quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Pernambuco foi destaque no IDEB 2017

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgados ontem pelo MEC mostram que Pernambuco avançou mais uma vez e obteve média de 4,0 – superando a média nacional de 3,5 – e atingindo a meta estabelecida pela pasta, informa a Secretaria estadual de Educação.


Segundo ela, Pernambuco é o único Estado que em sua série histórica do IDEB – criado em 2005 – registrou evolução no crescimento em todas as suas edições e também o único a atingir a meta do MEC em todos os anos, destacando-se mais uma vez nacionalmente no Ensino Médio.

De acordo com a assessoria do secretário Fred Amâncio, nesta edição do IDEB 2017 o MEC estabeleceu critérios de cálculo que vem gerando questionamentos.

“Foram desconsiderados, para a média dos estados, os resultados das Escolas Técnicas Estaduais e incluídas no cálculo escolas com baixa participação, permitindo ainda que estados com menor participação preenchessem as notas de estudantes ausentes na avaliação com as notas de estudantes presentes. Esta metodologia contraria a portaria que regulamentava a avaliação e altera os resultados do IDEB, beneficiando o resultado de alguns estados e prejudicando o de outros, como é o caso de Pernambuco, que tem elevada participação das escolas na avaliação e uma das maiores redes de escolas técnicas estaduais em todo o Brasil”, diz a assessoria do secretário.

Essas mudanças de critério de cálculo foram questionadas por vários governadores em carta aberta e também objeto de ofício do Conselho Nacional de Secretários de Educação ao MEC.

Diz ainda a Secretaria que, ao lado do IDEB, no Ensino Médio, Pernambuco registra dados positivos como a menor taxa de abandono escolar do país e menor taxa do Norte e Nordeste de distorção idade-ano.

“Outro dado que merece destaque é que em Pernambuco se observam as menores diferenças de proficiências entre escolas de nível socioeconômico alto e escolas de nível socioeconômico baixo, mostrando que o Estado vem dando exemplo de equidade, melhorando a educação para toda a sua população”, garante.

Afirma ainda que “o crescimento gradativo de Pernambuco em todas as edições do IDEB está associado também ao Estado possuir a maior rede estadual de educação em tempo integral do país no Ensino Médio. Neste ano, 52% das escolas do ensino médio e mais de 54% dos estudantes que acessaram o 1º ano do Ensino Médio da rede estadual já são atendidos em tempo integral, superando a meta do Plano Nacional de Educação prevista para o ano de 2024”.

Os dados do IDEB mostram também que a Rede Estadual de Pernambuco registrou crescimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental, saindo de 4,1 e atingindo a média de 4,5, superando a meta de 3,9 estabelecida pelo MEC para o ano de 2017, e ainda obteve o melhor resultado do Nordeste junto com o estado do Ceará para a rede estadual. Nos Anos Iniciais, com IDEB de 4,8, a Rede Pública (que envolve as redes municipais) também superou a meta do MEC de 4,5 para o mesmo período

Nenhum comentário:

Postar um comentário