247 – Dados sobre a publicidade feita pelo governo
federal nos grandes veículos de comunicação em 2014 e 2015 apontam que a
campanha da grande mídia pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff
coincide com um grande corte na verba destinada a essas empresas no ano
passado.
Em 2015, o governo Dilma cortou nada menos que R$ 206 milhões em
publicidade da Rede Globo e suas cinco TVs abertas (São Paulo, Rio de
Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife), de acordo com dados
divulgados pelo jornalista Fernando Rodrigues, do Uol.
O montante cortado da Globo representa 34,9% de toda a verba
publicitária reduzida pelo Planalto no ano passado – um total de R$
591,5 milhões. A empresa da família Marinho é a que mais recebe
publicidade do governo federal no meio televisivo, mas vem perdendo essa
fatia anualmente desde o governo Lula.
A revista Veja, um dos veículos que mais defendeu a campanha do
impeachment, perdeu 78% dos recursos de propaganda do governo federal –
de R$ 21,2 milhões, em 2014, para R$ 4,6 milhões no ano passado. O gasto
total com o seguimento revistas caiu de R$ 116 milhões, em 2014, para
R$ 66 milhões (43%).
Enquanto isso, os jornais impressos – O Globo, Folha de S. Paulo, O
Estado de S. Paulo e Valor Econômico – receberam R$ 55,8 milhões a menos
em 2015. Já o gasto do governo com as versões digitais desses jornais
cresceu no ano passado. O meio internet foi o único cuja destinação
publicitária cresceu no ano passado.
Confira os números aqui.
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