quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Governador abre Seminário Internacional de Gestão Pública, no Recife

O governador Eduardo Campos apresentou, na manhã desta quarta-feira (19/02), a palestra de abertura do Seminário Internacional de Gestão Pública, em hotel na Zona Sul do Recife. Com o tema "O papel da gestão no Brasil do futuro", o governador classificou o papel do diálogo com a população e a transparência como fundamentais para um modelo de gestão eficaz. "É preciso pensar qual sociedade queremos construir, que valores queremos ver. Para isso, é necessário uma maior participação popular, uma aposta na sustentabilidade, uma visão de longo prazo, um planejamento estratégico, tudo isso com muita transparência", pontuou.

Eduardo reforçou a necessidade de uma maior desburocratização do Estado para facilitar a vida da população. "O Estado tem complicado a vida do cidadão, exigindo, por exemplo, documentações que cabem aos próprios órgãos públicos, colocando de joelhos quem paga por isso, que é o cidadão. É preciso um processo de simplificação, como a Receita Federal fez para a declaração do Imposto de Renda. Esse processo tem de estar na cabeça dos gestores, temos o dever de nos colocar no lugar das pessoas", afirmou.
 
Os dois principais desafios da máquina pública, segundo o governador, são melhorar a produtividade da economia e a qualidade de vida das pessoas. "Temos de fazer uma grande aposta na ciência e tecnologia, na inovação, em pesquisa. Temos de cuidar da questão da desigualdade, um freio ao desenvolvimento do País, e melhorar a infra-estrutura. Há uma nova pauta social em construção, o País percebeu que há uma estagnação, que as conquistas de ontem estão sendo colocadas em risco, e deseja construir um país melhor", ressaltou.
 
O secretário de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância do encontro. "Esta é a semana em que o Recife se transforma na capital nacional da gestão", assegurou, completando: "Estamos vivendo um novo ciclo, em que a população cobra do setor público a entrega de melhores serviços. Não basta o apenas o crescimento econômico, é preciso também um desenvolvimento social", afirmou o secretário. 

O Seminário Internacional de Gestão Pública reúne cerca de 400 participantes, e segue durante todo o dia. O evento antecede o Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/02). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Nenhum comentário:

Postar um comentário