quinta-feira, 21 de maio de 2015

Morre Zé do Rádio torcedor símbolo do Sport

Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
O futebol pernambucano está mais triste. A morte de Zé do Rádio, um dos torcedores símbolos do Sport, com certeza deixa uma lacuna grande nas nossas arquibancadas. Não apenas pela representatividade dele, mas também por Zé ser um dos últimos personagens de um futebol mais engraçado e provocativo, como deveria ser de fato. Vai fazer falta nesse futebol “moderno” onde o politicamente correto deixa tudo um pouco mais sem graça.
O engraçado é que o futebol atual está ganhando justamente o apelido que Zé do Rádio se orgulhava de ter: o de chato. Mas o chato do rubro-negro não tem nada a ver com esse do nosso futebol, onde qualquer tipo de brincadeira é levada como agressiva. Zé provocava os rivais, é verdade, mas sabia bem o limite das brincadeiras. Era ciente que o Sport só era grande por conta da rivalidade com Santa Cruz e Náutico.

Apesar de trabalhar na crônica esportiva, nunca conheci Zé do Rádio pessoalmente. Uma brecha que com certeza vai fazer falta mais na frente. Com o time ganhando ou perdendo, ele era um ótimo personagem para qualquer tipo de texto, áudio ou vídeo. Sabia falar bem o que o torcedor sentia no momento. Tanto que era amado por todos, incluindo os rivais.

Mas Zé se foi e deixou muitos tristes. Só espero que ele saiba que cumpriu a sua missão como torcedor. Amou o clube do início ao fim, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. Foi um casamento duradouro e bonito entre ele e o Sport. Vamos sentir sua ausência, lógico. Porém, desejo que a experiência dele sirva de exemplo para os torcedores da próxima geração. É possível provocar e brincar com o rival em clima de paz. Que seu Rádio (com caixa alta porque ele era enorme) nunca fique mudo, Zé. Que a partir de agora propague não só os gols do seu Sport, mas também o simbolismo que você representou.
ENTERRO* – O corpo de “Zé do Rádio” vai ser velado apenas para os parentes durante toda a tarde e noite, desta quinta (21), no Hospital Português, no bairro do Paissandu. De acordo com familiares, o público vai poder se despedir de Zé do Rádio a partir das 8h no velório do Cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho. Ainda não há informações sobre o horário do enterro.(DO NE 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário