O próximo
final de semana será decisivo para estudantes de todo o país. Nos dias
05 e 06 de novembro, acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),
principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Para
enfrentar o exame, os estudantes das escolas estaduais do Agreste
Meridional receberam um apoio a mais desde setembro deste ano.
Por meio do
projeto “Intensivo é na Rede Estadual”, a Gerência Regional de Educação
(GRE) promoveu seis aulões preparatórios para as provas. As manhãs de
estudo aconteceram em sábados dos meses de setembro e outubro, chegando a
reunir 351 em um único dia. Com uma metodologia diferenciada e
atrativa, quem conduziu os aulões foram docentes da própria rede
estadual e professores formadores da GRE.
Durante os
dias 03, 10, 17 e 24 de setembro e 08 e 29 de outubro, foram trabalhadas
as disciplinas de Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa,
Matemática, Literatura, Redação, Química, Sociologia e Filosofia, de
forma a contemplar todas áreas de conhecimento exigidas na prova do
Enem.
Para a
gerente da GRE, professora Adelma Elias, a instituição não tem medido
esforços para garantir que um dos objetivos do Ensino Médio, que é a
preparação para o Ensino Superior, seja alcançado. “Aderir
ao Projeto ‘Intensivo é na Rede Estadual’, oferecido pela Secretaria
Estadual de Educação, é uma das maneiras de fortalecer as aprendizagens
dos estudantes de 3° ano e prepará-los para o acesso ao Ensino Superior.
A participação deste ano foi muito positiva. Conseguimos trazer
professores capacitados e engajados no projeto, e atingimos o público
esperado, advindo de quase todos os municípios da região. Isto foi fruto
do trabalho da nossa equipe, que esteve bastante motivada e fez o
melhor na mobilização dos gestores e estudantes”, comenta.
O projeto
acontece anualmente, desde 2013, com o objetivo de contribuir para a
consolidação das aprendizagens adquiridas ao longo do Ensino Médio,
revisando os principais conteúdos aferidos pelo Enem. Desde então, mais
de 4.500 pré-vestibulandos já foram beneficiados com a ação.
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