(do blog de magno martins)
As
primeiras análises dos destroços da aeronave Cessna Citation que caiu
na última quarta-feira em Santos, no litoral de São Paulo, matando o
ex-governador de Pernambuco e até então candidato à Presidência pelo
PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas, apontam que os flaps do avião
estavam recolhidos no momento do acidente, de acordo com informações
publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Durante
uma aterrissagem é preciso “baixar” os flaps, que são como extensões
das asas e ajudam na sustentação e frenagem do avião no solo. O manual
de instruções do jato, no entanto, indica que os flaps não podem ser
recolhidos se o avião estiver em velocidade superior a 200 nós – acima
de 370 km/h.
No
caso específico do Cessna, se os flaps forem recolhidos com o avião a
mais de 370 km/h, o corre um “put down” (baque) violento, que puxa o
avião para baixo.
A
análise dos peritos indica a possibilidade de um eventual “put down”, o
que poderia ter sido causado por um suposto recolhimento dos flaps em
velocidade acima de 370 km/h
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