terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dilma vai recompor com Cunha

Do blog do Kennedy
O governo teve uma vitória neste domingo com a reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado. Já na Câmara, a eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi uma derrota significativa para a presidente Dilma Rousseff.
O governo agiu com amadorismo. Subestimou a importância do PMDB. Ignorou o conselho do ex-presidente Lula para fazer um acordo o peemedebista. A insatisfação da base aliada foi o principal cabo eleitoral de Cunha.
Dilma errou na política. Nesta segunda, tentou se reaproximar de Cunha. Mesmo assim, terá mais dificuldade para aprovar projetos e vai precisar usar mais cargos e verbas para agradar a base de apoio parlamentar.
Segundo investigadores da operação Lava Jato, é possível que Eduardo Cunha e Renan Calheiros respondam a um inquérito ou a um processo no Supremo Tribunal Federal. Ainda será preciso ver qual munição o Ministério Público tem contra os peemedebistas. Ambos negam as acusações.
O enfraquecimento de Renan Calheiros seria ruim para o governo porque ele é um aliado fiel. E o Senado conta agora com uma oposição mais forte.
Também não interessa mais ao Palácio do Planalto o enfraquecimento de Eduardo Cunha. O PT está isolado na Câmara e precisará do PMDB para governar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário