sábado, 14 de dezembro de 2013

PF: políticos e empresários fraudam merenda escolar


Do Diario de Pernambuco - Ana Luiza Machado
 
 Uma investigação que revelou um prejuízo de R$ 5 milhões aos cofres públicos por fraudes em licitações para fornecimento de merenda escolar nos últimos cinco anos foi deflagrada, ontem, pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Denominada Operação Fastio, a investigação apontou envolvimento de empresários, um ex-prefeito de Salgadinho (de nome não revelado) e indícios de participação de servidores públicos no esquema. As irregularidades teriam ocorrido nas prefeituras de São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Ipojuca e Salgadinho.

Foram expedidas 14 ordens judiciais de busca e apreensão e sete conduções coercitivas de pessoas à sede da Polícia Federal do Recife. A CGU fará relatórios com recomendações às prefeituras. A investigação teve como foco contratos com maior aporte de verbas federais.
 
Segundo a apuração, foram identificadas irregularidades que vão desde o início do processo licitatório, com empresas que possuem laços de parentescos entre seus sócios, o uso de pessoas como “laranjas” para mascarar a concorrência até o superfaturamento de 95% no valor dos produtos alimentícios. Também foram apreendidos um revólver calibre 38, R$ 37 mil e fubá com a data de validade adulterada.
 
As penas para os suspeitos podem chegar a 18 anos de prisão. A Polícia Federal confirmou há outros municípios sendo investigados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário