sábado, 1 de setembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : A DESPOLITIZAÇÃO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS


A Despolitização das Campanhas Eleitorais

As últimas eleições têm demonstrado que cada vez mais fica difícil fazer política com P maiúsculo no Brasil. Parece que as ideias e os bons projetos não servem mais para mobilizar as massas. Em toda eleição, ouvimos a cantilena de sempre, ‘que só ganha eleição quem tem dinheiro’. O que será que levou a essa condição? De quem é a culpa pela despolitização das campanhas eleitorais? Seriam várias as respostas, e parece-nos que não é hora de ficarmos procurando culpados. O que devemos é retomar o rumo perdido e introduzir o debate político, a troca das ideias e a discussão de projetos viáveis para nossa cidade.
Se continuarmos com esse leilão de votos, as campanhas ficarão cada vez mais caras e inviáveis, e o mais grave, um povo viciado, preocupado só em receber naquele momento e esquecendo os verdadeiros problemas da cidade.
Essas campanhas caras só interessam aos senhores do dinheiro que não têm nenhum projeto para povo, a não ser os seus.
Caro leitor, se o político gasta milhões em uma campanha, saiba você que irá tirar esse valor de outro lugar, de alguma forma, pois ninguém gasta uma fortuna para perdê-la à toa.
E esse dinheiro só pode sair dos cofres públicos, com consequências danosas para educação, saúde, saneamento etc. Você não terá moral de reclamar da condição da sua cidade, até porque você já recebeu a parte que lhe cabe nesse “latifúndio”.
Pense profundamente, quando alguém lhe oferecer benesses em troca do seu voto, esses favores poderão custar muito caros. Imagine você levar um filho, uma mãe sua a um hospital e eles acabarem morrendo por falta de médico? E você lembrar que essa tragédia é consequência do voto que você vendeu? Pense nisso e reflita!
O surgimento de homens públicos como Hitler, Mussolini, Collor e tantos outros foram frutos da despolitização do eleitorado. Esses homens se aproveitaram das crises que seus países passavam, para evitar o debate político e apresentarem-se como salvadores da pátria; o resultado todo mundo sabe como foi.
Quando um candidato evita participar de debates, é um sintoma de sua falta de projetos e suas más intenções caso venha vencer a eleição. Era através de debates acalorados nas praças públicas de Atenas que os gregos resolviam seus problemas e, portanto, são através dos debates de ideias e projetos que podemos conhecer os candidatos que realmente querem fazer alguma coisa pelo nosso município e não com encontros secretos “a boca da noite” com os eleitores. Quem é transparente o é desde a campanha até o final do seu mandato. A politização será benéfica para aqueles que realmente ainda acredita em um mundo mais justo e fraterno. Lutar pela politização da vida é lutar por um mundo melhor.

Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário