sábado, 1 de setembro de 2012

NORDESTE CONTINUARÁ COM CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NOS PRÓXIMOS MESES

As ocorrências de chuvas em Pernambuco, durante os próximos meses de setembro, outubro e novembro devem continuar abaixo da média histórica. A conclusão é de meteorologistas do CPTEC – Centro de Prevenção de Tempo e Estudos Climáticos – do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Reunidos em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, eles elaboraram o Prognóstico Climático Trimestral para o Semiárido do Nordeste.
Mesmo com a expectativa de chuvas abaixo da média, podem ocorrer pancadas moderadas e fortes, no Litoral, Zona da Mata e parte do Agreste. Esse eventual comportamento climático será resultado da forte influência do fenômeno “El Niño”, que aquece o Oceano Pacífico.
Esta análise é feita pela meteorologista Francis Lacerda (foto), do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco – que acompanhou a reunião do CPTEC através de videoconferência.
Com base nos dados disponíveis para análises, “que podem sofrer modificações, no atual período de transição das estações climáticas”, Francis Lacerda faz uma previsão otimista para os sertanejos: No oeste de Pernambuco  podem ocorrer chuvas fortes, embora esparsas, como resultado de sistemas frontais que avançarão pelo continente a partir do sul da Bahia.  “Essas possibilidades devem ser maiores durante os meses de outubro e novembro”, informou Francis Lacerda.
(Com informações da Secretaria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário