quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Virada na rejeição é alerta para PTB

Do Blog da Folha
Mais do que o empate entre os candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), e da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), ambos com 36% das intenções de voto, um outro dado da pesquisa Datafolha, divulgada na manhã desta quinta-feira (4), é motivo de preocupação para os petebistas: o índice de rejeição de Armando cresceu e o de Câmara reduziu quase na mesma proporção.
No levantamento divulgado em 15 de agosto, o percentual de entrevistados que afirmaram não votar no petebista era de 9%. Nessa nova pesquisa, esse índice passou para 15%. Por outro lado, Câmara aparecia com 17% em agosto, contra 12% agora. Na prática, os dois trocaram de posição, e o socialista, agora, é o que apresenta a menor rejeição.
O último levantamento do Datafolha foi publicado dois dias após a morte do ex-governador Eduardo Campos, e a pesquisa foi feita nos dias 13 e 14 de agosto, com a população sob o impacto da notícia da morte do socialista.
De lá para cá, a campanha de Câmara foi acusada pelos adversários de usar eleitoralmente a morte do ex-governador para crescer na preferência do eleitorado, aproveitando toda a comoção em torno do acidente. Tanto Armando como os seus aliados denunciaram tal artifício, chegando a pedir que deixassem o ex-governador “descansar em paz”.
No entanto, diz o dito popular que “o mesmo risco que corre o pau, corre o machado”. Essa alteração na posição do ranking da rejeição pode indicar que, do mesma forma que a comoção pode ter ajudado Câmara, como dizem os adversários, essas acusações podem ser encaradas pela população como, digamos, falta de respeito à memória do ex-governador, que trabalhava para eleger o ex-secretário para o governo.
Portanto, diante da evolução das últimas pesquisas, o empate entre os dois candidatos não chega a ser surpresa. No entanto, a inversão dos índices de rejeição da forma como foi, praticamente tirando o percentual de um lado e colocando quase os mesmos números do outro, é um alerta para o PTB, numa equação difícil de decifrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário