247 – A principal busca em uma aliança política
no período eleitoral – o tempo de TV – tem garantido à presidente Dilma
Rousseff larga vantagem diante de seus principais adversários. Com as
recentes adesões ao projeto do PT, a pré-candidata à reeleição pode
somar entre 11 e 12 minutos em rede nacional de rádio e TV, cerca de 45%
no tempo total de propaganda eleitoral, caso o cenário se confirme até o
fim das convenções partidárias, na segunda-feira 30.
Nesta quarta-feira 25, o PP, presidido por Ciro Nogueira, e o PSD, de
Gilberto Kassab, oficializaram apoio à candidatura petista,
acrescentando, juntos, mais cerca de 2 minutos e 40 segundos à
propaganda de Dilma. Na semana passada, o PDT e o PMDB já haviam
formalizado a aliança com a presidente. E o PR, que teve atendida a
exigência da troca do ministro dos Transportes, deve anunciar seu apoio
na próxima segunda-feira.
Apesar de algumas decisões ainda estarem sujeitas a mudanças pelas
cúpulas dos partidos, é praticamente certo que Dilma consiga o mesmo
número de partidos conquistados em 2010, quando se elegeu presidente da
República. Até agora, estão com Dilma PMDB, PCdoB, PROS, PTB, PP, PSD,
PR, PRB e PDT, além do PT.
A propaganda para presidente é dividida em dois blocos diários de 25
minutos cada. Dessa forma, Dilma já tem quase metade do total. Vale
lembrar que um terço desse tempo, ou seja, oito minutos e 20 segundos, é
dividido igualmente entre todos os candidatos. O restante é dividido de
acordo com o peso, na Câmara dos Deputados, dos partidos que compõem
cada uma das coligações. A de Dilma, por exemplo, conta com 357 dos 513
deputados federais.
Adversários
A presidente pode ter o tempo de TV quase três vezes maior do que o
de seu principal adversário, o tucano Aécio Neves, e praticamente seis
vezes maior do que o de Eduardo Campos, do PSB. O pré-candidato do PSDB à
presidência, que conta com o apoio declarado do DEM, do Solidariedade,
de Paulinho da Força, e agora do PTB, que fazia parte da coligação de
Dilma, tem 99 parlamentares em sua base, o que dá pouco mais de cinco
minutos de propaganda.
Já Campos é o que conta com a menor fatia: possui uma base de 33
deputados e cerca de um minuto e meio de TV. O pré-candidato socialista,
que tem a ex-senadora Marina Silva como candidata a vice-presidente,
contabiliza o tempo do PPS, de Roberto Freire, e de nanicos como o PSL, o
PRP e o PHS.
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