sexta-feira, 11 de abril de 2014

Maceió, Fortaleza e João Pessoa entre as 11 cidades mais violentas do mundo

Ricardo Coutinho  - foto Agencia Brasil
Levantamento feito pelo Escritório sobre Drogas e Crimes das Nações Unidas constatou que o Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo.
Essa estatística foi produzida com base nos assassinatos ocorridos no ano de 2012. Maceió, capital de Alagoas, aparece como a quinta cidade com o maior número de homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Fortaleza aparece na sétima posição e João Pessoa na nona. O curioso é que o governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) copiou do governo de Pernambuco o programa “Pacto pela Vida”. Mas, por não estar sabendo executá-lo, ele não funcionou no Estado vizinho.
Em termos de países, Honduras lidera o “ranking” mundial. É hoje a nação com maior número de assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
A divulgação desses dados foi feita em Londres (péssimo comercial para o turismo nordestino) pelo diretor de Análise de Políticas e Assuntos Públicos da ONU, Jean-Luc Lemahieu.
De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas em todo mundo 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas Américas e pouco mais de 11% no Brasil.
Nosso país é o que tem mais cidades na lista da violência, seguido pelo México, com seis – ambos são os países mais populosos da América Latina.
Taxa de homicídios acima de 20 por 100 mil habitantes é considerada grave pelos especialistas. Em Honduras, são 90,4 homicídios por grupo de 100 mil habitantes e, no Brasil, 25,2.
Nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, as taxas de homicídio declinaram – 29% e 11%, respectivamente –, mas cresceram no Norte e Nordeste, com destaque para a Paraíba, que registrou um aumento de 150%, e para a Bahia, que contabiliza um aumento de 75% no número de homicídios nos últimos dois anos.
Pernambuco, graças ao “Pacto pela Vida”, é uma exceção no Nordeste, com queda de 38,1% na taxa global de homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário