A ex-senadora Marina Silva protocolou, nesta segunda-feira (26), o pedido de registro de seu novo partido, o Rede Sustentabilidade, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo sem ter validado todas as 492 mil assinaturas necessárias em cartório. A antecipação visa fundar a legenda em tempo hábil para concorrer nas eleições de 2014, quando Marina pretende disputar a Presidência da República.
“A maioria dos novos partidos se formou pelo processo de fusão. Fomos pelo caminho mais difícil, de conversar com as pessoas. Esse processo mostrou que o Rede tem base legal para pleitear seu registro e o respaldo da sociedade para se constituir”, disse a ex-senadora.
De acordo com o documento entregue pelo partido, os cartórios eleitorais certificaram, por ora, 304 mil assinaturas de apoio à fundação da legenda. Foram apresentadas 637 mil, das quais 220 mil ainda aguardam averiguação. Parte delas foi anulada pelos cartórios.
No protocolo feito no TSE, o Rede Sustentabilidade pede que sejam publicados em 48 horas os nomes dos eleitores que tiveram a assinatura invalidada, para que possam recorrer da decisão, e que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 15 estados julguem o pedido de registro da sigla.
Para disputar a eleição de 2014, TSE tem que dar o registro até 5 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário