sábado, 25 de abril de 2015

Jogo de expectativas já virou a favor de Dilma

247 - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que lideram o movimento (cada vez menor) no PSDB pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, correm o risco de se isolar ainda mais – e mesmo entre quem não tem simpatia pelo PT e pelo governo atual.
O motivo é simples. Nas últimas semanas, Dilma começou a virar, a seu favor, o jogo das expectativas econômicas. Para isso, foram cruciais algumas conquistas. A primeira foi o não rebaixamento da economia brasileira, depois de um intenso trabalho dos ministros Joaquim Levy e Aloizio Mercadante junto às agências de risco.
Depois disso, uma decisão do Tribunal de Contas da União abriu espaço para os acordos de leniência entre a União e as empreiteiras atingidas pela Lava Jato. Ainda que os estragos sejam grandes, ao que tudo indica as empresas conseguirão sobreviver.
O fato mais importante, no entanto, foi a publicação do balanço auditado da Petrobras, na última semana, o que, segundo a presidente Dilma "vira a página" da crise na empresa. O que falta, agora, é aprovar o ajuste fiscal – o que parece ser uma tarefa menos complexa.
Reação do mercado
No mercado financeiro, que antecipa o humor da economia e gera expectativas empresariais, a reação foi de euforia. Para a Vale, por exemplo, a semana que passou foi a melhor em 16 anos, com alta de 30% nos papéis da companhia. Para a Petrobras, a alta acumulada desde março é de inacreditáveis 80%.

O próximo passo do governo Dilma na reconquista da confiança e na criação de uma agenda positiva será o lançamento de um novo pacote de concessões – tema que foi discutido com os ministros neste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário