quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Formação de cartel gerou prejuízo de R$ 100 milhões, diz Polícia Federal

Parentes de políticos foram beneficiados com a formação do cartel, diz PF.
Dez prefeituras estão sendo investigadas na Operação 'Cosa Nostra'.

Do g1 Caruaru
Mandados ocorreram em quatro cidades do Agreste (Foto: Amanda Dantas/Tv Asa Branca) 
Mandados foram cumpridos em quatro cidades do Agreste (Foto: Amanda Dantas/Tv Asa Branca)
Dez prefeituras do Agreste de Pernambuco são alvos da Operação 'Cosa Nostra', deflagrada na manhã desta quarta-feira (15) pela Polícia Federal e órgãos de controle, como Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União-CGU, e Tribunal de Contas do Estado.
As investigações levaram os policiais as cidades de Agrestina, Panelas, Jurema, Água Preta, Lagoa dos Gatos, Bom Conselho, Jupi, Iati, Riacho das Almas e Angelim. Mesmo com mandados em Caruaru, Garanhuns e São João, as prefeituras desses municípios não faziam parte do esquema, segundo a PF.
De acordo o assessor de imprensa da Polícia Federal, Giovane Santoro, os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$ 100 milhões. "São dez prefeituras que fazem parte de um cartel. Nos municípios existem empresários, servidores e políticos que fazem parte do esquema", diz.
Ele disse ainda que o esquema funcionava no momento da abertura de processos licitatórios. "Existiam os processos para a compra de mercadorias em áreas como saúde, infraestrutura e educação. As investigações mostram a formação de um cartel, principalmente pelos parentes de políticos, que ganhavam sempre a licitação", diz. 
Os mandados foram de busca e apreensão. Houve o pedido de prisão de alguns dos investigados, mas a justiça não autorizou, de acordo com a PF.
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://noticias.ne10.uol.com.br/interior/agreste/noticia/2017/02/15/pf-investiga-esquema-de-corrupcao-em-prefeituras-do-agreste-de-pe-662615.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário