quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Governo do Estado oficializa cessão de prédios históricos para Porto Digital‏

"As assinaturas de hoje, associadas a outras ideias, como os Armazéns da Criatividade em Petrolina e Caruaru, que também vieram do próprio do governador, sacramentam o seu compromisso e transformam o governo atual no que mais investiu no Porto Digital em todos os tempos". A afirmação é do presidente do Conselho do Porto Digital, Silvio Meira, durante assinatura, nesta terça-feira (23/12), no Palácio do Campo das Princesas, dos contratos de cessão de uso, em favor do Núcleo de Gestão Porto Digital, dos antigos prédios do Diário de Pernambuco e do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), ambos localizados no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

O Projeto de Lei que oficializou a cessão dos prédios foi enviado no dia 20 de novembro à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com a aprovação da Casa legislativa, os prédios poderão, pelo prazo de 10 anos, ser utilizados para captação e instalação de empresas de tecnologia da informação e comunicação, além de atividades ligadas à gestão, administração e revitalização dos imóveis cedidos. Juntos, os imóveis possuem potencial construtivo de 10 mil metros quadrados. "Isso vai colocar o Recife no centro do Mundo", afirmou Silvio Meira, ao cogitar a possibilidade de transferência da sede do Porto Digital do Bairro do Recife para o de Santo Antônio.

Para o governador João Lyra Neto, a instalação do Porto Digital nos imóveis cedidos vai contribuir para a recuperação do bairro de Santo Antônio. "Além da inovação tecnológica, o Porto Digital com certeza vai ajudar na recuperação daquele varejo, que por tantos anos sustentou milhares e milhares de famílias aqui no Recife. E o Porto Digital, que é uma das maiores instituições de inovação tecnológica do Brasil, será fortalecido para continuar o seu crescimento e desenvolvimento em nome da nova tecnologia do País inteiro", afirmou.

A expansão do Porto Digital deverá gerar 13 mil novas vagas até 2022, totalizando 20 mil empregos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Da mesma  forma, a expectativa é dobrar o faturamento das empresas nesse cenário, contribuindo para a atração de receita para o Estado estimada em R$ 1,32 bilhões por ano, a partir de 2020. "Isso é geração de trabalho, renda, oportunidade de empreendedorismo, inovação, tecnologia de informação e de economia criativa", comemorou Meira.

Ainda segundo Silvio Meira, a expectativa de restauração dos prédios é de dois a três anos. O processo terá início com o levantamento das informações técnicas  e estruturais dos imóveis, uma vez que o Porto Digital zela por manter a originalidade arquitetônica e histórica. Em seguida, a instituição fará a captação de recursos para recuperação dos prédios e, por fim, dará início as obras de restauração. A transferência da sede do Porto Digital - hoje instalado no local onde funcionava o antigo Bandepe, no Bairro do Recife - para o prédio onde esteve situado o Diário de Pernambuco será decidida pelo Conselho do Porto Digital.

HISTÓRIA - Fundado em julho de 2000, o Porto Digital já foi reconhecido como o maior parque tecnológico do Brasil em faturamento e número de empresas. Hoje, são 250 empresas instaladas no porto, sendo três incubadoras (Cais do Porto, Portomídia e CESAR), duas instituições de ensino, quatro entidades empresariais, entre outros. O Porto Digital colabora para a geração de 7.100 empregos diretos, proporcionando um faturamento anual de R$ 1 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário