sábado, 17 de janeiro de 2015

Artigo de opinião: Descolar é preciso e recomendável

(Foto: Roberto Pereira/Divulgação)
Márcio Didier
Editor do Blog da Folha
Em qualquer roda de conversa sobre política, o assunto via de regra é sempre o mesmo: a disputa pela liderança do PSB, após a morte de Eduardo Campos. Nos discursos, falam que não existe isso, que todos estão unidos no mesmo projeto, e os mantras de união que os gestos insistem em desmentir. Até porque não há espaço vago em política partidária, principalmente se tratando do PSB.
Alguns chegam a apontar o governador Paulo Câmara como o líder pelo cargo que ocupa. Mas outros, como o senador eleito Fernando Bezerra Coelho e o irmão de Eduardo, Antônio Campos, avaliam que ainda é cedo para definir um nome para tal liderança.
Talvez por isso uma cena venha se repetindo com uma frequência até alta, nos primeiros dias de gestão de Paulo Câmara. Em diversas agendas administrativas e políticas, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, sempre está ao lado do chefe do Executivo estadual.
Apesar de a cena ser comum, ela não é natural. Ela sugere uma série de interpretações, nas quais, em sua maioria, não reside a verdade. Já falaram que Geraldo faz uma marcação cerrada em Câmara por causa dessa disputa pela liderança do PSB, insinuaram que o governador ainda não tem a segurança necessária para tocar a gestão, e, por fim, e talvez a mais próxima da realidade, simplesmente que o gestor municipal quer apenas ajudar o companheiro de partido no início de gestão.
Mas, por via das dúvidas, seria mais prudente que o prefeito deixasse o governador andar mais sozinho.  Acompanhar até visita de candidato a presidência da Câmara no Palácio do Campo das Princesas ­ – como ocorreu nessa quinta-feira (15) na visita do petista Arlindo Chinaglia -, por vezes, geram insinuações, que não ajudam muito nesse novo momento do PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário