247 - O governo federal realizou nesta manhã o
leilão para concessão da rodovia BR-163, trecho Mato Grosso, em mais uma
etapa do programa de investimentos em logística anunciado no fim do ano
passado. A licitação foi feita na sede da BM&FBovespa, em São
Paulo.
A Odebrecht venceu a disputa, ao oferecer um pedágio de R$ 0,02638
por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros). Venceria o leilão a
proposta que oferecesse a menor tarifa de pedágio, respeitando o teto de
R$ 5,50 para cada 100 quilômetros. O deságio do leilão, que durou 25
minutos, foi de 52,03%.
"Alcançamos todos os resultados desejados", comemorou o ministro dos
Transportes, César Borges, em coletiva de imprensa depois do leilão. Ele
classificou a tarifa oferecida pela Odebrecht como "bastante razoável" e
confirmou a realização de mais dois leilões ainda neste ano.
Apesar de não especificar a expectativa do governo se os próximos
deságios serão similares - ou menos vantajosos - do que o da BR-163,
declarou esperar "deságios cada vez mais atraentes". Questionado sobre
notícias que têm previsto que os próximos leilões resultarão em deságios
menores, César Borges respondeu de forma otimista.
"Eu não tenho essas notícias. Não me cabe ser pessimista nesse
processo, eu sou otimista, acredito no País. Queremos o setor privado em
parceria com o governo e queremos dar solução aos problemas logísticos
do País".
O consórcio ganhador vai administrar os 850,9 quilômetros da rodovia
durante 30 anos, devendo investir em serviços de recuperação,
manutenção, conservação, duplicação e implantação do contorno de
Rondonópolis (MT).
O trecho que será concedido começa na divisa de Mato Grosso com Mato
Grosso do Sul e termina no km 855, no entroncamento com a Rodovia
MT-220, na cidade de Sinop, atravessando 19 municípios do estado.
Segundo o edital divulgado pela Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) em meados de outubro, a tarifa de pedágio teto é de
0,055 real, com valor estimado do contrato de 14,75 bilhões de reais.
Entre os interessados, estavam ainda empresas como CCR, Triunfo,
Invepar e Galvão Engenharia, que participaram isoladamente. Já a
Ecorodovias formou consórcio com seis outras empresas, enquanto a Fidens
Engenharia entregou a proposta em consórcio com quatro outras
companhias.
Confira todas as propostas:
Empresa Valor de pedágio
1. Codep / CPC – R$ 0,03545
2. Consórcio Integração – R$ 0,03779
3. Triunfo Participações e Investimentos SA – R$ 0,02970
4. Consórcio Rota do Futuro – R$ 0,03977
5. Galvão Engenharia – R$ 0,05335
6. Odebrecht – R$ 0,02638
7. Invepar – R$ 0,03130
2. Consórcio Integração – R$ 0,03779
3. Triunfo Participações e Investimentos SA – R$ 0,02970
4. Consórcio Rota do Futuro – R$ 0,03977
5. Galvão Engenharia – R$ 0,05335
6. Odebrecht – R$ 0,02638
7. Invepar – R$ 0,03130
Rodovia da soja
O tráfego de caminhões no transporte de commodities no Estado do Mato
Grosso é o grande responsável por atrair interesse na concessão do
trecho da BR-163 na região.
Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a
concessão da rodovia deverá resultar numa economia R$ 1,4 bilhão por ano
ao país, ao encurtar o caminho dos produtos feitos no Mato Grosso até
os portos.
De acordo com a entidade, a região norte do Mato Grosso é responsável
por 52% da safra brasileira de soja e tem que exportar o produto por
portos do Sul e Sudeste do país.
O leilão ocorre poucos dias depois da concessão dos aeroportos de
Galeão e Confins, que arrecadou cerca de 20,8 bilhões de reais, num
resultado comemorado pelo governo.
Com Reuters e Agência Brasil
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