O Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns acaba de implantar uma nova
rotina de atendimento para os pacientes da Emergência Adultos.
Trata-se da classificação de risco, que objetiva atender pela ordem,
conforme a gravidade dos casos clínicos. A avaliação é feita de
imediato por técnicos, enfermeiros e assistentes sociais, e conforme o
caso, o paciente recebe uma cor; vermelha, amarela, verde ou azul.
Os pacientes acolhidos classificados com a cor vermelha são aqueles
considerados em situação mais grave, geralmente com traumatismos,
queimaduras, alteração de consciência, perfurações, etc, e assim
ganham prioridade sobre os demais. Após a avaliação, os pacientes com
cores amarelas têm prioridades sobre os verdes, e estes sobre os
azuis.
Segundo a Coordenadora de Enfermagem, Lara Vanessa Almeida, este
protocolo atende a determinações para emergências emitidas pelo
Ministério da Saúde, desde 2003, e agora, com a nova Emergência
Adultos do Hospital Dom Moura, pode ser implantada. "Os médicos
atendem pela ordem de chegada, conforme as cores. Por exemplo, os
pacientes de cor amarela são atendidos após não haver atendimentos
para cor vermelha". - Afirma a profissional.
"Tivemos uma preparação com nossos profissionais, até para
anteciparmos possíveis queixas dos pacientes, que veriam outros
pacientes serem atendidos primeiro, mas a população tem entendido e
apoiado o trabalho na emergência. Todo o processo ganhou agilidade, os
próprios médicos estão elogiando, pois quando recebem o paciente, este
já passou por uma avaliação prévia" - Registra Luiz Melo, gestor do
Hospital Regional Dom Moura.
Os pacientes classificados com a cor azul, geralmente não se tratam de
casos de emergência, ainda assim são atendidos e encaminhados a outras
áreas do hospital, como a Assistência Social, por exemplo. Luiz Melo
registra que muitos casos poderiam ter assistência nos próprios
municípios, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos de Saúde da
Família. "Para muita gente o Hospital Dom Moura ainda é a porta de
entrada do paciente na Rede de Saúde, seja qual for o seu problema, e
mesmo quando moram vizinhos a algum Posto de Saúde. Entendemos isto e
procuramos oferecer o atendimento, e buscamos esclarecer para que em
outra oportunidade possa procurar o serviço mais próximo de sua
residência. São procedimentos como troca de curativos, requisições de
receitas, solicitação de atestados médicos, etc".
A Emergência de Adultos do HRDM chega a atender 240 pacientes por dia.
As cores utilizadas representam:
Vermelho (Emergência) - Atendimento Médico Imediato
Amarela (Urgência) - Atendimento Médico
Verde (Avaliação Relativa) - Encaminhamento para Especialidades
Azul (Ambulatório) - Agendamento em UBS e PSF´
Nenhum comentário:
Postar um comentário