Por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania
Serei curto e grosso.
Na última quarta-feira (17/9), este blogueiro se surpreendeu ao ser
contatado por fonte que se disse ligada à campanha de Marina Silva. A
pessoa afirmou ter "informação quente" sobre a pesquisa Ibope divulgada
na noite anterior pelo Jornal Nacional.
Segundo o informante, as pesquisas e os trackings do PSB não haviam
detectado a reação de Aécio, quem, segundo o Ibope, teria subido fora da
margem de erro nas simulações de primeiro e segundo turnos tanto contra
Dilma quanto contra Marina.
Devido aos evidentes interesses que a campanha de Marina tem em
vender que Aécio não ameaça a ida dela ao segundo turno, empreendi uma
busca frenética de informações mais confiáveis. Resultado: só o Ibope
viu a reação de Aécio.
Sim, é isso mesmo: as campanhas dos adversários de Aécio não
detectaram a reação dele nem nos trackings (por telefone) nem nas
pesquisas de campo. O cenário estaria igual ao da pesquisa Vox Populi,
divulgada na segunda-feira (16/9).
Mais especificamente: Aécio continuaria patinando na faixa de 14 a 16
por cento, Marina na faixa de 27 a 30 por cento e Dilma entre 36 e 40
por cento. No segundo turno, Dilma e Marina estariam empatadas
tecnicamente e Aécio ainda muito longe de ambas.
Segundo a fonte inicial e outras fontes, PSB e PT vêm detectando que Aécio continua patinando nos mesmos patamares pré-Ibope.
Outra informação: a pesquisa Datafolha que sai nesta sexta-feira
tentará dar uma última chance para Aécio reagir. Divulgará pesquisa
parecida com a do Ibope, com Aécio reagindo no primeiro e no segundo
turnos, Marina estagnada ou caindo pouco e Dilma caindo pouco mais.
Ibope primeiro e Datafolha depois estariam dando a Aécio a última
chance. Se nem assim ele reagir, será abandonado e Marina se tornará a
candidata oficial da mídia e dos interesses que ela representa. Sem
volta.
A volatilidade da campanha eleitoral a presidente da República tem
facilitado sobremaneira as manipulações dos institutos de pesquisa.
Devido à baixa produção de sondagens do Vox Populi e da adesão do Sensus
à campanha de Aécio, em 2014 as pesquisas estão piores que as de 2010.
Em 2010, este Blog conseguiu, através da ONG Movimento dos Sem Mídia,
que a Procuradoria Geral Eleitoral determinasse abertura de inquérito
na Polícia Federal contra os institutos de pesquisa. Pelo visto, a
eleição em segundo turno precisará de investigação igual.
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