quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mozart aponta desconhecimento de Campos sobre Mais Médicos

Por Mirella Araújo
Da Folha de Pernambuco 
Mentor do Programa Mais Médicos, o ex-secretário de Gestão da Educação e Trabalho na Saúde, Mozart Sales (PT), considerou as críticas do ex-governador Eduardo Campos (PSB) ao programa federal como de alguém que “desconhece o projeto na íntegra”. O petista ressaltou que a implementação dos Mais Médicos tem obtido mais de 80% da aprovação dos brasileiros e que não se trata apenas de “importar estrangeiros”.
Dos 13.235 profissionais de fora que atuam no Brasil, 569 trabalham em 143 municípios de Pernambuco, o que contempla um contingente populacional de dois milhões de beneficiados. “Esse pensamento de que o programa será desastroso é totalmente equivocado. Depois da Lei 12.871, foram criadas cinco mil vagas no curso de Medicina e contamos com um aumento de 528% nas bolsas de residências. O Governo está fazendo uma intervenção completa, não é só trazer estrangeiros”, rebateu Sales.
Outro ponto levantado por Eduardo Campos foi a questão salarial, principalmente dos cubanos. No entanto, Mozart Sales explicou que o assunto é uma questão que não envolve apenas o governo brasileiro. Segundo ele, os contratos obedecem a critérios estabelecidos junto à Organização Panamericana de Saúde (Opas) e tem o mesmo formato em mais de 50 países.
“Os médicos cubanos são funcionários do governo de Cuba, eles voltam para lá, onde se aposentam e têm seus direitos”, argumentou Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário