sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Em Petrolina, universitário fura esquema de segurança para agradecer Lula pela Univasf

Jerônimo Vaz cursa psicologia na Univasf. Foto: BlogImagem
Jerônimo Vaz cursa psicologia na Univasf. Foto: BlogImagem
Há 10 anos, o estudante de psicologia Jerônimo Vaz, 22 anos, mal sabia que poderia ter a oportunidade de cursar o ensino superior. Filho de um pedreiro e uma empregada doméstica, o jovem atravessou 400 quilômetros, da cidade de Ribeirão do Pombal, no interior da Bahia, até Petrolina, no interior de Pernambuco, para entrar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Nesta quinta-feira (4), dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um comício na cidade sertaneja, o rapaz driblou a segurança e os vários políticos que cercavam o petista para “agradecer” a Lula as políticas sociais voltadas para a área de educação. No fim deste ano, a Univasf completa uma década de criação.
Jerônimo é o retrato das políticas sociais do PT. Recebeu Bolsa Família enquanto criança e hoje é o único filho que ingressou no ensino superior. Mas, para conseguir se manter na universidade, ele recebe uma ajuda de custo de R$ 400 mensais, por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O plano oferece, entre outras benefícios, assistência à moradia estudantil, alimentação e transporte.
Durante o comício, Lula citou o encontro com o estudante. No momento, o petista se disse orgulhoso por ter sido o primeiro presidente a colocar o “primeiro tijolo na Univasf”. O ex-presidente aproveitou o mote para citar os investimentos feitos na região Nordeste.
“Graças ao PNAES eu tive condições de continuar na universidade”, explicou o jovem, ainda emocionado com o encontro. No entanto, ele observa que o projeto precisa de melhorias para contemplar mais pessoas. “São políticas que precisam ser cada vez mais fortalecidas”, disse.
Eleitor fiel do PT, Jerônimo defende que “eleger qualquer outro candidato representaria um retrocesso nos avanços sociais tidos nos últimos 12 anos”.(Do blog do jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário