sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CID GOMES ANUNCIA SAÍDA DO PSB

 
O governador do Ceará, Cid Gomes, anunciou no final da noite desta quinta-feira (26) sua saída do PSB, depois de uma reunião com prefeitos, vereadores e deputados do partido.
Também vão deixar a sigla um grupo de aliados do governador composto por nove deputados estaduais, quatro deputados federais e 40 prefeitos, além de dezenas de vereadores.
Entre eles estão o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Albuquerque. O irmão do governador, o ex-ministro e atual secretario de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, também deixará o partido.
Gomes não anunciou o destino do grupo, mas disse que recebeu convite de cinco partidos: PP, PCdoB, PSD, PP e Pros. Ele afirmou que nunca foi convidado pelo PT e descartou entrar no partido.
A intenção dos aliados de Cid é permanecerem juntos na nova agremiação.
"Há uma preocupação de manter nossa mesma linha ideológica, que é social-democrata", afirma Gomes. Segundo ele, o apoio à candidatura de Dilma é um pré-requisito para o novo partido.
Durante a semana, Cid negociou a saída com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Pelo acordo, o PSB não irá tentar reaver os mandatos na justiça.
A saída dos Gomes foi motivada pela provável candidatura de Campos à presidência da República em 2014. No último dia 18, o PSB anunciou oficialmente a entrega dos cargos que possui no governo de Dilma, um primeiro passo para o lançamento da candidatura de Campos.
Outra motivação foi a aproximação do PSB a dois desafetos políticos do governador. Campos convidou na semana passada a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) --principal opositor de Cid na Assembleia-- para ingressarem no PSB como possíveis candidatos ao Governo do Estado.
GEORGE PEDROSA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,

Nenhum comentário:

Postar um comentário