segunda-feira, 24 de março de 2014

Governo do Estado celebra Dia Internacional da Mulher e anuncia novas ações para políticas de gênero



O governador Eduardo Campos assinou, nesta segunda-feira (24/03), a ordem de serviço para a construção da Casa Abrigo Modelo Jeruza Mendes. A ação marcou as comemorações do Estado pelo Dia Internacional da Mulher, durante solenidade realizada no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O governador também entregou as chaves de uma casa em benefício de uma usuária do serviço de abrigamento, que na solenidade foi representada pela diretora geral de Enfrentamento da Violência de Gênero, Fábia Lopes.

"Este é mais um espaço de casa abrigo, como outros espaços dos quais já dispomos no Estado, que utilizamos para abrigar mulheres que estão sob ameaça de morte. Elas são levadas com seus filhos para esses lugares, que são espaços adequados, com endereços guardados em sigilo, exatamente para a segurança da vida delas. Ao longo desses anos, mais de mil mulheres já passaram por esses espaços, a partir dos quais elas começam a reconstrução de seus projetos de vida. Algumas se mudam para outras cidades, se qualificam, têm apoio psicológico, para que elas possam reconstruir as suas vidas com segurança e cuidando dos seus filhos", explicou o governador.

Eduardo ressaltou a importância de quebrar os preconceitos com a mulher na sociedade, e a necessidade de se vencer o machismo ainda presente na cultura dos povos. "Precisamos ter a compreensão de que para construirmos um mundo melhor, com paz, com qualidade de vida, precisamos ter respeito às diferenças, ter respeito às mulheres. Não podemos achar que o machismo não está mais presente na sociedade brasileira. Ele ainda está presente, muitas vezes na linguagem, muitas vezes na atitude, no salário, no acesso ao trabalho. E tudo isso precisa ser vencido dentro de um processo político, um processo histórico, onde cada um pode ajudar fazendo um pouco, com suas atitudes, para construirmos uma sociedade onde o machismo seja coisa do passado", completou o chefe do Executivo estadual.

Durante a solenidade, a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, fez um balanço das ações ao longo dos sete anos do Governo Eduardo Campos, e agradeceu à colaboração de todos para as conquistas obtidas nesse período. "É um momento de comemorar e avaliar os avanços que tivemos. Foram sete anos com muitas reuniões, muitos esforços e a consciência de que fizemos muito e que ainda temos muitas lutas a travar. Nunca houve um diálogo como esse por parte de um governo com as mulheres. Isso nos trouxe muita premiações e o reconhecimento pelo esforço e por tanta dedicação", destacou Cristina. Cerca de duas mil mulheres de todas as regiões do Estado participaram da solenidade, entre elas gestoras municipais de políticas para as mulheres, conselheiras estaduais dos direitos das mulheres e representantes dos colegiados vinculados à Secretaria da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário