quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Humberto participa de cerimônia dos dez anos do SAMU
















Criador do SAMU durante o seu primeiro ano como ministro da Saúde do governo Lula (PT), em 2003, o senador Humberto Costa (PT) participa nesta quinta-feira (5), em Tatuí, no interior de São Paulo, da solenidade de comemoração dos dez anos de existência do programa. Ao lado do atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Humberto assistirá à entrega de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município paulistano, escolhido para sediar a cerimônia.

O Governo Federal aumentou em 19%, em 2013, a verba repassada a estados e municípios para a manutenção do serviço. O montante subiu de R$ 744 milhões para R$ 884 milhões. Os investimentos também receberam maior incremento por parte da União. São recursos destinados à compra de equipamentos - como ambulâncias terrestres, áreas e aquáticas - e à construção, ampliação e reforma de centrais de regulação de urgências.

Instituído no âmbito da Política Nacional de Atenção a Urgências, o SAMU começou nas grandes cidades, mas foi ampliado ao longo dos anos e, atualmente, está em 2,5 mil municípios brasileiros, atendendo a 70% da população.

“A meta do governo da presidenta Dilma é que, até 2018, esse serviço tão importante consiga chegar às mais de 5,5 mil cidades do Brasil e possa prestar atendimento de urgência a todos os brasileiros”, explicou Humberto.(por magno martins)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário