quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Estudantes desocupam reitoria da UFPE


Grupo fez manifestação na frente da reitoria antes de se afastar do prédio. Fotos: Nando Chiappetta/DP/D.a Press
Nando Chiapetta - DP/D.A PRESS
Os estudantes que ocupavam a reitoria da UFPE desde segunda-feira deixaram o prédio por volta das 3h desta quinta-feira. Eles saíram cerca de duas horas e meia depois que a Polícia Militar e a Polícia Federal chegaram para cumprir uma ordem de reintegração de posse expedida pela Justiça Federal. Ao saírem, os manifestantes gritam 'o HC é nosso!' e 'Ebserh é privatização!'. Os manifestantes chegaram a desobedecer um ultimato dado pela PM para que saíssem até as 2h - sob pena de ser usada a força - mas depois reconsideraram a ideia de permanecer no local.

Após a saída dos manifestantes, a imprensa não teve acesso à parte interna do prédio, mas mesmo de fora foi possível ver que havia bebedouros, armários e caixas de ar-condicionado quebrados. Uma delegada da Polícia Federal, dois oficiais de Justiça e o major da PM Ivanildo Torres, que comandou as negociações, entraram na reitoria para averiguar o estado do prédio.

O grupo de estudantes ocupou a reitoria para protestar contra a contratação da empresa Ebserh, vinculada ao MEC, para atuar na gestão do Hospital das Clínicas da UFPE.

O clima na reitoria ficou tenso já no início da noite, após quase duas horas de uma tumultuada reunião entre estudantes e o reitor Anísio Brasileiro. Quando Brasileiro deixava o local, uma bomba explodiu no fundo do prédio, causando pânico. O reitor sair escoltado pelos seguranças da universidade.  (Do Diario de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário