quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Senadora rompe com PSDB e vai ao TSE pelo mandato

247 - A senadora goiana Lúcia Vânia está com as relações estremecidas dentro do PSDB e pode até mesmo deixar o partido. O motivo é a formação da nova Mesa Diretora do Senado. Lúcia se candidatou ao cargo de primeira secretária mesmo o partido apoiando Paulo Bauer para o posto.
O PSDB no Senado boicotou Lúcia Vânia porque acredita que ela votou em Renan Calheiros para a Presidência da Casa, contrariando orientação da legenda. Em discurso na Tribuna, nesta quarta-feira, a senadora goiana disse que foi exposta pelo partido e que vai continua "sua luta ao lado daqueles que fazem política com dignidade".
"Não tenho mais motivação para ficar no PSDB. Me massacraram. Renan, quando impôs meu nome para a primeira-secretaria, jogou a isca. E o Aécio mordeu o anzol. Ele podia ter dito que agradecia a indicação, reconhecia meu valor, mas isso ia ser discutido internamente. Mas não levantar suspeitas sobre o meu voto", desabafou.
A parlamentar vai apresentar uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se pode deixar o partido sem que isso resulte na perda do mandato. Lúcia Vânia possui ótima relação com o PPS. Seu sobrinho, Marcos Abrão Roriz, foi eleito deputado federal pela legenda e não é de hoje que se fala no interesse dela em migrar ao PPS.
Em 2013, a senadora chegou a acertar com Marina Silva sua adesão à Rede Sustentabilidade, intento que não logrou êxito devido à negativa do TSE em conceder o registro à ex-senadora acreana. A Rede pode ser o caminho de Lúcia Vania caso a ida para o PPS incorra em infidelidade partidária.  
Goiás
A crise também tomou conta do PSDB goiano. O ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal Antônio Faleiros, próximo de Lúcia Vânia, manifestou ao jornal O Popular seu descontentamento com o partido e o governador Marconi Perillo. Faleiros perdeu a eleição para deputado federal, não aprova as mudanças da reforma administrativa e se sente abandonado pela legenda.
O tucano afirmou que Marconi disse que lhe telefonaria para um encontro, mas até hoje a ligação não aconteceu. Faleiros foi o secretário de Saúde responsável por conduzir o processo de troca de gestão no hospitais estaduais para as Organizações Sociais (OSs). O modelo deu resultado positivo e virou uma das vitrines do terceiro governo de Marconi. Faleiros mantém conversas com a Rede Sustentabilidade.
Uma eventual saída de Lúcia Vânia do PSDB pode ter reflexos no governo de Goiás, já que sua filha, a economista Ana Carla Abrão Costa, deixou o Banco Itaú para assumir a Secretaria de Estado da Fazenda. Ana Carla foi escolhida, entre outros atributos, por ser próxima ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário