quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ALEXANDRE, MULHER AO NASCER MUDOU DE SEXO E AGORA É HOMEM

CIRURGIA

“Espero me tornar o que sempre fui de fato”

Alexandre, mulher ao nascer, ganhou o direito de mudar de sexo


PROFESSOR de Educação Física espera, agora, ajudar outras pessoas

“Espero colocar um ponto final nessa saga. Me tornar o que sempre fui de fato”. Essa é a expectativa do professor de Educação Física Alexandre Emanuel, 45 anos, um dia após saber que ganhou na Justiça o direito de realizar a cirurgia de mudança de sexo de mulher para homem paga pelo Governo do Estado. A sentença, proferida na semana passada pelo juiz Marcos Nonato, da 4ª Vara da Fazenda de Jaboatão dos Guararapes, é inédita em Pernambuco. Agora, a transexual espera ajudar outras pessoas com mes­mo objetivo. “Antes, eu me escondia, mas hoje estou apare­cendo para ajudar quem está na mesma situação, pois vão saber dessa possibilidade”, conta.
Desde criança, Alexandre sabia haver algo diferente. Sentindo-se deslocado entre os amigos, chegou a se isolar durante a adolescência. Foi aos 11 anos que ele começou a se reconhecer como transexual. “Isso ocorreu quando li, na Revista Manchete, uma entrevista de Christine Jorgensen, primeira norte-americana a mudar de sexo”, detalhou, lembrando de ter vestido ternos do pai e se imaginar como seria quando se tornasse adulto. Para ele, mais do que um sonho, a mudança de sexo se trata de uma necessidade física e psicológica.
Membro de uma família conservadora, ele é o caçula de três filhos. “Graças a Deus tive pais maleáveis, apesar de tradicionais”, comentou. Contudo, só aos 31 anos o professor teve uma conversa franca com a mãe e assumiu quem realmente era. A partir de en­tão passou a pesquisar na busca de alternativas para encontrar a felicidade plena. “Sempre soube o que era, mas precisava de uma luz”, falou, referindo-se ao livro “Transexuais”, de Gerald Ramsey, que encontrou, por acaso, durante uma viagem.
Em 1999, acompanhado por uma equipe médica, Alexandre começou a tomar hormônio masculino e suas características foram tomando outras formas. Mudança de voz e aparecimento de pelos foram algumas das mudanças. “No começo eu que­­ria que fosse mais rápido”, revelou. Desde então, ele passou por duas cirurgias para retirada da mama, útero e ovário. Em 2007, ele passou a ser reconhecido legalmente como homem, quando mudou seu nome e gênero nos documentos.
A operação de mudança sexual, chamada de metoidioplastia, deverá acontecer no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, referência nesse tipo de procedimento. “Se não nos aventurarmos para buscar a melhoria ela nunca chega”, disse. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ainda não recebeu oficialmente a notificação do caso. Se o Governo do Estado não cumprir a determinação da Justiça, deverá pagar uma multa diária de R$ 500.
CIRURGIA
A metoidioplastia consiste no crescimento do clitóris num tamanho médio de quatro a cinco centímetros com a utilização do uso de hormônios como a testosterona. Assim, com o clitóris já grande, ele é solto de sua posição original e movido à frente para uma posição semelhante ao formato de um pênis.
Fonte: folhape

Nenhum comentário:

Postar um comentário