domingo, 31 de agosto de 2014

Política em Alagoas é marcada pela violência e corrupção


Além dos baixos indicadores sociais e da forte presença de oligarquias, Alagoas é marcado por vários casos de violência política e de corrupção. O caso mais emblemático ocorreu em 1998, quando a médica Ceci Cunha foi assassinada em Maceió, junto com dois outros familiares, após ser diplomada deputada federal.
Em 2012, o também médico Talvane Albuquerque, primeiro suplente que assumiu o mandato após a morte de Ceci, foi condenado pela Justiça Federal de Alagoas como mandante do crime.
Já no início de 2011, o deputado federal Francisco Tenório (PMN) foi preso pela Polícia Federal, em Brasília, depois de não conseguir ser reeleito. Ele era acusado, assim como dois deputados estaduais, de serem mandantes na morte do cabo José Gonçalves da Silva Filho, em maio de 2006. Segundo a polícia de Alagoas, o militar atuava como pistoleiro.
Tenório voltou ao Congresso em 2013, depois que a deputada Célia Rocha (PTB) foi eleita prefeita de Arapiraca, a segunda maior cidade do estado, abrindo uma vaga na coligação.
Em outro caso, em dezembro de 2007, a Polícia Federal deflagrou uma operação para desmontar um esquema de fraudes na restituição do Imposto de Renda (IR) que teria desviado cerca de R$ 300 milhões da Assembleia Legislativa. A PF chegou a prender o ex-governador Manoel Gomes de Barros.
No ano seguinte, nove dos 27 deputados estaduais chegaram a ser afastados dos mandatos pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL); incluindo o então presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Albuquerque. Eles retornaram aos cargos em 2009.(Do blog de jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário