terça-feira, 12 de novembro de 2013

Programas brasileiros serão compartilhados com o Peru


Agência Brasil (Brasília) – O Brasil levará a experiência com o Programa Farmácia Popular para o Peru, disse hoje (11) a presidenta Dilma Rousseff, durante visita oficial de um dia ao país. A cooperação na área de saúde será voltada para a produção de medicamentos contra a malária e a tuberculose. A medida oferecerá remédios a preços acessíveis para doenças crônicas.
Em discurso, a presidenta destacou um conjunto de projetos bilaterais entre o Brasil e o Peru na área social. Entre elas, está a medida relacionada ao combate de tráfico de pessoas. “Chegamos a um acordo de cooperação para combater a rede de tráfico de pessoas, como os haitianos, eles são bem-vindos e não queremos que sejam vítimas de coiotes [pessoas que cobram para a travessia fronteiras ilegalmente]. Abrimos a nossa embaixada para que eles possam entrar”, destacou.
Em 2012, municípios acrianos como Assis Brasil e Brasileia tiveram problemas com a imigração em massa de haitianos. Brasileia, fronteira com a Bolívia, recebeu até 4 mil pessoas que se abrigaram pelas praças da cidade. Assis Brasil, fronteira com Iñapari (Peru), foi o primeiro portão de entrada de haitianos que buscam, no país, melhor oportunidade de vida. A grande maioria foi vítima de coiotes, geralmente compatriotas.
Na agenda da presidenta também está a relação comercial entre os dois países. Segundo Dilma, nos últimos dez anos o investimento brasileiro no Peru cresceu quatro vezes e atualmente soma US$ 6 bilhões, por meio de mais de 70 empresas. “Com o comércio eletrônico, de janeiro a setembro deste ano, as exportações do Peru ao Brasil cresceram mais de 50%”, disse. Segundo a presidenta, o Brasil terminará o ano como o terceiro maior parceiro comercial do Peru. Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário