí: Empreiteiras negociaram propina para abafar apuração de cratera do .
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