segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Chile: Bachelet comemora vitória para presidente




Michelle Bachelet, 62, foi eleita ontem a nova presidente do Chile. A candidata da aliança de centro-esquerda Nova Maioria (ex-Concertação) obteve 62,16% dos votos, contra 37,83% de Evelyn Matthei, da coalizão de centro-direita Aliança. Será a segunda vez que a pediatra Bachelet governará o país. A primeira foi entre 2006 e 2010. No Chile não há reeleição. Matthei reconheceu a derrota e chorou. 'O resultado é de minha exclusiva responsabilidade política', disse a ex-ministra do Trabalho. Ela felicitou Bachelet e desejou que a socialista faça um bom governo. 'Ninguém que ame realmente o Chile pode querer o contrário', disse.
''O Chile olhou para sua trajetória, para seu passado recente, suas feridas. E esse Chile decidiu que é o momento de iniciar transformações profundas'', afirmou Bachelet em seu discurso de vitória para uma multidão no centro de Santiago. 'Não há receitas mágicas e não estamos escolhendo o caminho fácil. Nunca foi fácil mudar o mundo para melhor''.
 A apuração dos votos em cédula foi rápida e terminou  às 19h20 no Chile (20h20 em Brasília), Assim como no primeiro turno, a abstenção no pleito foi alta: 53% dos 13,6 milhões de eleitores não compareceram às urnas na primeira disputa presidencial no país com voto voluntário.(blog do magno martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário