247 – Contra os pessimistas que "só veem o copo
do lado vazio", a empresária Luiza Trajano, dona da terceira maior rede
de varejo do Brasil, a Magazine Luiza, destacou em entrevista índices
bastante positivos para o setor. A empresária declarou que esta foi a
"década do varejo", que 2013 registrou o menor índice de inadimplência
já visto, um crescimento anual de 5,9% e destaque para a geração de
empregos. Além disso, rechaçou qualquer chance de crise, como previram
seus entrevistadores.
As declarações foram feitas ao programa Manhattan Connection, da
Globo News. Ao jornalista Caio Blinder, que garantiu que o setor vive
uma crise atualmente, ela respondeu: "Com todo respeito, mas o varejo
brasileiro não está em crise. O crédito, o aumento da renda e o emprego,
e a entrada dessa nova classe média, gerou para o varejo a década do
varejo. Então, eu tenho que discordar de você, viu Caio".
Na opinião da empresária, é um "hábito do brasileiro" ver "o copo do
lado vazio, e nunca o lado do copo cheio". A imprensa, segundo ela, faz o
mesmo. Utilizando-se da mesma expressão da entrevistada, Diogo Mainardi
disse ser o próprio copo vazio. "Eu sou a personificação do copo
vazio". Em seguida, rebateu os números de Luiza afirmando que "todos os
fatores que determinaram o crescimento do varejo estão murchando, ou
murcharam".
"Os juros estão subindo, o crédito diminui, a inadimplência aumentou
pelo segundo ano consecutivo, a inflação aumenta, a indústria nacional
foi sucateada, isso vai levar uma piora do emprego também. A pergunta é a
seguinte: quando é que você vai vender suas lojas para a Amazon? Há
como resistir à onda do varejo eletrônico?", questionou. Ele previu
ainda: "Eu não vejo caminho para o varejista brasileiro numa situação em
que vai haver crise. Se ela não existe ainda, haverá".
Levemente irritada, a dona da rede de 400 lojas garantiu que os dados
de Mainardi estavam incorretos. "A inadimplência está totalmente sob
controle, pelo contrário. Nunca tivemos um índice tão bom como nós
terminamos agora em 2013", afirmou. Questionada se o fator ocorria em
suas lojas, disse: "Não é na minha loja não, é no Brasil. É no varejo
brasileiro, eu não estou falando da minha loja, estou falando geral, e
te dou índice, e te mostro. A inadimplência diminuiu, eu provo, é
estatístico isso, ela não aumentou".
Sobre o comércio eletrônico, a empresária que comanda cerca de 14 mil
funcionários destacou que a Magazine Luiza é "muito forte no virtual" e
que a empresa acredita que 56% das pessoas que compram pelo site
visitam uma loja física. "Daqui a dez, quinze anos o movimento vai sendo
transformado", diz. Mas garante que "nenhum brasileiro pretende vender
seu varejo para a Amazon, com todo respeito que a gente tem pela
Amazon". Ela destacou ainda que "o varejo é o maior gerador de empregos
depois do governo" no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário