sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Aeronautas aceitam proposta de empresas e cancelam greve

 















Os aeronautas - categoria composta por pilotos e comissários de bordo - aprovaram em assembleias realizadas agora à tarde a lista de propostas feita pelas empresas na última reunião de negociação, feita ontem à noite. Por meio do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), as companhias mantiveram a proposta de reajuste em 5,6%, abaixo dos 8% pedidos pelos trabalhadores, mas na lista de cláusulas sociais, os representantes patronais melhoraram a proposta, ampliando ganhos extras, como, por exemplo, a remuneração por hora de sobreaviso.

A decisão afasta a ameaça de greve, agendada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para amanhã (20), a partir das 6 horas, em decisão que estava valendo até hoje, por causa do impasse na rodada anterior de negociações, semana passada. As companhias domésticas da aviação comercial representadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) alertaram hoje que uma greve teria impacto ampliado no setor por causa da demanda aguardada para o dia.

“Vamos ter um dia de recorde histórico. Os sistemas de agendamento de passagens sinalizam para um universo de até 400 mil passageiros embarcando amanhã. Vai ser o pico do ano. Nem nas vésperas de Natal nem de Ano Novo o movimento esperado é tão grande”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para este mês, a expectativa é que 16,6 milhões de passageiros utilizem os aeroportos brasileiros, 200 mil a mais do que o registrado em dezembro de 2012, e 800 mil a mais que em novembro deste ano. A agência decidiu que, nesta Operação Fim de Ano, 315 servidores trabalharão em turnos para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias também já fechou acordo com os aeroviários — funcionários de solo — de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac).

Valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário