terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tranquilos: o PMDB nunca será um partido radical


Renato Riella - (Blog)
Os jornais estão fazendo o maior estardalhaço, mas a verdade é muito simples: o PMDB, embora nunca tenha um candidato a presidente da República, é mesmo o maior partido do Brasil e acaba de eleger os presidentes da Câmara Federal e do Senado.
Nos próximos dois anos, Renan Calheiros (PMDB-AL) permanecerá como presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, tranqüilizando a presidente Dilma Rousseff, que terá ele mais uma vez como parceiro e protetor.
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara, enfrentando o petista Arlindo Chingalia (PT-RJ), e realmente está ressentido com a campanha que o Palácio do Planalto fez contra a sua candidatura.
Tanto Renan como Eduardo Cunha têm sido apontados pela chamada grande imprensa como envolvidos nas investigações da Petrobras, no chamado inquérito do Lava-Jato.
Mas essas apurações estão sob sigilo, no Supremo Tribunal Federal, e ninguém pode prever o que acontecerá.
Dilma passará a ter problemas, na Câmara, para aprovar medidas duras já anunciadas, visando reduzir custos do governo.
Há quem diga, também, que um eventual pedido de impeacment contra a presidente Dilma poderia ser recebido de forma chocante pela Câmara Federal.
Mas, para haver uma ameaça de impeachment deveria surgir algum fato que envolvesse pessoalmente Dilma Rousseff, o que não parece visível nesse momento.
O certo é que o Palácio do Planalto terá de montar nova estratégia para enfrentar a Câmara e o Senado em 2015.
De princípio, deputados federais estão prontos para aprovar o projeto do Orçamento Impositivo, que obriga o governo a liberar recursos para as chamadas emendas parlamentares.
No entanto, no Senado, Renan Calheiros pode adaptar essa proposta aos interesses do governo, se o Orçamento Impositivo realmente passar na Câmara.
Está cedo para se fazer previsões. O certo é que o jogo político vai se intensificar nas próximas semanas, mas o PMDB nunca será um partido radical. Fiquem tranqüilos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário