sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma longa estrada para Fernando Bezerra

Márcio Didier
Editor do Blog da Folha
A inclusão pela Procuradoria-Geral da República do nome do senador socialista Fernando Bezerra Coelho no rol dos investigados na operação Lava Jato coloca o PSB na lista dos partidos maculados pelo episódio de corrupção na Petrobras. Além disso, de certa forma, justifica a decisão do governador Paulo Câmara, na época da formação do secretariado, de não dar a Pasta de Desenvolvimento Econômico ao grupo do senador.
Durante a campanha eleitoral, o nome de Bezerra Coelho apareceu como um dos citados nas delações premiadas de Paulo Roberto Costa. Afirmou que o parlamentar teria citado doação para a campanha à reeleição de Eduardo Campos (PSB), em 2010.
À época como candidato ao Senado, FBC negou as informações e prosseguiu a campanha. Eduardo já havia falecido.
Mas sempre pairou dúvida sobre o aparecimento ou não do nome do senador na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Como o nome de nenhum socialista foi incluído na relação divulgada na última sexta-feira (6), julgava-se que o suposto envolvimento do PSB no episódio estava na cota dos vazamentos seletivos, que careciam de comprovação.
Mas a dúvida que existia até a última sexta-feira voltou a pairar sobre as hostes socialistas. A decisão da procuradoria de pedir inquérito para investigar Fernando Bezerra coloca o senador, mais uma vez, no olho do furacão.
Essa suspeita teria sido, inclusive, um dos motivos, para que o governador Paulo Câmara excluísse o grupo do senador do seu secretariado. Fontes governistas falavam, nos bastidores, que uma eventual inclusão do nome do senador nas investigações colocava o escândalo do Lava Jato no colo do governador Paulo Câmara.

Agora resta ao senador aguardar as diligências para saber se o senador responderá ou não processo no Supremo Tribunal Federal (após as diligências, se a procuradoria entender que há fatos que comprometam o socialista, haverá a denúncia ao STF, que poderá acatá-la ou não, dando início ao processo em si). Se nada for comprovado, vira céu de brigadeiro para ele. Caso contrário, FBC entrará em uma longa turbulência, até o final de todo o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário