sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sintepe critica aumento de 8,32% anunciado por Eduardo Campos e promete mobilização



Em nota sobre o anúncio do reajuste salarial do professor para este ano, anunciado nesta quinta-feira (2), pelo governador de Pernambuco, o Sintepe informou que não irá aceitar o percentual de 8,32%.

“Além do valor ser bem abaixo do esperado, não houve negociação com os educadores. Em fevereiro, será o período de início da mobilização nacional, com assembleia geral da categoria, em Pernambuco”, afirma o presidente.

Depois de ter feito um levantamento de arrecadação por estado e município, o Sintepe diz que o percentual de reajuste cairia, mas pelos cálculos da instituição, ele ficaria em 15%, segundo o presidente do sindicato, Heleno Araújo.

“O reajuste salarial do professor, referente a Lei do Piso Salarial, tem como base o aumento do custo aluno por ano, medido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). E em 2012, a taxa de reajuste seria de 19,2%, porém com uma portaria publicada nos últimos dias de 2013, o índice foi para 8,32%”.

"Como o governador anunciou esse reajuste, informamos que vamos nos mobilizar", pontuou Araújo.

A categoria vai se reunir para deliberar os encaminhamentos do plano de luta, no próximo dia 13 de fevereiro, às 9h, no Teatro Boa Vista, centro do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário