sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carros pipa são fiscalizados no interior

Cinquenta e seis carros que faziam transporte de água, entre pipas e com garrafões de água mineral, foram vistoriados, na última quarta-feira (12), durante ação conjunta realizada pela Apevisa, Codecipe, PRF e Agência de Vigilância Sanitária de Caruaru. Dos 56 carros fiscalizados, entre veículos particulares ou a serviço de órgãos públicos, seis receberam notificações com prazo para corrigir problemas e 18 sofreram infração da PRF.
Além de realizarem testes para averiguar a qualidade da água transportada, os agentes da vigilância sanitária, da Defesa Civil e os policiais também verificaram, as condições dos veículos. Ao verificar que os garrafões de 20 litros estavam com a validade vencida ou sem o lacre adequado, a fiscalização retirava-os dos caminhões. Nesses dois dias cerca de 300 garrafões foram inutilizados.
Na primeira ação realizada dias 4 e 5 foram vistoriados 68 carros. Sendo 53 carros no primeiro dia, em Bom Jardim, com cinco notificações e um auto de infração. No dia 5, em Limoeiro, foram fiscalizados 17 carros pipa, onde três foram notificados e dois receberam auto de infração. Na última terça-feira (11), a vistoria ocorreu em Belo Jardim, no Trevo da BR 232 com PE 180 onde foram vistoriados 25 veículos, sendo que dois receberam notificação e dois tiveram a carga de água mineral apreendida. Outros municípios receberão fiscalização semelhante nos próximos dias.
Para o coordenador estadual de Defesa Civil, Ten-Cel Cassio Sinomar, a iniciativa é essencial para promover a qualidade de vida das famílias atingidas pela estiagem.
A Casa Militar/Codecipe é responsável pelo abastecimento de água em 22 municípios dos 122 que se encontra em situação de emergência em Pernambuco, através de convênio com o Ministério da Integração. Nestas cidades a Defesa Civil do Estado mantém 116 veículos, contratados através de processo de licitação que são monitorados por GPS. Além do GPS, foi adotado um sistema de controle de entrega e recebimento de água através de um cartão eletrônico. O pipeiro tem um cartão e a pessoa beneficiada, devidamente cadastrada, recebe outro cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário