O corpo docente das escolas municipais e estaduais de Pernambuco está envelhecendo.
Um levantamento realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política
Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da Universidade Federal de
Minas Gerais, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação
de Pernambuco, confirma um dado preocupante e que influência diretamente
o desenvolvimento educacional do estado.
O estudo denominado “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco”
aponta que 46% dos professores das redes municipais e estadual têm mais
de 20 anos de carreira.
Apenas 15% dos entrevistados possuem menos de 10 anos dentro na rede pública.
Entre os funcionários de escolas, 51% dos entrevistados apresentaram
tempo de atuação na educação acima de 20 anos. No outro extremo, 32% têm
até nove anos de trabalho na educação.
Para os pesquisadores o dado é preocupante devido à iminência do
período de aposentadoria para grande parte da categoria e a falta de
concursos públicos que promovam o ingresso de jovens na carreira.
O perfil sociodemográfico traçado pelos pesquisadores mostra ainda
que a categoria de trabalhadores em educação é composta em sua maioria
por mulheres, sendo 82% entre os docentes e 75% funcionários, sobretudo
nos estabelecimentos que ofertam a educação infantil, onde esse
percentual sobe para 94% e 80%, respectivamente. A pesquisa revela,
também, que somente 29% dos docentes e 21% de funcionários se
autodeclaram brancos. O estudo mostra que a idade média dos docentes é
de 40 anos e dos funcionários de escola 41 anos e seis meses.
No tocante a realidade socioeconômica dos docentes, 78% das mulheres
entrevistas são as principais provedoras de renda do grupo familiar. No
caso dos homens ouvidos pela pesquisa, esse número chega a 87%. Em
relação à formação profissional dos docentes, a pesquisa aponta que 94%
dos professores ouvidos informaram ser habilitados em Pedagogia e/ou
cursos de licenciatura. Além disso, 56% dos docentes alegaram possuir
pós-graduação, concentrando-se em sua maioria nos cursos de
especialização.
O estudo “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco” tem o objetivo
de traçar um panorama da educação básica no estado. A pesquisa apresenta
conclusões em quatro aspectos: o perfil do trabalhador em educação; os
docentes e as políticas de avaliação educacional de Pernambuco; a saúde
do trabalhador em educação e; a visão dos trabalhadores em educação
sobre a representação sindical.
O perfil do trabalhador (as características demográficas e
socioeconômicas) é o primeiro resultado apresentado pelo levantamento
que avaliou 60 unidades educacionais em 17 municípios do estado,
incluindo o Recife. O estudo foi realizado em escolas estaduais,
municipais e creches. Foram ouvidas 1591 pessoas, entre professores e
funcionários de escolas.
O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da
Universidade Federal de Minas Gerais é o responsável pela coordenação da
pesquisa “O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, que entre
os anos de 2009 e 2010 percorreu sete estados do Brasil – MG, PA, RN,
GO, ES, PR e SC – com intuito de traçar o perfil da educação no país.
O trabalho, feito em parceria com oito grupos de pesquisa de
universidades públicas do país, contou com o apoio financeiro da
Secretaria de Educação Básica do MEC e procurou responder às seguintes
questões: Quem são os docentes brasileiros que atuam na educação básica?
O que fazem? Em que condições realizam seu trabalho? Com o objetivo de
coletar essas respostas, a pesquisa se desenvolveu por meio de
questionários, aplicados em 428 escolas localizadas nas capitais e em
outros quatro municípios dos sete estados. Ao todo, foram entrevistados
8.770 docentes.
Em Pernambuco, diferentemente dos outros estados, a pesquisa contou
com o apoio financeiro e logístico do Sindicato dos Trabalhadores em
Educação (Sintepe).
Com um diferencial de abordar as questões relativas ao perfil dos
funcionários da educação e também a relação dos trabalhadores com
Sindicato. O levantamento realizado em Pernambuco será incorporado ao
conjunto dos estudos realizados nos outros sete estados.
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