domingo, 5 de janeiro de 2014

Oposição sem líder definido

Ano começa com dúvidas sobre quem fará ou não oposição no Legislativo, ao prefeito Geraldo Julio (Foto: Arthur Mota)

A reabertura dos trabalhos na Câmara do Recife, em fevereiro, tende a ser no mínimo confusa. Isso porque, com os novos arranjos políticos sendo desenhados, a composição das novas bancadas de oposição e de governo ainda são interrogações. Atualmente, a bancada oposicionista conta oficialmente com quatro vereadores, sendo um do DEM e PPS e dois do PSDB. O problema é que pós-comunistas e tucanos no Estado aderiram à base do governador Eduardo Campos. Apesar disso, a vereadora e líder da oposição da Câmara, Aline Mariano (PSDB), garante que a recente adesão do seu partido não mudará a postura crítica à gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB).
“Sérgio Guerra (presidente do PSDB), vinha conversando sobre um possível apoio ao PSB, já que a sigla decidiu romper com o Partido dos Trabalhadores, mas nada mudará no cenário municipal”, garantiu a tucana. Aline ainda lembrou que existe um acordo dentro da oposição para haver um rodízio na liderança oposicionista durante o mandato.
Raul Jungmann (PPS) afirmou também que não ingressará na base governista apesar do seu partido ter sinalizado apoio ao projeto do governador Eduardo Campos em disputar as eleições à Presidência da República. Para o pós-comunista, “mudar de lado é o peso da morte”, afirma. Ele, inclusive, seria o próximo a liderar a bancada oposicionista. Garantias à parte, a expectativa é que ele, Aline e André Régis (PSDB) diminuam o tom das críticas à gestão socialista no Recife.
Outro fator que contribui para o imbróglio parlamentar é que o PT estadual e o PTB, também no Recife, desembarcaram da aliança encabeçada pelo PSB. Na Câmara, os petistas e petebistas vêm assumindo uma postura de independência com críticas veladas vez por outra à Prefeitura.
No entanto, ao serem questionados sobre uma mudança definitiva para a oposição, os parlamentares atestaram que não vão abandonar o prefeito. “Ainda não está nada decidido”, disse o vereador Jurandir Liberal (PT). “Eu fui para a rua, pedi voto para Geraldo Julio e por que de uma hora para outra eu vou dizer que ele não presta? Então, eu tenho que analisar, na hora que ele fizer alguma coisa que eu não concorde, vou dizer que não concordo. Mas se concordo, tenho que dar a ele o apoio, e é o que nós estamos fazendo, toda a bancada do PTB”, assinalou o vereador e ex-vice-líder da bancada de governo, Carlos Gueiros (PTB).(Da Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário