quinta-feira, 25 de junho de 2015

Governador intercede para obter vistos para estudantes

O governador Paulo Câmara atuou diretamente junto ao Consulado dos Estados Unidos para viabilizar a concessão de visto para a viagem aos Estados Unidos de cinco alunas da Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, únicas representantes de toda a América Latina na final do Technovation Challenge. Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz embarcaram no último domingo (21/06) para São Francisco. 

A final do torneio acontece nesta quinta-feira (25/06). As alunas chegaram à final com um aplicativo batizado por elas batizado de The Last Drop (A última gota), que trata da importância da preservação de água. 

A documentação das meninas já havia sido entregue no Consulado dos Estados Unidos e as taxas pagas, mas, no dia da entrevista, tudo foi cancelado devido a um problema que ocorreu no sistema de concessão de vistos dos EUA em todo o mundo. Os americanos tentaram, mas não teve jeito para emitir os vistos. O governador Paulo Câmara foi colocado a par da situação e se ofereceu para ajudar. Disse que estava disposto a fazer o que fosse necessário. A iniciativa foi enviar uma carta pessoal do governador para o cônsul dos Estados Unidos. A ideia deu certo.

Na carta, em inglês, Paulo externou o tamanho da conquista da estudantes pernambucanas e o quanto essa participação seria importante para o futuro das meninas. O consulado voltou à carga, em contato com a Embaixada em Brasília e também com Washington.

Na última  sexta-feira, as estudantes foram chamadas para o Consulado com toda a documentação e, apesar de continuarem a dizer que não podiam garantir nada, as esperanças cresceram. No sábado de manhã (o embarque foi no domingo), o Consulado ligou e pediu fossem buscar os passaportes com o visto.

ORGULHO DE PERNAMBUCO – Paulo Câmara conheceu o projeto no último dia 26 de maio, quando recebeu as alunas em seu gabinete no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o governador afirmou que as alunas são um "orgulho para Pernambuco". “São com exemplos como esse, de dedicação dos gestores, professores e dos alunos, que superamos os desafios e continuamos no caminho certo; no caminho de ter uma educação cada vez mais de qualidade e moderna, que chega a todos. E que também produza alunos mais dedicados aos novos tempos, criando ferramentas que vão ser úteis para toda uma geração", declarou Paulo.

A Secretaria de Educação forneceu kits de viagem, seguros de saúde e cuidou dos demais detalhes necessários ao embarque das alunas. O campeonato foi criado para incentivar meninas a seguirem carreira em áreas relacionadas à tecnologia. Alunas dos cursos de Multimídia e Programação da unidade estadual, em Boa Viagem, as jovens desenvolveram a ferramenta em apenas dois meses. O objetivo foi conscientizar crianças entre de 6 a 12 anos sobre o uso da água. Os ensinamentos são trazidos através de Vitória, uma boneca de 6 anos. As crianças aprendem brincando a fechar torneiras abertas e apagar as luzes. Como justificativa para ação, Vitória explica que a água precisa ser preservada porque, um dia, pode faltar. O jogo pode ser acessado pelo celular (Andróide), computador, tablet e notebook.

As estudantes da ETE Cícero Dias vão enfrentar cinco equipes: três dos Estados Unidos, uma da Nigéria e outra da Índia. O grupo vencedor será premiado com de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil. Para o segundo semestre, o desafio das estudantes será incrementar o jogo e colocar nele outras informações sobre a água. O game também ganhará aplicativo para o sistema IOS.

Gabrielle Lopes, 16 anos, explicou como surgiu a ideia da criação do aplicativo. “Quando a gente se escreveu no Technovation recebemos uma missão: criar um aplicativo que resolvesse um problema social. Escolhemos a água porque é tanto um problema nosso, quanto mundial. Inclusive, na Califórnia está tendo esse problema".

TECNOLOGIA - Equipada com laboratórios de ponta, a ETE Cícero Dias realiza trabalho inovador na área de tecnologia. Atendendo a mais de 700 alunos, a unidade de ensino oferece, entre outros cursos, o de Jogos Digitais e Programação, em parceria com o Oi Futuro.  A Cícero Dias também se destaca pelos índices educacionais. Alcançou 5,58 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), e, em 2013, foi eleita como uma das instituições educacionais mais inovadoras do mundo pelo Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, que rendeu o título de Escola Mentora do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário