quinta-feira, 27 de março de 2014

Governo do Estado leva infraestrutura e inclusão digital para a Mata Sul

O município de Catende, na Mata Sul pernambucana, foi contemplado, de uma só vez, com três ações do Governo do Estado. As iniciativas garantem, entre outros benefícios, a melhoria da infraestrutura e a inclusão digital para a população da região. Durante visita à cidade, nesta quarta-feira (26), o governador Eduardo Campos entregou a recuperação da PE-123, que liga Catende à Belém de Maria, inaugurou o Programa de Inclusão Sociodigital Conexão Cidadã e entregou obras de pavimentação, drenagem e contenção de encostas.

Na presença da população do bairro de Bambuluá, o governador fez a entrega simbólica da PE-123. Para restaurar o trecho de 9,8 quilômetros de extensão da rodovia, o Governo do Estado investiu R$ 8,79 milhões. "Ela foi completamente reconstruída a pedido dos moradores de Belém de Maria, Lagoa dos Gatos e Catende, porque essa rodovia tinha sido feita há mais de 20 anos e estava completamente destroçada", explicou Eduardo.

Umas das beneficiadas com a obra foi a dona de casa Nádia Paiva, 37, que visita familiares em Belém de Maria pelo menos duas vezes por mês. "A estrada tinha muitos buracos, os carros passavam com muita dificuldade e  isso ainda provocava assaltos. Agora que refizeram a estrada, ficou mais rápido e seguro", elogiou a moradora, que reduziu pela metade o tempo de deslocamento à cidade vizinha. O investimento também contemplou a reforma do canteiro central no entroncamento da PE-123 com a PE-120, que recebeu novo traçado para veículos, oferecendo mais segurança aos pedestres. Também foi construído um muro de arrimo para evitar erosão no trecho cortado pelo Rio Panelas.

Ainda durante a sua passagem por Catende, o governador implantou o Programa Conexão Cidadã no distrito de Lage Grande, permitindo o acesso à internet e telefonia móvel para a população que vive em localidades remotas. "A gente sabe que hoje as pessoas têm no celular e internet um instrumento de trabalho e segurança, mas nos distritos, muitas vezes, esses serviços não funcionam e, então, as pessoas ficam isoladas, às vezes precisam de um socorro médico, de uma informação ou falar com o filho que mora em outra cidade, fazer na consulta e não tem como fazer", justificou o governador.

O programa, que foi criado com recursos do Estado, levará acesso à telefonia e internet para 180 distritos pernambucanos. "Para cada distrito desse, a operadora também fica obrigada a colocar à disposição um espaço para colocarmos de 10 a 20 terminais computadores, a depender do número de pessoas na localidade, para que, gratuitamente, as crianças possam fazer pesquisas escolares, entre outras coisas", garantiu o Chefe do Executivo pernambucano. 

Ainda em Catende, o governador também inaugurou a pavimentação de dez ruas, além da drenagem e obras de contenção de barreiras no bairro de Bambuluá. A ação foi realizada com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) com a cota parte de cerca de R$ 1,2 milhão. Catende, inclusive, já solicitou a terceira das quatro parcelas do fundo, o que representa mais de 60% da obra executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário