terça-feira, 25 de março de 2014

Adutora do Jatobá reforça abastecimento em Arcoverde


As obras de duplicação da Adutora do Jatobá, em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, estão entrando na reta final. Ontem (24), chegaram ao Porto de Suape, em Ipojuca, mais 17 mil metros de tubos de 400 mm de diâmetro que serão utilizados na última etapa do empreendimento. A previsão é que na segunda quinzena de abril o abastecimento de água da cidade já esteja sendo feito pelo novo reservatório.

A Adutora do Jatobá é um empreendimento de R$ 40,8 milhões que está na fase final de execução. São 74 quilômetros de tubos de ferro fundido que estão sendo assentados ao lado da antiga adutora, ao longo da BR-232 e BR-110. O ramal levará água da bateria de poços do Frutuoso, em Ibimirim, à cidade de Arcoverde, que está enfrentando um rodízio rigoroso devido ao colapso dos mananciais.
Dois poços foram perfurados para complementar o abastecimento, além dos três do antigo sistema. Juntos, os cinco poços terão capacidade para produzir 200 litros de água por segundo. Parte dessa produção já está sendo transportada pela adutora antiga, mas é preciso que o trecho duplicado comece a operar para haver um incremento real na oferta de água.

Com a conclusão da nova linha, a Compesa espera suprir 50% da demanda por água em Arcoverde, possibilitando uma melhoria no calendário de abastecimento do município. Atualmente, Arcoverde vem utilizando a água restante da Barragem de Riacho do Pau e de 50 caixas d’água que são abastecidas por carros-pipa.(do blog de magno martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário