sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Socialistas confiam em vitória no primeiro turno

Tirando o governador Eduardo Campos, ninguém dentro do PSB tem certeza de quem será o representante do partido na disputa sucessória estadual. No entanto, essa dúvida não é suficiente para afastar o discurso otimista de que o partido tem tudo para vencer o pleito ainda no primeiro turno. Apesar de a indefinição ser vista com incômodo, alguns socialistas analisam que dificilmente o PT deverá lançar um nome ao Governo do Estado, deixando o nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB) como o palanque oficial da presidente Dilma Rousseff (PT).
Esse quadro, como já vem sendo discutido por petistas e petebistas, naturalmente já afasta qualquer projeção de segundo turno em Pernambuco. Com a cada vez mais provável aliança entre PSDB e PSB, a possibilidade de uma terceira candidatura forte ficaria por conta apenas do PT. E não dá para assegurar que o alinhamento construído para evitar o segundo turno do PED será suficiente para fechar o partido em torno de um nome, talvez o do deputado federal João Paulo.
Como ainda tem gente no PT disposta a bagunçar o coreto,  uma divergência pontual pode se transformar em um ponto de conflito rapidamente. O histórico recente mostra muito bem que isso é razoavelmente possível.
A confiança socialista bebe um pouco dessa instabilidade que o PT teima em conviver. Como o partido deverá ser o principal apoiador da candidatura do PTB, tem gente do PSB cravando em “contaminação” do clima divisionista na postulação. Mas, vale lembrar que esse é o discurso de quem torce contra para vencer com mais facilidade.(blog da Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário