quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Volta de Valério a BH expõe desperdício de Barbosa

247 – O show midiático proporcionado pelos decretos de prisões assinados pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, contra condenados na Ação Penal 470, o chamado mensalão, se mostrou irregular e caro aos cofres públicos. Uma a uma, as decisões determinadas por Barbosa de transferência de presos para Brasília, em lugar do cumprimento das penas em presídios da mesma região em que têm residência fixa, estão sendo revertidas. Na segunda-feira 23, dois ex-dirigentes do Banco Rural e o ex-deputado Romeu Queiroz conseguiram em juizo deixar o Complexo da Papuda, em Brasília, para onde foram mandados por Barbosa, para cumprirem penas na penitenciária José Maria Alckmin, na região metropolitana de Belo Horizonte. Antes, a ex-presidente do banco Katia Abreu já havia obtido sua transferência do Distrito Federal para Minas Gerais.
Nesta quarta-feira 25, o publicitário Marcos Valério pediu à Justiça para cumprir o mesmo procedimento, trocando a Papuda por Belo Horizonte.
A série de decisões judiciais no ajuste do cumprimento das penas destaca as irregularidades contidas nos decretos assinados por Barbosa e, também, o desperdício aos cofres públicos que elas causaram. Para dar mais impacto às prisões, Barbosa determinou transferência dos condenados à Brasília, sem apresentar qualquer apoio legal para essas determinações. Foram feitas várias viagens em voos da FAB e da Polícia Federal, entre elas as que levaram de São Pauo para a capital federal os ex-presidentes do PT José Dirceu e José Genoíno. O presidente do STF também não respeitou as sentenças do plenário sobre regimes semiabertos para os condenados, transformando-as, na prática, em regime fechado.
Na ocasião das primeiras prisões, em novembro, as irregularidades cometidas por Barbosa em seus decretos de prisões foram denunciadas ao público por meio de um manifesto de juízes e personalidades de diferentes setores. Hoje, esse manifesto se mostra um documento premonitório, que adiantou os erros que a Justiça apontaria em seguida. Em nome de ser patrocinador de um show midiático, Joaquim Barbosa não hesitou em fazer a sua própria lei, agora enquadrada pela Justiça.

Um comentário:

  1. SE ERROS QUE A ARENA E O PDS COMETERAM TIVESSEM SIDO LEVADO A SÉRIO,CERTAMENTE,ISTO NÃO ESTARIA ACONTECENDO.

    SE O FHC E O LULA TIVESSEM FEITO PRA VALER A REFORMA POLÍTICA PARA COIBIR TODAS AS PRÁTICAS DE CAIXA 2 NAS CAMPANHAS POLÍTICAS EM TODO O BRASIL, COM CERTEZA, ESSAS PRISÕES TERIAM SIDO EVITADAS.

    SE PARA NÓS,SIMPLES CIDADÃOS,QUE SOMOS AMEAÇADOS PELOS PROMOTORES E JUÍZES ELEITORAIS COM PERDA DE MANDATO SE PEGAR ALGUÉM COMPRADO VOTO, TIVESSE SERVIDO DE LIÇÃO AO PSDB E AO LULA, CERTAMENTE, NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO.

    SE TODAS AS PRÁTICAS CORRUPTAS DE SE FAZER POLÍTICA NO BRASIL TIVESSE TIDO UM TRATAMENTO DE POLÍCIA,OBVIAMENTE,NÃO TERÍAMOS O DESPRAZER DE VER PELA TELEVISÃO CENAS HORRÍVEIS.

    SE O LULA NO PRIMEIRO MANDATO MANDOU ALGEMAR E PRENDER E O POBRE DIZIA ESSE É O CARA, POR QUE NÃO SERVIU DE EXEMPLO PARA OS DEMAIS E NÓS MESMOS?

    ResponderExcluir